Novo Citroën C4 Picasso

0
1190

A marca Citroën apresenta a nova família C4 Picasso, inovadora em estilo, conforto e interfaces de condução, representando uma nova era no conceito de bem-estar a bordo. O Novo C4 Picasso chega à segunda geração com notáveis evoluções em relação à anterior, entre elas, uma nova plataforma, denominada EMP2 (Efficient Modular Platform 2), que possibilitou economia de peso da ordem de 140 kg, contribuindo para maior agilidade, desempenho e economia de combustível.

C4_0174

Mais compactos por fora e com personalidades distintas, os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso ficam também mais espaçosos por dentro, graças ao aumento da distância entre-eixos. Em ambos, a luminosidade é favorecida pelo conceito Space Vision, que permite alta incidência de luz natural na cabine.

No Novo Citroën C4 Picasso, todos esses atributos podem ser desfrutados por cinco ocupantes. Já o Novo Citroën Grand C4 Picasso oferece até sete assentos, sendo os dois traseiros escamoteáveis. Em ambos, a modularidade permite obter sempre uma configuração adequada para as necessidades de momento.

A nova família conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, plano de revisões com preços fixos e uma ampla oferta de aplicativos e acessórios personalizados.

C4_0250

O Novo Citroën C4 Picasso tem preço público sugerido a partir de R$ 110.900,00 e o Novo Citroën Grand C4 Picasso, a partir de R$ 120.900,00.

O Novo Citroën C4 Picasso representa uma nova era no conceito de bem-estar a bordo. Com estilo marcante, alta tecnologia, muito conforto e segurança, o Novo Citroën C4 Picasso é um projeto de vanguarda que proporciona viagens de primeira classe para todos os ocupantes e um comportamento dinâmico de referência.

 

O design do Novo Citroën C4 Picasso causa grande impacto. Seu estilo é dinâmico e, ao mesmo tempo, enérgico e denso. Sua frente marca a renovação do estilo Citroën, com um capô saliente e nova apresentação dos chevrons, prolongada por um olhar tecnológico moderno e sedutor. Finas luzes diurnas com LEDs prolongam habilmente a grade dianteira e são acompanhadas de faróis afinados e alojados logo abaixo. Os faróis de neblina completam esta assinatura luminosa totalmente original.

Nas laterais, a assinatura em cromo, em forma de C, proporciona personalidade e sublinha o espaço para os passageiros dianteiros e traseiros. Energia e fluidez emanam desta vista lateral com os flancos esculpidos. Na traseira, as luzes em LEDs, inspiradas em concept cars, proporcionam efeito 3D, profundo e futurista ao mesmo tempo. O visual traseiro é dinamizado pela adoção de uma tampa de porta-malas que cobre toda a traseira do veículo, o que traz amplitude e robustez. Aberta, esta tampa permite acesso amplo e fácil ao porta-malas.

O Novo Citroën C4 Picasso e o Novo Citroën Grand C4 Picasso são os primeiros veículos a usar a nova plataforma EMP2 no Brasil. Comparada com a versão anterior, ela pesa 140 kg a menos, contribuindo para menor consumo de combustível, menos emissões de poluentes e melhor desempenho.

Parte desta perda de peso é atribuída aos novos tipos de aço utilizados, mais resistentes, e a novos processos de industrialização, que permitem o uso de chapas mais finas, sem perda de rigidez estrutural. Também é extenso o uso de alumínio. Já o assoalho é feito de materiais compostos.

Ele é mais compacto do lado de fora, mas com maior espaço interior. Suas dimensões (4428 mm de comprimento, 1625 mm de altura e 2117 mm de largura) significam uma diminuição de 40 mm na altura e no comprimento. Em compensação, o entre-eixos foi aumentado em 57 mm para chegar a 2.785 mm. Isso beneficiou o espaço interno e permitiu um ganho de 40 litros no porta-malas (537 litros VDA, podendo chegar a 630 litros quando os assentos da fileira 2 estão em posição avançada). As dimensões, associadas à direção assistida eletricamente e a um diâmetro de giro de 10,8 m, fazem do Novo Citroën C4 Picasso um veículo ágil e fácil de dirigir, adaptável a todas as situações.

