
Estivemos presentes no lançamento da Nova S10 2012, e pudemos avaliá-la em diversas situações – desempenho em pista com asfalto bom e ruim, off-road e “tortura” (onde o carro é torcido ao extremo para mostrar a rigidez da carroceria), e também conferimos o conforto, acabamento e tamanho interno
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Acima, a roda do modelo LTZ (topo de linha), de liga leve, calçados em pneus 255/65 aro 17.
Acima, o acabamento da porta traseira, que conta com porta treco/garrafa (item raro em portas traseiras). O espaço interno é o que se espera de uma picape média, conforto para 5 ocupantes, e uma profusão de porta-trecos, o que é ótimo.
Retrovisores com repetidores de seta e cromados na versão LTZ (foto acima com um expectador inesperado do evento). Abaixo, fotos do modelo LTZ, topo de linha, equipado com equipamentos pós produção (de venda na concessionária), como para-choques de impulsão.
Abaixo, o modelo de cabine simples, disponíveis nas versões LT (básica) e LS (intermediária). Todas vem equipadas com ar condicionado, direção hidráulica, e freios ABS. E a Chevrolet não cometeu o erro de só atender ao consumidor de carro de luxo, mantendo a versão básica com cabine simples, a preferida dos frotistas (e que está na minha mira, pra ser sincero… 58.9 mil com a/c, dh e abs e mais de 1ton de capacidade?)
O rodar da cabine simples, como é de se esperar, é um tanto quanto “sacolejante”, compreensível em uma versão voltada para cargas (e andando sem nenhuma na caçamba). O desempenho é bom, o motor 2.4 a gasolina puxa bem – mesma coisa para a versão dupla. A versão diesel automática é deliciosa, o câmbio casa bem com o motorzão diesel, esbanja torque e qualquer abuso do condutor é controlado pelo sistema de controle de tração (presente somente na versão LTZ) e controle anti-capotamento, que usa o ABS para evitar a capotagem (tendência de modelos altos)
Abaixo, o painel da versão LTZ, cheio de cromados e com comandos no volante
o divertido controle do a/c da versão LTZ. Vai fazer a alegria da criançada, pulando no banco da frente pra ficar cutucando o botãozinho que gira. O bom é que é facil de controlar sem tirar muito a atenção do volante
Acima, os instrumentos da picape, comuns a todos os modelos, e que foram inspirados no Camaro, um dos esportivos da marca. Lindo, e conta com computador de bordo no centro, também de série em todas as versões.
Abaixo, fotos da “tortura”, com uma “buraco” na diagonal, de quase 40cm, que torce a carroceria por completo, tirando um dos pneus do chão. Esse teste foi feito com a tração 4×4 acionada.
Eu não gostaria de fazer isso com meu carro. Não ia mais sair daí.
Resumindo – a S10 é uma grata surpresa – ficou no nível das japonesas, e sem perder a versão de trabalho, existente somente sob encomenda para a Hilux, e bem ultrapassada no caso da Ranger.
