NADS-1 o “video game” de US$ 80 milhões!

0
1578

Eu já falei de simuladores de veículos aqui antes, foi do Apex SC830, aliás, falei muito empolgadamente sobre ele. Então confesso que a minha primeira reação ao ver o NADS -1, o mega-hiper-ultra simulador de veículos da Universidade de Iowa, eu precisei amarrar meu queixo para que ele parasse no lugar certo.

O NADS-1 foi construído ao custo total de US$ 80 milhões! Isso mesmo, 80 milhões de dólares, você não leu errado.

A coisa toda é grandiosa. O interior completo do veículo é instalado dentro de um habitáculo gigante que move-se em trilhos numa área do tamanho de uma quadra de basquete para que sejam efetuados os testes. Uma versão menos, chamada NADS-2, usa carrocerias fixas e telas gigantes para a execução de estudos mais simples.

O NADS-1 é utilizado na condução de estudos, como por exemplo, a pesquisa a respeito da influência que falar ao celular exerce sobre o ato de dirigir. Ok, confesso que charmar o simulador de vídeo-game foi forçar um pouco a barra, mas confesso que tudo que me passou pela cabeça foi a vontade de dirigir feito um louco, fazendo tudo que seria imprudente fazer nas ruas reais ;). Mais fotos na extensão da postagem.