O Novo Citroën C4 Picasso oferece várias opções de modularidade. Os ocupantes têm, assim, ampla liberdade para escolher a mais adequada para cada situação.

Na fileira 1, pode-se deitar o assento do passageiro e aumentar as possibilidades de carregamento (em torno de 250 mm). Na fileira 2, os três assentos individuais têm a mesma largura, podendo todos ser escamoteados. Possuem encosto reclinável e são reguláveis no sentido longitudinal. O espaço para os joelhos (159 mm) está entre os mais espaçosos do segmento.

Um ambiente interno realmente acolhedor e confortável aguarda os ocupantes do Novo Citroën C4 Picasso. Sua arquitetura foi pensada para ser um espaço de convívio e para favorecer a interação entre as pessoas, como em um loft. O fato de adotar uma tela tátil permite diminuir a quantidade de botões no painel. Assim, ele fica mais “puro” e objetivo. O resultado é um espaço interno refinado, iluminado, com materiais escolhidos especialmente para contribuir ainda mais com a qualidade de vida a bordo.

C4_0287

O interior do Novo Citroën C4 Picasso foi projetado para proporcionar conforto de primeira classe, inclusive com um assento Relax com extensão para as pernas. O console central baixo (que pode ser desacoplado), o piso liso e as informações de direção visualizáveis por todos os ocupantes no centro do painel dão a cada passageiro uma agradável sensação de amplitude e oferece o mesmo valor e nível de conforto a todos os ocupantes do veículo, mesmo os ocupantes dos bancos traseiros. As superfícies das áreas envidraçadas somam 5,30 m² e são formadas pelo para-brisa panorâmico de série, pelas amplas janelas laterais e pelo grande teto de vidro, permitindo entrada abundante de luz natural.

A qualidade das matérias-primas utilizadas e o cuidado com cada detalhe de acabamento também contribui para o requinte e elegância do interior do modelo. O painel associa diversas cores e materiais, já os painéis das portas são tratados com extremo cuidado, com a maçaneta sendo revestida de um motivo inédito obtido por gravação a laser.

Os percursos podem tornar-se extremamente relaxantes graças à exclusividade do Pack Bancos Relax, composto por assentos massageadores na frente, um assento Relax para o passageiro dianteiro poder estender as pernas e, para todos, um apoio de cabeça Relax para maior conforto na sustentação da nuca.

O painel do Novo Citroën C4 Picasso é estruturado em torno de duas telas: uma tela tátil de 7″ e uma tela panorâmica de 12″ de alta definição. A tela tátil de 7” e os botões laterais permitem atuar nos equipamentos do veículo e a tela 12″ de alta definição mostra as informações essenciais à condução, de maneira personalizada.

O tablet permite comandar o conjunto das funções de climatização (de duas zonas), navegação, áudio, telefone e ajudas à direção – tudo ao alcance dos dedos.

A tela tátil de 7 polegadas funciona como em um smartphone. Basta deslizar o dedo por ela para fazer uso dos seguintes recursos:

  • Fazer e receber chamadas telefônicas por meio da tela tátil com total segurança da função Bluetooth;
  • Controlar as funções do sistema de ar-condicionado bi-zone;
  • Configurar a navegação por GPS, de modo rápido e intuitivo;
  • Controlar o sistema multimídia com rádio, MP3, streaming Bluetooth, entradas USB e P2, com interface intuitiva de comandos (semelhantes aos de um smartphone);
  • Configurar dispositivos de ajuda à condução, como o Smart Alert Move (alerta de ponto cego), Park Assist (ajuda de estacionamento) e Visão 360º, entre outros;
  • Personalizar layouts das telas, ativar funções e usar ferramentas como calculadora, agenda e informações gerais sobre o uso do veículo, incluindo o Manual de Bordo do veículo.

Um ponto importante sobre a tela tátil de 7” é que ela utiliza propositadamente uma tela resistiva, reagindo somente a partir de uma leve pressão. Tal recurso visa amenizar a oscilação dos dedos causada naturalmente quando o carro está em movimento.