Tabela de preços e opcionais:
2.4 Flexpower
- Versão LS – Cabine Simples – 4×2 – R$ 58.868,00 (ar, direção, ABS e diferencial com “limited slip”, para sair de atoleiros)
- Versão LT – Cabine Simples – 4×2 – R$ 61.890,00 (LS +travas e vidros elétricos, faróis de neblina e chave canivete e rodas aluminio 16″)
- Versão LS – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 66.350,00 (igual LS simples)
- Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 72.490,00 (igual LT simples)
- Versão LTZ – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 84.400,00 (LT + bancos de couro, estribo de rack no teto, acabamento superior com detalhes cromados, piloto automático, rodas aro 17 e estribo lateral)
2.8 Turbodiesel CTDI
- Versão LS – Cabine Simples – 4×4 – R$ 85.400,00 (Igual a LS Flex)
- Versão LT – Cabine Dupla – 4×2 – R$ 98.900,00 (Igual a LT Flex)
- Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 103.900,00 (LT + Câmbio Automático de 6 marchas)
- Versão LT – Cabine Dupla – 4×4 – R$ 109.500,00 (igual LT Flex)
- Versão LT – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 113.400,00 (LT + Câmbio Automático de 6 marchas)
- Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×2 – R$ 117.400,00 (igual a LTZ Flex, mais câmbio automático de 6 marchas e controle de tração)
- Versão LTZ – Cabine Dupla – Transmissão automática – 4×4 – R$ 135.250,00 (igual a acima, mais 4×4)
Abaixo, a ficha técnica completa de todos os modelos
NOVA CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER
FICHA TÉCNICA
Modelo: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower
Carroceria / motorização: Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2 portas, motorização dianteira, tração traseira
Construção: Carroceria sobre chassi, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São José dos Campos, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: N24XF
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.405
Diâmetro e Curso (mm): 87,5 x 100
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 147 cv (E)/141 cv (G) a 5.200 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 24,1 kgfm (E)/22,3 kgfm (G) a 2.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina e/ou etanol
Rotação Max. do motor (rpm): 6.000
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 100 A
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 2105
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Diferencial: 4,56:1 (4×2)
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 20,8:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,90
Diâmetro de giro (m): 12,70
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Disco: 300 x 27 ; traseiro: Tambor: 147,5 x 50
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 16 x 6,5 (LS e LT);
Pneus: 245/70 R16 (LS e LT)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.367
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.785
Bitola (mm): Dianteira: 1.570; traseira: 1.570
Altura mínima do solo (mm): 223
Ângulo de ataque: 30,7º
Ângulo de saída: 16,1°
Peso em ordem de marcha (kg): 1.672
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 53/47
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 1.570
Capacidade de carga (kg): 1.078
Tanque de combustível (litros): 80
Óleo do motor (litros): 4,85
Sistema de refrigeração (litros): 8,0
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 167,3 / 163,3 (Etanol/Gasolina)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 11s9 / Gasolina: 12s7
NOVA CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.8 TURBODIESEL CTDI
FICHA TÉCNICA
Modelo: Chevrolet S10 Turbo Diesel Eletrônico
Carroceria/Motorização: Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2 portas, motorização dianteira, tração traseira e/ou integral
Construção: Carroceria sobre chassis, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São José dos Campos, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.776
Diâmetro e Curso (mm): 94 x 100
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
Taxa de compressão: 16,0:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 180 cv a 3.800 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 47,9 (AT)/ 44,9 (MT) a 2.000 rpm
Combustível recomendado: Diesel
Rotação Max. do motor (rpm): 4.500
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 140 A
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 2505
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Diferencial: 3,73:1 (4×2 – MT)
3,73:1 (4×4 – MT); 2,62:1 (4×4 reduzida – MT)
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 20,8:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,90
Diâmetro de giro (m): 12,70
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Discos: 300 x 27 ; Tambor: 147,5 x 50
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 16 x 6,5 (LS e LT)
Pneus: 245/70 R16 (LS e LT)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.367
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.785
Bitola (mm): Dianteira: 1570; traseira: 1570
Altura mínima do solo (mm): 223
Ângulo de ataque: 30,7º
Ângulo de saída: 16,1°
