Chevrolet Spin 2013 – preços e impressões ao dirigir

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A Chevrolet lançou ontem a Nova Spin 2013, e hoje foram divulgados os preços dos modelos e tivemos a oportunidade de dirigir o modelo por cerca de 50km, em um circuito misto de cidade e estrada.

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as versões e preços são os seguintes:

Spin LT básica (ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, airbag duplo e freios ABS com EBD – R$ 44.590
Spin LT (com rodas de liga leve e rádio mp3 com bluetooth) – R$ 45.990
Spin LT   com câmbio automático – R$ 49.690

A versão LT conta somente com 5 lugares

Spin LTZ – R$ 50.990 (conta 7 lugares ao invés de 5, faróis e lanternas de neblina, rack de teto, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento e controles do rádio no volante)

Spin LTZ com câmbio automático – R$ 54.690

O pequeno percurso que fizemos com a Spin LTZ automática foi suficiente para provar o bom acerto de suspensão e câmbio do modelo. Na cidade o carro anda bem, com a suspensão absorvendo facilmente as irregularidades do piso e mantendo o conforto. Na estrada, o que mais impressionou foi o silêncio a bordo – com o câmbio automático o carro manteve menos de 3000 rotações a 120km/h, o que o tornava quase impossível de ser ouvido, com seu ruído encoberto pelo contato dos pneus com o solo e pelo vento passando pela carroceria, transformando o carro em uma boa opção para viagens.

Os bancos, muito parecidos com os do Cobalt, seguram bem o corpo nas curvas, mas são um pouco curtos, o que pode causar incômodo dependendo da altura do condutor. O motor, de 106/108cv (gasolina/etanol) mostrou-se suficiente para o modelo rodar na cidade, embora não pudemos avaliar o carro com carga total. Na estrada, o carro ganha velocidade com relutância, mas afundando-se o pé no acelerador, o câmbio automatico reduz as marchas e o carro ganha vigor, embora tenha o comportamento de um carro familiar e não de um esportivo (e é realmente essa a proposta do carro). No percurso total, pouco mais de 150km percorridos pela marginal Pinheiros e rod. Castello Branco, o carro fez cerca de 10km/l. Mas, como o percurso era curto e foram 3 motoristas diferentes, não podemos tirar uma conclusão sobre o consumo.

Resumindo, a Spin vem com atributos muito bons para combater a Nissan Livina, Jac J6 e Fiat Idea – e, pelo imenso porta-malas, vai cair no gosto dos taxistas. A Chevrolet espera vender 3000 carros por mês. A Spin vem substituir dois modelos da GM, a Zafira e Meriva, e tem qualidades para isso.

FICHA TECNICA – CHEVROLET SPIN 2013 1.8 ECONO.FLEX

RESUMO
Modelo: Spin 1.8 Econo.Flex
Carroceria / motorização: MPV, 5 ou 7 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo: N18XFH
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.796
Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 108 cv a 5.400 rpm
Gasolina: 106 cv a 5.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 17,1 mkgf a 3.200 rpm
Gasolina: 16,4 mkgf a 3.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.300
Bateria: 12V, 50 Ah (50 Ah com ar-condicionado)
Alternador: 80 A (100 A com ar-condicionado)
TRANSMISSÃO
Modelo: F17-5CR – Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 2,14:1
Terceira: 1,41:1
Quarta: 1,12:1
Quinta: 0,89:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 4,19:1
Modelo: GF6 – Automática de 6 velocidades com Active Select
Relação de marchas:
Primeira: 4,45:1
Segunda: 2,91:1
Terceira: 1,89:1
Quarta: 1,44:1
Quinta: 1,00:1
Sexta: 0,74:1
Ré: 2,87:1
Diferencial: 3,72:1

CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados
e barra estabilizadora
Traseira: Semi independente, com eixo torsão, barra estabilizadora no eixo traseiro, molas helicoidais e
amortecedores pressurizados
Direção: Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Direção redução: 16.0:1
Direção número de voltas: 2,87
Diâmetro de giro (m): 10,88
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 256 x 24; traseiro: tambor 230 x 45
RODAS/PNEUS
Rodas: 15 x 6J
Pneus: 195/65 R15
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.620
Comprimento total (mm): 4.360
Largura carroceria (mm): 1.735
Largura total (mm): 1.953
Altura (mm): 1.664
Bitola (mm): Dianteira: 1.503; traseira: 1.509
Altura mínima do solo (mm): 136
Peso em ordem de marcha (kg): 1.202 (LT); 1.255 (LTZ)
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 162 (LTZ, 7 Lugares); 710 (LT, 5 lugares)
Carga útil (kg): 510 (LT); 495 (LTZ)
Tanque de combustível (litros): 53
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,0
Sistema de partida a frio (litros): 0,50
DESEMPENHO
Transmissão Manual
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 173
Gasolina: 172
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 10s6
Gasolina: 11s1
Transmissão Automática
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 168
Gasolina: 167
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 11s9
Gasolina: 12s0