Já a tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista. Ele pode escolher entre exibir informações de navegação ou de ajudas à direção – e até incluir uma foto pessoal como fundo de tela!

Essa tela pode ser dividida em três partes iguais – ou seja, três quadros dispostos lado a lado -, cada um com uma informação diferente. O quadro à esquerda congrega sempre as funções de velocímetro e mostrador do nível de combustível e do câmbio (modo de engate – manual ou automático – e marcha engatada). No entanto, outra opção é dividir a tela em dois quadros (1/3 e 2/3). Além disso, são três opções de layout (cúbico, elíptico e gráfico). No cúbico, a progressão de velocidade é exibida em uma barra horizontal, enquanto no elíptico o mostrador é circular. Em ambos, aparecem no centro os algarismos da velocidade de momento do veículo.

O Link My Citroën é um aplicativo gratuito que permite ao proprietário um prolongamento da experiência com o veículo no celular. Ele fornece informações úteis e importantes sobre o automóvel (próxima revisão, alertas diversos, dados de consumo etc.) e de navegação (inclusive localização do veículo estacionado e continuação da navegação do ponto de estacionamento até o destino final).

A Visão 360° é um sistema que permite visualizar o conjunto dos objetos e dos obstáculos que se encontram ao redor do Novo Citroën C4 Picasso, a fim de facilitar as manobras e evitar pequenas colisões em manobras de estacionamento – em especial, quando os elementos são invisíveis a partir do espaço interno.

A imagem reproduzida sobre a tela de alta definição do painel é construída com ajuda de quatro câmeras implantadas em torno do veículo. Uma delas fica na parte dianteira, outra na traseira (acima da placa) e as duas últimas estão na parte baixa dos retrovisores externos, permitindo completar a visão periférica. Assim, o condutor se beneficia de uma vista “por cima” do ambiente próximo ao carro, facilitando as manobras.

O Park Assist auxilia o motorista na procura por uma vaga para estacionar e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o motorista só tem que administrar a aceleração e a frenagem.

O sistema de controle de “ponto cego” com ultrassons informa o motorista da presença de um veículo por meio de um diodo laranja instalado no ângulo do retrovisor. Composto por quatro sensores situados nos para-choques dianteiro e traseiro, este sistema, ativo entre 12 e 140 km/h, controla a zona delimitada, na frente, pelo retrovisor externo, e se estende até aproximadamente 5 metros depois do para-choque traseiro e 3,5 metros em relação às laterais do veículo.

O sistema Keyless é ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo.

Já o sistema Start/Stop permite acionar o motor do Novo Citroën C4 Picasso com uma pressão do dedo, como em um carro de competição. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados por meio de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição.

Para ainda mais conforto no dia a dia, a tampa do porta-malas motorizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle remoto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.

O prazer de dirigir é reforçado pelo motor Turbo THP 165 conjugado com uma nova caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas.

Já conhecido de outros modelos Citroën, o motor Turbo THP (Turbo High Pressure) 165 com injeção direta de gasolina oferece alto desempenho, baixo consumo de combustível e baixos índices de emissões. A potência máxima é de 165 cv a 6.000 rpm. O torque máximo, de 240 Nm, já está disponível a 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm, garantindo retomadas vigorosas e tornando o Novo Citroën C4 Picasso ágil, seguro e muito agradável de dirigir, tanto na estrada quanto no trânsito urbano.

Este motor, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e o BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho. Conta com:

  • Injeção direta sequencial;
  • Turbo compressor do tipo Twin-scroll;
  • Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;
  • Bomba eletrônica de alta pressão;
  • Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;
  • Bomba de óleo com gestão de vazão;
  • Cárter duplo.

Já a caixa de câmbio automática AT6 III, com seis marchas, beneficia-se de uma modulação otimizada dos regimes de passagem em função das solicitações do motorista, proporcionando mais dinamismo e conforto. Fabricada pela japonesa AISIN e de última geração, esta moderna transmissão oferece ao motorista a possibilidade de passar do modo automático para o manual por meio dos Shift-paddles na coluna de direção.

