
Desde a chegada oficial do Camaro no Brasil, em 2010, fala-se sobre a possibilidade da Chevrolet trazer a versão conversível. Agora isso virou realidade, conforme nosso editor Danilo conferiu em Cruz Alta (artigo sobre isso em breve), mas que peço licença para adiantar alguns detalhes sobre o modelo…
Na mecânica, não há alterações quanto ao motor, que continua o mesmo V8 6.2 de 406cv e 56,7kgfm de torque do cupê, mas foram necessários reforços estruturais na dianteira e traseira para compensar a ausência do teto.
Falando nisso, a capota é de lona, de acionamento elétrico, revestida internamente com espuma acústica e o vidro traseiro é térmico. Muitos preferem as capotas rígidas pela segurança e aparência, mas este tipo requer um espaço e mecanismo bem maior e dependendo do design do veículo, chega a ser inviável.
Para os discretos, com a capota fechada e na cor preta (a preferida deste que vos escreve), o Camaro conversível deverá passar despercebido por muitos, pois a aparência ficou semelhante a do cupê, veja só:
A capota foi desenvolvida em parceria com o mesmo fabricante da do Corvette. No Camaro, ao toque de um botão, os vidros abaixam e a capota se dobra em um padrão “Z”, em apenas 20 segundos.
Para evitar seu acionamento em movimento e um possível dano, há uma trava de acionamento manual e a operação exige que o veículo esteja parado, com a alavanca da transmissão na posição “P” (Parking).
A antena “tubarão” fica agora sobre a tampa do porta-malas.
De resto, possui as mesmas qualidades do Camaro normal, com a opção de mostradores projetados no parabrisa (Heads-Up Display – HUD) e traz dados como a rotação do motor, o ponto ideal de troca de marcha, a velocidade e a aceleração lateral. O condutor ainda pode configurar o sistema para receber as instruções do sistema de navegação e da mídia que está sendo tocada.
Também possui o sistema multimídia Chevrolet MyLink, com bluetooth, reconhecimento de voz em português para telefone e GPS, aliado a alto-falantes de alta definição e subwoofer de 10 polegadas, localizado no centro do banco traseiro. Ah, e possui câmera de ré, acionada assim que se engata a marcha. Na foto abaixo podemos ver a herança da plataforma do Omega (sim, é derivado dele), que tem a alavanca do freio de mão do lado contrário, por conta da direção invertida da Austrália.
Uma característica bastante interessante do motor é o sistema de desligamento dos cilindros, também conhecido por AFM (Active Fuel Management). Em velocidades de cruzeiro, numa viagem rodoviária tranquila, o sistema de gerenciamento do motor pode desligar parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível. O câmbio é automático de 6 marchas, com borboletas atrás do volante.
O Camaro conversível (Sunrise) está disponível em quatro opções de cores: Preto Global, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel e Cinza Ashen.