Parque eólico da Honda começa a ser montado

0
1200

Honda energy

Os equipamentos dos aerogeradores que darão forma ao parque eólico da Honda Energy do Brasil já estão a caminho do site localizado na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. Importadas dos Estados Unidos, China e Dinamarca, as peças chegaram pelo porto de Imbituba, em Santa Catarina, onde foram descarregadas e organizadas para o transporte rodoviário, iniciado nesta semana.

Diariamente, as carretas deixarão o porto, com intervalo de 1 hora entre as saídas, rumo ao parque de Xangri-lá, percorrendo um percurso de 270 km. Ao todo, serão transportadas 27 pás, 9 torres e 9 naceles, parte instalada no alto da torre do aerogerador composta de caixa de engrenagens, gerador, controle eletrônico e transformador.

Os equipamentos da Honda Energy serão um dos maiores do Brasil. As torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcançará 150 metros. Cada pá, por sua vez, possui 55 metros e 15 toneladas. Para deslocá-las, foi organizado um esquema especial com carretas extensíveis que garantem um transporte sem danos ao equipamento. Toda a operação logística deve durar cerca de três semanas e será escoltada pela equipe de segurança rodoviária credenciada.

A montagem dos aerogeradores está prevista para começar ainda no mês de agosto. As obras do parque estão 67% finalizadas e seguem de acordo com o cronograma previsto. O primeiro parque eólico da marca, que conta com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, terá nove turbinas, de 3MW cada, com capacidade instalada de 27MW. Isto representará a geração de 95.000 MW/ano, o equivalente ao consumo de energia de cidades com aproximadamente 35 mil pessoas. Com o projeto, a empresa deixará de emitir 2,2 mil toneladas de CO² por ano, o que representa aproximadamente 30% do total gerado pela fábrica, que possui capacidade instalada para a produção anual de 120 mil automóveis.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.