Peso em ordem de marcha (kg): 1.797 (4×2); 1.899 (4×4)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 53/47
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 1.570
Capacidade de carga (kg): 1.303 (4×2); 1.201 (4×4)
Tanque de combustível (litros): 76
Óleo do motor (litros): 5,70 com o filtro
Sistema de refrigeração (litros): 9,00
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 180
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 11s4
NOVA CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.4 FLEXPOWER
FICHA TÉCNICA
Modelo: Chevrolet S10 Cabine Dupla Flexpower
Carroceria / motorização: Picape, 5 ou 6 ocupantes (dependendo da versão), 4 portas, motorização dianteira, tração traseira
Construção: Carroceria de cabine dupla sobre chassi, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São José dos Campos, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: N24XF
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.405
Diâmetro e Curso (mm): 87,5 x 100
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 147 cv (E)/141 cv (G) a 5.200 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 24,1 kgfm (E)/22,3 kgfm (G) a 2.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina e/ou etanol
Rotação Max. do motor (rpm): 6.000
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 100 A
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 2105
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Diferencial: 4,56:1 (4×2)
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 20,8:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,90
Diâmetro de giro (m): 12,70
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Discos: 300 x 27; Tambor: 147,5 x 50
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 16 x 6,5 (LS e LT); 7,0 x 17 (LTZ)
Pneus: 245/70 R16 (LS e LT); 255/65 R17
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.347
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.788
Bitola (mm): Dianteira: 1.570; traseira: 1.570
Altura mínima do solo (mm): 225
Ângulo de ataque: 30,7º
Ângulo de saída: 16°
Peso em ordem de marcha (kg): 1.768 (LS) 1.825 (LTZ)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 53/47
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 1.061
Capacidade de carga (kg): 982 LS; 925 LTZ
Tanque de combustível (litros): 80
Óleo do motor (litros): 4,85 (com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 8,0
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 167,3 / 163,3 (Etanol/Gasolina)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 11s9 / Gasolina: 12s7
NOVA CHEVROLET S10 CABINE DUPLA 2.8 TURBODIESEL CTDI
FICHA TÉCNICA
Modelo: Chevrolet S10 Turbo Diesel Eletrônico
Carroceria / motorização: Picape, 5 ou 6 ocupantes (dependendo da versão), 4 portas, motorização dianteira, tração traseira e/ou integral
Construção: Carroceria de cabine dupla sobre chassi, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São José dos Campos, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTDI
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 2.776
Diâmetro e Curso (mm): 94 x 100
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro
Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
Taxa de compressão: 16,0:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 180 cv a 3.800 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): 47,9 (AT)/44,9 (MT) kgfm a 2.000 rpm
Combustível recomendado: Diesel
Rotação Max. do motor (rpm): 4.500
Bateria: 12V, 70 Ah
Alternador: 140 A
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 2505 – Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas ou
6L50 – Automática de 6 velocidades
Diferencial: 3,73:1 (4×2)
3,73:1 (4×4); 2,62:1 (4×4 reduzida)
3,42:1 (4×2 AT)
3,42:1 (4×4 AT); 2,62:1 (4×4 reduzida AT)
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alto desempenho.
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás de alta performance
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
Direção redução: 20,8:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,90
Diâmetro de giro (m): 12,70
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Diâmetro x espessura (mm): Discos: 300 x 27 ; Tambor: 147,5 x 50
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 16 x 6,5 (LS e LT); 7,0 x 17 (LTZ)
Pneus: 245/70 R16 (LS e LT); 255/65 R17 (LTZ)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.096
Comprimento total (mm): 5.347
Largura carroceria (mm): 1.882
Largura total (mm): 2.132
Altura (mm): 1.827
Bitola (mm): Dianteira: 1.570; traseira: 1.570
Altura mínima do solo (mm): 228
Ângulo de ataque: 30,7º
Ângulo de saída: 16,1º
Peso em ordem de marcha (kg): 1.892 (LS MT); 1.960 (LTZ AT); 1.994 (LS 4×4 MT); 2.061 (LTZ 4×4 AT)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 53/ 47
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 1.061
Capacidade de carga (kg): 1.208 (4×2 LS MT); 1.140 (4×2 LTZ AT)
1.106 (4×4 LS MT); 1.039 (4×4 LTZ AT)
Tanque de combustível (litros): 76
Óleo do motor (litros): 5,7 com o filtro
Sistema de refrigeração (litros): 9,0
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 180
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 11s4 (MT); 10s3 (AT)