Jaguar Land Rover, Intel e Seeing apresentam sistema que alerta o motorista em caso de desatenção

0
742

A Jaguar Land Rover está trabalhando com a Intel e a Seeing Machines para desenvolver uma tecnologia sensível ao movimento dos olhos do motorista, de maneira a reduzir suas distrações e possível falha de atenção por sono.

image002

A Seeing Machines é a líder mundial em desenvolvimento de tecnologias relacionadas à visão, possibilitando que máquinas compreendam as reações faciais humanas, especialmente dos olhos.

Durante o International Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, a Seeing Machines demonstra o sistema Driver Monitor System (DMS), sistema que monitoram a atenção do motorista ao computador de bordo, detectando seus movimentos faciais (especialmente dos olhos), de maneira a identificar se ele perdeu atenção a um ponto importante da estrada, seja por sono ou distração. É uma tecnologia sofisticada que permite compreender o estado em que o motorista se encontra em situações reais de condução, incluindo luz solar exessiva no para-brisas ou uso de óculos de sol.

Dr. Wolfgang Ziebart, diretor de Engenharia da Jaguar Land Rover, comentou: “A tecnologia que monitora a atenção do motorista e que estamos mostrando aqui na CES tem enorme potencial para ser item importante de segurança. Se o motorista olha para o vidro lateral ou alguma tela de entretenimento do carro, o sistema aponta e o alerta de perigos à frente. O DMS também pode indicar o uso de sistemas existentes como o Freio de Emergência Automático, indicando ao motorista sua falta de atenção. Conforme o carro avança a uma situação de perigo, os freios podem automaticamente ser acionados antes, uma vez que o carro percebe que o motorista não está totalmente atento àquele perigo adiante”.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.