Chegam ao Brasil os primeiros Mini Cooper importados oficialmente pela BMW

0
5379

Eu tenho particular atração pelos automóveis ingleses, eles nos deram aquele que eu e o falecido Comendador Enzo Ferrari consideramos ser o carro mais bonito de todos os tempos, o Jaguar E Type, bem como este ícone que por décadas manteve sua forma básica quase inalterada, o Mini. Para quem não conhece trata-se de um carrinho que em um espaço de quase 40 anos de produção, entre 1959 e 2000, quase não mudou de feições, e fixou-se como ícone, sendo inclusive protagonista do clássico “Italian Job” e de sua refilmagem de 2003.

Em 1994, a BMW assumiu o controle acionário do grupo Rover, proprietária da marca Mini, e se manteve sua proprietária até março de 2000, quando vendeu todo o resto e ficou apenas com ela, a marca Mini. Em 2001, foi operada a verdadeira mágica de remodelar o ícone sem que se perdesse sua identidade, coisa aliás, que a Porsche faz constantemente com seu modelo 911.

Nasceram assim os novos MINI.

E é justamente um lote destes Novos Mini que estão vindo para o Brasil. Estarão disponíveis aqui três versões do carrinho: o Mini Cooper, o Mini Cooper “S”, e o Mini Cooper Clubman. A motorização básica é quatro cilindros de 16V e potência de 120cvs, a versão “S” tem turbo compressor que eleva a potência para 160cvs, e traz em seu capô um par de listras que lhe diferenciam da versão menos potente, o consumo médio varia, pasmem, entre 12,6 e 14,4km/l na cidade e 18,5 e 22,2km/l na estrada. O comprimento do carrinho é de aproximadamente 3,7 metros (3 cm a mais que um Ka), o modelo Clubman, na prática sua versão perua, tem 22 centímetros a mais de comprimento.

Segundo a assessoria de imprensa da BMW os automóveis serão oficialmente lançados, e chegarão às lojas, em abril. O preço a ser praticado ainda não foi revelado, tudo que nos foi informado é que “o preço será inferior ao do praticado por importadores independentes”, que gira em torno da casa dos R$ 100 mil. Quanto às fotos da chegada de um lote destes carros em Santos, nos foi confirmado se tratar de fotos feitas pela marca.

Na Inglaterra, os Mini têm um incrível sucesso comercial, até bem pouco tempo era praticamente impossível conseguir desconto em sua compra, mas como todas outras marcas, teve suas vendas abaladas em decorrência da crise econômica. Coisa muito bem retratada na 12ª foto deste link. Pessoalmente considero o Mini um carro para mulheres, já disse isso aqui antes, mas bem que o Cooper “S” e seus 160cvs, dão um caldo bacana 😉

Clicando nas fotos, você as verá em melhor resolução. Várias outras estão na extensão da postagm.

Este post foi produzido para publicação no Autozine e Gizmodo.