Tesla “S”, um sedã ecologicamente correto, e LINDO

0
1900

Opa, este post é dedicado especialmente aos eco-chatos excessivamente ecologicamente conscientes que quase me crucificaram quando eu disse o óbvio, ou seja, que a quase totalidade dos carros verdes eram feios, salvas poucas exceções. Fiquem felizes meus caros, a Tesla, companhia que até o momento vendeu 250 unidades do Roadster, revelou no último dia 28 o seu segundo modelo o “S”, e ele é um sedã LINDO.

O primeiro veículo da fábrica já era bonito, mas também ele tinha que ser já que o Roadster é basicamente uma Lotus Elise com as tripas transplantadas, mas o “S” tira o fôlego, parece uma boa mistura de Aston Martin com Maserati.

E não é só bonito, tal como o seu irmão menos e mais velho, o sedã chega rápido à velocidades altas, vai de zero a 96km/h em apenas 5,5s e tem espaço para SETE pessoas (cinco adultos e duas crianças, que vão em bancos dobráveis sob a traseira hatch). O carro estará disponível em três níveis de autonomia: 257km, 370 e 480km. Será também disponibilizado pela fábrica um carregador rápido que operará em 440 volts.

Outra diferença fundamental do Modelo “S” é o preço, trabalhando em escala maior, com produção estimada de 20.000 unidades/ano, ele custará menos da metade dos cem mil dólares do modelo Roadster, ficando em US$ 49.900,00 depois do rebate de um rebate de impostos dado pelo governo norte-americano aos compradores de carros híbridos, e/ou movidos por energia alternativa. Deve ser somada ainda uma economia variando entre dez e quinze mil dólares – o Autoblog não estipulou o tempo, mas eu estimo 3 ou 4 anos, que é o prazo médio de leasings nos EUA –, em relação ao custo de manutenção de um carro com motor à explosão.

O lado ruim, é que o carro só deve começar a ser vendido no terceiro trimestre de 2011…

Alguns números do Tesla S:

  • Capacidade para 7 pessoas (cinco adultos e duas crianças)
  • Autonomia variando entre 257 e 480Km
  • 8000 células de baterias são usadas no modelo com maior autonomia (baterias muito semelhante às de notebook)
  • Tempo de recarga, em 220V: 4 horas
  • 0 a 96km/h em menos de de 6 segundos, segundo o Autoblog uma versão “esportiva” fará isso bem abaixo de 5 segundos…
  • Marcha única
  • Peso total de 1816Kg, mas destes 544kg são apenas as baterias
  • A Tesla está trabalhando com uma empresa ligada ao governo norte americano para montar uma rede de postos capaz de recarregar veículos elétricos em algo entre 5 e 8 minutos.

Clicando nas fotos, elas podem ser vistas em maior resolução, várias outras estão na extensão da postagem.

Fonte Autoblog