O controle de tração inteligente é equipamento de série no Novo Citroën C4 Picasso. Verdadeira ajuda à direção quando as condições meteorológicas degradam-se, o controle de tração inteligente é um sistema anti-patinagem mais eficaz do que as soluções tradicionais. Sempre ligado, ele funciona de maneira autônoma para dar assistência ao motorista, em especial nos pisos menos aderentes. Esta função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, autorizando uma patinagem moderada das rodas.

Embora utilizando o mesmo princípio técnico da versão anterior, o Novo Citroën C4 Picasso apresenta um novo acerto de suspensão, que assegura melhor controle de carroceria e melhor absorção das irregularidades do piso (com consequente diminuição dos ruídos de percussão).

De fato, o rebaixamento da altura da carroceria, a diminuição do peso global, assim como a presença de novas leis de amortecimento, permitiu um melhor compromisso entre conforto e desempenho. Outro ponto de destaque foi a evolução da arquitetura do eixo traseiro, que teve seus amortecedores reposicionados (verticalizados), aumentando o conforto na passagem de obstáculos, lombadas e valetas.

A suspensão dianteira do Novo Citroën C4 Picasso utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.

O Novo Citroën C4 Picasso vem equipado com os competentes pneus Michelin Primacy HP nas dimensões 205/55 R 17, garantia de estabilidade, conforto de rodagem e alto desempenho, mesmo em pisos molhados.

A nova caixa de direção é 100% elétrica: oferece ao motorista uma grande sensação de segurança, representando um passo à frente no prazer ao dirigir. Nas manobras em baixas velocidades, ela garante maciez e conforto. Por outro lado, a assistência variável assegura o aumento progressivo do esforço de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura por trazer precisão e controle da direção em vias rápidas ou estradas. A relação escolhida, de 16 para 1, ligada à dosagem do esforço, oferece uma excelente vivacidade ao modelo, sem nenhum excesso ou risco de virar o volante além do necessário durante as fases de direção dinâmica.

Dotado de um diâmetro de giro reduzido (10,80 m), as manobras são particularmente facilitadas em locais com espaço reduzido.

A assistência elétrica é também coadjuvante da função Park City, girando o volante sozinho para facilitar as manobras de estacionamento.

O dimensionamento do sistema de frenagem do Novo Citroën C4 Picasso foi realizado para atender a todos os tipos de clientela. A potência, a dosagem, bem como a resistência ao aquecimento, foram ajustadas para atender a todos os tipos de necessidades e situações.

O modelo traz discos ventilados na dianteira de 304 x 28 mm e discos sólidos na traseira de 290 x 12 mm. O conjunto traz de série sistema ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência), garantia de frenagens seguras e totalmente equilibradas.

Projetado para proteger ao máximo seus ocupantes, o Novo Citroën C4 Picasso possui uma generosa oferta de equipamentos de segurança. Entre eles:

Elemento de segurança e de serenidade, o sistema de controle de ângulo morto reforça o leque de ajudas à direção do Novo Citroën C4 Picasso. Destinado a avisar o motorista da presença de um veículo situado dentro do «ângulo morto», ele é ativo dos dois lados do veículo.

Funcionando com ajuda de sensores implantados nos quatro cantos do veículo, ele é capaz de detectar a presença de um carro, de uma motocicleta, de uma bicicleta… situados até 3,5 metros na lateral, correspondendo aproximadamente à largura de uma pista de circulação e até 5 metros além do para-choque traseiro. A presença de um veículo é sinalizada pelo acendimento de um diodo laranja no espelho do retrovisor do lado considerado.

O conjunto da gama dispõe de uma iluminação estática de interseção, que oferece uma iluminação « em canto », que se torna útil em muitas situações. Ligada aos faróis de neblina, esta função difunde uma iluminação até 75° do lado esquerdo ou direito do veículo. Esta função permite ver « onde se vai » e é extremamente útil em várias configurações: dentro de um estacionamento não iluminado com obstáculos, numa interseção em plena natureza… A iluminação estática de interseção, automática e desconectável, é ativada por vários parâmetros: velocidade do veículo, ângulo aplicado sobre o volante ou ainda pelo indicador de direção.

