Volvo XC60 2012

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A Volvo nos emprestou um XC60 Dynamic 2012 para avaliação por 3 dias- e podemos dizer que foram 3 dias fantásticos. O Volvo XC60 2012 Dynamic é equipado com um motor 2.0 turbo, com incríveis 240 cavalos de potência, que, em conjunto com um câmbio automático de 6 velocidades, entrega a força de maneira incrível, e o carro acelera como um esportivo.

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Como todo o Volvo, o carro vem recheado de equipamentos de segurança – controle de tração (que aparecia em todas as acelerações bruscas, tamanha a potência do motor), proteção contra capotamento (vital em um SUV), freios ABS com EBA, Airbags frontais, laterais e de cortina, sistema de proteção contra impactos laterais, e até vidros laterais laminados, o XC60 é um exemplo de segurança, mesmo com a velocidade máxima alcançando 210km/h (limitados eletronicamente).  O carro conta também até mesmo com city safety, que pára o carro quando ele vem a até 30km/h e o motorista não pisa no freio. Ou seja, ele te livra daquela pequena desatenção no trânsito, que causa um transtorno imenso.

O Painel conta com informações em telas LCD no centro do velocimetro e do tacômetro, sem prejudicar a visibilidade dos mesmos, e várias informações são passadas pelo painel, como informações de segurança, consumo instantâneo e médio, temperatura externa e estado dos sistemas de segurança.

O acabamento do carro, como pode ser visto nas fotos abaixo, é primoroso, com couro por todos os lados, inclusive nas portas, e revestimento de carpete no chão e no porta malas (incluindo na porta)

O carro conta também com travas elétricas de segurança das portas traseiras, é só apertar o botão (como pode ser visto na foto acima), e as portas e vidros traseiros se travam. Abaixo, o acabamento do console central, que conta com os comandos do ar-condicionado digital (individual para motorista e passageiro), controles do sistema de som, que conta com 8 alto-falantes, entrada USB e Bluetooth para conectar o telefone e fazer ligações de maneira mais segura.

O imenso porta-malas pode carregar 495 litros de bagagem, e conta até com um “compartimento secreto”, como pode ser visto na foto abaixo. Conta também com tomada 12v, para ligar quaisquer equipamentos como carregadores ou até mini-geladeiras.

Uma das coisas que mais me agradaram na XC60 é o design da lanterna traseira

Bancos regulaveis eletricamente, com memória e sistema anti lesões na coluna vertical (o encosto segura a cabeça na volta no caso da batida, quando o corpo vai para a frente e volta violentamente para trás, o que evita lesão no pescoço)

Ah, os faróis são de xenon, direcionais (viram “antes” da curva, para iluminar o caminho e não a frente, para o onde o carro não está indo), e contam com lavador.

Belas rodas aro 18, calçadas em pneus Pirelli P-zero Rosso 235/60, que garantem um imenso “grip”. O carro é tão macio, que a 120km/h, a sensação de velocidade é baixa a ponto de se achar que está a 60-70km/h na estrada. Fora o barulho do motor, praticamente inexistente com o som ligado.

  • Abaixo, o computador de bordo, que mostra informações do carro, do sistema de som, ar condicionado e telefone

Teto solar panorâmico e elétrico.

Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, outro sistema de segurança presente no XC60

O preço do XC60 Dynamic? R$139.900, de tabela.  Para um SUV a ser usado na maior parte do tempo em asfalto, é uma ótima opção. O carro, além de seguro, é rápido e seguro.

Defeitos? Sim, tem. O estepe é daqueles “finos”, só para usar por alguns km até consertar o pneu furado – e, convenhamos, deve ser um pouco complicado conseguir consertar e especialmente comprar um pneu 235/60 nas nossas estradas. Nas grandes cidades, fácil. Em uma estrada…

O controle de tração, indispensável em um carro desse porte e potência, é um tanto quanto invasivo, nas acelerações ele cortava bem a rotação,e specialmente passando de 1a para 2a marcha, dando um “soluço” parecido com cambios automatizados. Mas… é questão de costume – e pisar menos no acelerador!

O carro conta com sensores de estacionamento na frente, ótimo para manobrar e ajuda a não dar aquele “totozinho” no carro da frente, além de ser parte do sistema de segurança – agora… no transito parado, TODA vez que um motoboy passava ao lado, o sensorzinho apitava. Claro, pode ser desligado… mas aí… perde-se em segurança. talvez uma calibragem para nossa realidade seja necessário.

O consumo a 120km/h na estrada é algo em torno de 12km/l, mas a média cidade/estrada (com um pé um pouco pesado), nao chegou nos 7km/l. Aceitável pelo porte e potência do carro

Prós e contras na balança, o carro é fantástico, e vale a compra. Rodamos 450km, entre cidade, estrada e até estradinha de terra, e comprovamos.