BMW Motorrad revela nova roadster BMW G 310 R

0
714

Aproximadamente um mês após a estreia mundial da BMW Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas, a BMW Motorrad apresenta globalmente a BMW G 310 R. Ela herda do conceito o DNA acrobático e o interpreta esbanjando agilidade e flexibilidade em ambiente urbano, ao mesmo tempo em que exibe imponência e robustez na estrada. De proporções compactas, design dinâmico e motor monocilíndrico, a BMW G 310 R incorpora a essência de uma legítima roadster da marca em seu estado mais puro, porém voltado para um segmento de menor cilindrada, agregando qualidade premium, característica da marca, consumo reduzido de combustível e conforto ao pilotar.

image010

O desenho marcante da BMW G 310 R deixa o seu caráter ágil e dinâmico transparecer à primeira vista, revelando a inspiração em outros membros da família BMW Motorrad, entre eles a BMW S 1000 R. Isso fica evidente na carenagem frontal que incorpora o farol, nos contornos do tanque de combustível em formas arrojadas e nas proporções típicas de uma roadster, com dianteira robusta e traseira elevada. A vista lateral é ressaltada pelas superfícies de linhas simétricas e imponentes e que conferem uma sensação de movimento à moto. Já as proporções compactas e a distância curta do entre-eixos garantem manobras ágeis e mudanças rápidas de direção. A traseira alta, por sua vez, trasmite leveza e esportividade, mas sem deixar o conforto em segundo plano.

Inédito motor monocilíndrico

Além do design dinâmico, outro destaque da BMW G 310 R é o novo motor monocilíndrico de 313 cm³, refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível. Ele é capaz de entregar 34 cv de potência a 9.500 rpm e um torque máximo de 28 Nm a 7.500 rpm. O conjunto, aliado ao peso da moto de apenas 158,5 kg em ordem de marcha, proporcionam uma condução mais ágil e divertida. O ponto alto do motor fica por conta do cilindro inclinado para trás, desenvolvido em construção “open-deck” e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente. Esta configuração do motor favorece uma distância mais curta de entre-eixos possibilitando uma condução mais ágil.

Condução prazerosa

A nova G 310 R oferece posição de assento confortável para uma pilotagem mais agradável. Outro detalhe que contribui para esta característica é a ergonomia dos comandos que estão bem posicionados e de fácil acesso e que, por sua vez, proporcionam mais segurança na condução da moto. Para chegar a esta configuração, os engenheiros da BMW Motorrad consideraram diversas anatomias de condutor. A nova roadster faz curvas com agilidade extrema, mesmo em posição inclinada, permanecendo, contudo, estável e sob controle. Extremamente compacta e com ampla variedade de recursos, a nova G 310 R marca a entrada da BMW Motorrad em um novo segmento de mercado.

O corpo da G 310 R integra um quadro de aço tubular resistente à torção e de construção robusta, tipo grelha, com quadro traseiro aparafusado. A dianteira possui um garfo invertido rígido e a traseira vem equipada com um braço oscilante em alumínio, com um amortecedor diretamente acoplado.

Freios de alto desempenho

Assim como em outras motos da gama, a G 310 R vem com sistema anti-travamento ABS de série. O conjunto inclui freios de alto desempenho e ABS de dois canais. A dianteira é equipada com um freio monodisco com pinça fixa de quatro pistões e disco de 300 mm de diâmetro. Na traseira, o dispositivo traz uma pinça flutuante de dois pistões associado a um disco de 240 mm de diâmetro. O painel de instumentos da roadster conta com um grande display de cristal líquido (LCD) e de boa visualização.

Modelo chega ao mercado no segundo semestre de 2016

Para atender ao mercado mundial, a nova BMW G 310 R será produzida em Bangalore, na Índia, em parceria com a TVS Motor Company, o terceiro maior fabricante de motos daquele país. O volume de produção será de aproximadamente 2,5 milhões de unidades/ano, e o modelo estará disponível aos clientes no segundo semestre de 2016.

No Brasil, um dos principais mercados do mundo para esse novo produto, o modelo será fabricado na linha de montagem da marca em Manaus (AM), também na segunda metade do próximo ano, ainda sem volume de produção definido.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.