O Novo Citroën C4 Picasso pode ser dotado de faróis direcionais ao xênon de dupla função que oferecem um acréscimo de iluminação benéfico tanto para a segurança quanto para o prazer de dirigir. Dotado de uma cor próxima da luz do dia, esses faróis diminuem em muito o cansaço visual e permitem, graças a sua potência superior, uma melhor visão da estrada e de seus perigos. Este feixe luminoso, também direcional, é orientado no sentido da curva. O ângulo adotado pelos faróis, mais importante do lado interno do veículo, pode chegar a 15°. Ele varia de acordo com dois parâmetros: a velocidade do veículo e o ângulo de rotação do volante de direção. Esta função está ativa tanto com os faróis baixos quanto com os faróis altos.

O Novo Citroën C4 Picasso chega ao mercado em duas versões: Seduction e Intensive. Externamente, elas possuem poucas diferenças, mas suficientes para demarcar a personalidade de cada uma.

A versão Intensive possui assinaturas exclusivas de LEDs acima dos faróis dianteiros, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, friso na cor alumínio envolvendo a grade dianteira e molduras das janelas laterais na cor alumínio. Na versão Seduction, estes dois últimos itens recebem acabamento em preto. Ambas usam rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho Anaconda.

No interior, existem quatro combinações de acabamento:

– Tecido Ondulice, combinação preto e grafite (de série e exclusiva da versão Seduction);

– Couro e tecido Finn, em preto e grafite perolizado;

– Couro Claudia Integral, em preto e grafite perolizado (opcional disponível somente para a versão Intensive).

Serão cinco as cores disponíveis para o Novo Citroën C4 Picasso por ocasião de sua chegada ao mercado: Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto), ambas sólidas; Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza), todas metálicas.

 

Tanto o Novo Citroën C4 Picasso quanto o Novo Citroën Grand C4 Picasso dispõem de pacotes de acessórios para atender à demanda dos diferentes perfis de consumidores por tecnologia e praticidade. São itens que facilitam a vida em família e exaltam a praticidade e a tecnologia dos modelos.

O módulo de TV + espelhamento de tela é totalmente integrado à central multimídia. Com comandos no volante, o kit, um dos mais avançados do mercado, permite conexão via Wi-Fi. É habilitado com navegador GPS e traz adicionalmente:

– “Espelhamento” com conexão Wi-Fi via rede Hotspot: o cliente interage com o equipamento via smartphone, permitindo “espelhar” a tela do aparelho por meio de um aplicativo já disponível, projetando vídeos, mensagens, jogos, mapas com informações de trânsito, entre outros, na central multimídia do próprio veículo (são aplicáveis restrições de imagens, como vídeos, com o veículo em movimento);

– TV Digital: dá aos passageiros toda a programação dos canais com sinal digital, com imagem em alta definição (a utilização da TV é bloqueada com o veículo em movimento, conforme legislação);

– Câmera de ré: permite visualizar, com auxílio de linhas-guia, a aproximação de obstáculos, objetos e pessoas, auxiliando o motorista em manobras do dia-a-dia e prevenindo colisões e pequenos acidentes. Pode ser incluída nas versões não equipadas.

Para os clientes que fazem uma utilização mais aventureira do Novo C4 Picasso e Novo Grand C4 Picasso, foi desenvolvido o “Kit Mobilidade”, para o transporte de bicicletas com máxima segurança. São duas opções: de teto, composto por duas barras transversais, e um porta-bicicleta (vendido separadamente). Conta também com outro dispositivo de transporte, fixado sobre o engate de reboque (também vendido como acessório) com ponteira removível.

O Novo C4 Picasso e o Novo Grand C4 Picasso contam ainda com uma ampla linha de acessórios originais, que ampliam a possibilidade de personalização de acordo com os diferentes perfis de clientes. Entre eles, destacam-se:

– Bolsa organizadora para porta-malas, que auxilia no transporte de pequenos objetos;

– Sensor de estacionamento dianteiro (para versões não equipadas);

– Frisos de proteção (laterais e de para-choques), soleiras em inox, pedaleira de alumínio para freio e embreagem, entre outros.

A compra e instalação são feitas nos concessionários Citroën.