Renault Duster lança sua primeira picape Duster Oroch

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Uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, espaço para cinco passageiros. É a nova Duster Oroch, a primeira picape da Renault. O modelo inaugura um segmento no Brasil ao se posicionar estrategicamente entre as picapes compactas e as médias.

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Derivada de um SUV, o Renault Duster, a picape fabricada em São José dos Pinhais (PR) foi desenvolvida pela RTA (Renault Technology Americas). O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

A Renault Duster Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores, os confiáveis 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster. Ambos recebem nota “A” em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, variando de acordo com a motorização, e com relações específicas.

A picape oferece o Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo. Além de uma linha completa de acessórios para aumentar ainda mais a versatilidade de uso, como extensor de caçamba, barras transversais no teto, suporte de bike ou prancha, entre outros.

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Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch oferece habitabilidade de um SUV. A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos, números que garantem espaço excelente tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro.

Cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao ótimo espaço para pernas e cabeças. Quem se acomoda nos assentos dianteiros tem 856 mm de espaço para cabeça, mais do que em qualquer picape compacta. No banco traseiro são 877 mm de espaço para cabeças, outro número imbatível. O espaço para joelhos é de 150 mm, também maior entre as picapes compactas e não muito distante das médias.

A caçamba comporta 683 litros, mais do que qualquer picape compacta cabine dupla à venda no Brasil. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg.

Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. O sistema é totalmente seguro, pois demanda o uso da chave do veículo para abertura e a tampa aberta.

A Renault Duster Oroch encarou diversos testes em condições extremas na Europa e na América do Sul, que comprovaram a confiabilidade e a robustez do veículo. A RTA (Renault Technology Americas), responsável pelo desenvolvimento da picape, percorreu no total 720 mil km para garantir uma ótima dirigibilidade em qualquer situação de uso, seja com a caçamba vazia ou carregada, com cinco ou apenas um passageiro, em temperaturas altíssimas ou abaixo de zero.

O conjunto de suspensões tem o mesmo conceito do Duster 4×4, mas com peças novas e reforçadas. Este conjunto confere à picape da Renault a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um carro de passeio, independentemente da caçamba estar completamente cheia ou vazia. Além disso, enfrenta qualquer tipo de terreno sem transmitir ao interior as vibrações e irregularidades do piso.

A suspensão traseira multilink independente e MacPherson é mais moderna do que a das picapes do mercado, sejam compactas ou médias. Além disso, esta suspensão garante maior conforto, menor nível de ruído e estabilidade aprimorada independente do piso.

A suspensão dianteira independente, do tipo MacPherson, traz molas helicoidais com barra estabilizadora. O sistema foi calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão do conforto ao rodar.

Toda a parte traseira da cabine, inclusive a coluna “C”, foi reforçada. Também mudaram as longarinas, parede traseira da cabine (em concha para abrigar melhor cargas como motos e bicicletas) e o assoalho. Os pneus 215/65 R16 de uso misto são mais resistes em comparação com pneus 100% urbanos. A altura elevada em relação ao solo (206 mm) e os significativos ângulos de entrada (26º) e saída (20º) fazem a picape da Renault encarar os obstáculos urbanos com valentia.

A oferta de motores segue a linha Duster, com os confiáveis 1.6 16V e 2.0 16V. Ambos receberam evoluções em torque e potência em maio deste ano e foram avaliados com a nota “A” em consumo pelo Conpet.

O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.

Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade.

Os motores da Duster Oroch são destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Conpet, com nota “A” em consumo de combustível em todas as versões, com os dois motores e câmbios.

Para reduzir o consumo, há funções como o EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.

Outro recurso da picape é o indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

O Media NAV Evolution oferece o máximo em conectividade ao permitir acesso as mídias sociais, Facebook e Twiter, e consultar por meio do aplicativo Aha, via smartphone, a várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes da base de dados Yelp®, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.

O sistema ainda facilita a vida do motorista ao oferecer informações de trânsito em tempo real para algumas cidades e sugerindo novos caminhos mais rápidos e eficientes, graças as atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).

Para os usuários do celular iPhone é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do motorista. Assim é possível realizar buscas de músicas e pessoas da lista de contatos sem tirar as mãos do volante.

O sistema traz ainda informações como temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring. O conteúdo é acessado através de uma tela de sete polegadas sensível ao toque no centro do painel.

A picape Duster Oroch ainda traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade, na versão Dynamique 1.6 e 2.0, e vidros com acionamento elétrico traseiro em todas as versões. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.

VERSÕES

A picape Renault Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio:

  • Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas: airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD MP3 com 4 alto falantes (3D Sound by Arkamys) + USB + Bluetooth, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), barras no teto, santantônio, protetor de caçamba. Opcionais: retrovisores externos com regulagem elétrica e faróis de neblina.
  • Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas: adiciona Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor “Cinza Escuro”, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa e vidros do motorista com comando one touch. Opcionais: bancos em couro.