Ford lança Focus RS com 320 cavalos, mas só lá fora

0
713

A Ford acabou de mostrar o novo Focus RS, modelo de alta performance que vai estrear o novo sistema de tração integral com vetorização dinâmica de torque. Esse modelo será o primeiro modelo RS a ser vendido em todo o mundo e começa a ser produzido no final do ano na fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha.

FocusRS-2

Para trazer a experiência das pistas, Ken Block, astro mundial do RallyCross, atuou como consultor do novo Focus RS. A Ford convidou o piloto para a apresentação do modelo à imprensa europeia em Colônia, na Alemanha, cidade onde a lenda RS nasceu em 1967, com os famosos Ford 15M RS.

A tração integral com vetorização dinâmica de torque dá ao Focus RS um novo nível de desempenho e dirigibilidade, combinando excelente tração e aderência com uma agilidade incomparável nas curvas. O sistema é baseado em dois conjuntos de embreagem controlados eletronicamente, localizados em cada lado da traseira do veículo.

FocusRS-1

O sistema varia continuamente a distribuição de torque na dianteira/traseira e em cada lado do veículo de acordo com a condição de rodagem. Em curvas, desvia imediatamente o torque para a roda traseira exterior, com base em dados como ângulo do volante, aceleração lateral, derrapagem e velocidade. Esta transferência de torque tem o efeito de “dirigir” o carro na curva, conseguindo uma melhor estabilidade e praticamente eliminando o subesterço.

O novo motor EcoBoost de 2.3 litros foi projetado especialmente para o Focus RS. Ele compartilha o mesmo bloco de alumínio de quatro cilindros do novo Mustang 2.3, com uma série de melhorias para gerar mais de 320 cv com giro máximo de 6.800 rpm. Além de um novo turbocompressor duplo de baixa inércia, tem injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas independente e variável.

FocusRS-3

O design aerodinâmico do Focus RS contribui para o ótimo comportamento e estabilidade em alta velocidade. A frente com aberturas maiores para refrigeração do motor, faróis de neblina horizontais e grandes aberturas laterais tornam seu visual mais agressivo. Os faróis adaptativos bi-xenon ajustam a intensidade e ângulo da luz de acordo com a velocidade e direção do veículo. Na lateral, destacam-se os arcos de rodas largos com rodas de liga leve de 19 polegadas. A traseira é marcada pelo grande spoiler integrado ao teto e difusor com saídas duplas de escape.

FocusRS-4

A cabine traz volante de couro com base reta, pedais de metal e bancos esportivos de couro Recaro. Mostradores adicionais no painel mostram a pressão do turbo, temperatura e pressão do óleo. Tem também sistema de conectividade SYNC com controle de voz para áudio, navegação, temperatura e celular e tela sensível ao toque de 8 polegadas. Há ainda câmera de ré e sistema de som premium Sony com 10 alto-falantes e subwoofer. As cores disponíveis são azul Nitrous, tom metálico de quatro camadas exclusivo do RS, além do cinza Stealth, preto Shadow e branco Frozen.