Terrafugia Transition – o carro voador que você já pode comprar

0
2488

Tecnicamente pode, se você tiver US$ 194.000,00 e paciência para esperar, na melhor das hipóteses, até 2011 para receber o seu, você já pode comprá-lo. Pena que com a burrocracia brasileira, será virtualmente impossível usar este veículo por aqui (salvo no caso de você ser um político influente ou bandido de carteirinha, este tipo de gente que não se preocupa mesmo com as leis).

O Terrafugia Transition foi projetado por engenheiros treinados no MIT (Massachussets Instituite of Technology), provavelmente o mais renomado instituto de tecnologia do mundo, e foi desenhado para ser prático. Por exemplo, você não precisa de um hangar para guardá-lo, nem de operações bizarras para recolher as asas, que dobram-se na lateral do veículo através de acionamento eletromecânico.

Como carro, ele tem tração nas quatro rodas, e todos os equipamentos de segurança encontrados em um veículo normal. Seu consumo de combustível é de 12,75km por litro e tem por ponto fraco transportar apenas duas pessoas, seu bagageiro tem capacidade para transportar um saco de golf ou alguns esquis.


Como avião são necessários 500 metros de pista para ser capaz de decolar e imediatamente ultrapassar um obstáculo de 15 metros de altura, a velocidade de cruzeiro é de cerca de 185km/h e a velocidade mínima de sustentação, ou seja, abaixo dela ele cai feito uma pedra é de 80km/h, sua autonomia de vôo é de 740km. Você pode decolar com ele de qualquer uma das mais de 2500 pistas de vôos de uso público que existem nos EUA, mas precisa ter uma licença de ‘piloto esportivo’.