Cross Coupé GTE: novo conceito SUV da Volkswagen

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Este carro-conceito apresentado agora em Detroit tem 4,847 mm de comprimento e 1,736 mm de altura, cheio de tecnologia.

O motorista e o passageiro da frente podem controlar todas as funções de informação e entretenimento e a configuração básica do veículo por meio da tela de toque de 10,1 polegadas com sensores de aproximação e controle de gesticulação. Os sensores de aproximação já são itens conhecidos. Por outro lado, o controle por gestos é um elemento completamente novo. Basta varrer o dedo sobre uma lista de músicas, a alguma distância, para examina-la e tocar uma música diferente.

Volkswagen Studie Cross Coup GTE

O layout dos gráficos muda dependendo do perfil de condução: “Snow” (neve), “Sport”, “Onroad” (estrada) e “Offroad” (fora de estrada).  Mais ainda, os dados de navegação podem ser mostrados no espaço bidimensional ou tridimensional. Na visão 3D, o usuário pode configurar o mostrador individualmente em três ou mais níveis que flutuam acima de outro espaço virtual.  Todos eles mostram o mapa com a posição do veículo, mas com informações diferentes.  Um exemplo dessa configuração: no ponto mais alto o motorista configurou os “Pontos de Interesse”, o nível médio tem informações geográficas como a altitude, enquanto o nível mais baixo, “Car”, traz a rota e a posição do Cross Coupé GTE.

As informações de navegação também podem ser mostradas aqui em 2D ou 3D. O mostrador tem 12,3 polegadas. A resolução de 1.440 x 540 pixels permite a apresentação de gráficos interativos de alta qualidade e precisão em todos os detalhes.

Os gráficos mudam, por exemplo, dependendo do modo de condução selecionado (“E-Mode” ou “GTE”, por exemplo). Informações como as das funções de direção, navegação e assistência também podem ser integrada na área dos gráficos como desejado. O motorista também pode transferir dados mostrados na tela de toque (como fotos dos contatos do telefone ou capas de CDs) para o Active Info Display.

Volkswagen Studie Cross Coup GTE

No lado esquerdo das superfícies do console central, fica a alavanca seletora do câmbio DSG de seis velocidades com trocas controladas eletronicamente. Como um joystick, ele fica sempre na posição central. Um rápido clique ativa os modos “R”, “N” e “D”. Um botão separado, integrado à alavanca, é usado para trocar para a posição “P”. O seletor de perfis de condução para as quatro opções (“Onroad”, “Offroad”, “Sport” e “Snow” também pode ser posicionado para fácil acesso pelo motorista no lado esquerdo (atrás da alavanca do câmbio).

Há mais um console, acima do console central, na área do teto: os botões de toque ali presentes controlam o teto solar panorâmico, uma persiana correspondente e as funções da iluminação interna.

Volkswagen Studie Cross Coup GTE

Suportes para tabletes foram incorporados aos apoios de cabeças dos bancos traseiros. O aplicativo “Media Control” da Volkswagen permite que os tabletes acessem várias funções do sistema de informação e entretenimento via Wi-Fi. As funções que podem ser controladas incluem o rádio, todas as fontes de mídia e navegação.

O design do Cross Coupé GTE é baseado na arquitetura modular transversal (MQB) desenvolvida pela Volkswagen. Esta plataforma permite não só oferecer um modelo com propulsão convencional (motores a gasolina ou diesel) como também construir híbridos plug-in, carros movidos a gás natural ou veículos com emissão zero (movimentados apenas por eletricidade ou com células de hidrogênio).  Isto significa que o Cross Coupé GTE, também, pode ser produzido com qualquer tipo imaginável de propulsão.

O SUV conceitual é movimentado por um motor V6 a gasolina de 3,6 litros e dois motores elétricos. O motor de seis cilindros com injeção direta (FSI) gera 206 kW/280 cv de potência e torque máximo de 350 Nm (35,71 kgfm) .  Os dois motores elétricos geram 40 kW/54,4 cv e 220 Nm/22,44 kgfm (na frente) e 85 kW/115 cv e 270 Nm/27,55 kgfm (atrás). Eles são alimentados por uma bateria de íons de lítio compacta alojada no túnel central, com 14.1 kWh de capacidade. A potência total do sistema chega a 265 kW/360 cv.  Com toda esta força, o Cross Coupé GTE, que tem velocidade máxima de 209 km/h, acelera até 97 km/h em apenas 6 segundos

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