Home Informação Morre o Fundador da Gurgel

Morre o Fundador da Gurgel

0

Morreu João Augusto Conrado de Amaral Gurgel, o fundador e dono da extinta fábrica de automóveis Gurgel, nesta Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009, vítima de complicações do Mal de Alzheimer, doença da qual sofria a oito anos.

Amaral Gurgel começou a produção de veículos na década de 60, começando por Karts (Gurgel Júnior), mini-carros para crianças e realizou até experiências com veículos elétricos, bem antes de carros elétricos serem viáveis e necessários.

Fundou a fábrica de carros que levava seu nome em 1962, na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Buscava construir veículos com 100% de nacionalização, geralmente com chassis tubular e revestido de plástico reforçado com fibra de vidro, que também era utilizado na carroceria. Não suportando a concorrência das multinacionais muito bem equipadas e bem patrocinadas, a Gurgel encerrou suas atividades em 1994.

Na foto acima, o BR-800, um dos mais conhecidos modelos da marca, que pesava menos de 700kg, e tinha um “meio” motor de fusca, com 2 cilindros, 0.8 (daí o 800 do nome) e somente 36cv de potência.

Clique aqui para mais fotos de modelos Gurgel, genuinamente nacionais

Esse é o Moto Machine, que tinha portas transparentes até embaixo. Esse é conversível. Raríssimo.

Um clássico

Com capota rígida removível

E trazia o estepe para fora bem antes da Ecosport em uma simpática solução de design

O diminuto motor, refrigerado a água. Os primeiros vinham com um dínamo que mal carregava a bateria e alimentava o motor, resultando em problemas.

Simpático, foi um dos pouquíssimos micro-carros fabricados no Brasil, que seriam uma boa solução para o trânsito das grandes cidades

Se continuasse a ser fabricado, com mais tecnologia e preço realista, iria vender bem hoje em dia

Olha o peso – 648 kg!

Esse é o feioso X-15, parecida com um a Kombi

Esse está na versão militar, verde fosco

Repare na pá anexada na lateral, usada para tirar o carro do atoleiro

Parece bem robusto

Esse é o Gurgel Xef – o carrinho “executivo” da Gurgel – com 3 lugares

Conjunto optico de Voyage, formato sedã

O mais interessante desse carro é que ele tinha um parabrisas reserva – usava o mesmo da VW Brasília, na frente e atrás – se o dianteiro quebrasse, era só colocar o traseiro na frente, garantindo a chegada.

Gurgel Carajás, um dos mais conhecidos da marca. Repare no estepe em cima do capô, bem no estilo da Land Rover

Essa é a versão Crossover do BR-800, o Super Cross, que bem antes do CrossFox ele já oferecia suspensão elevada, amarelo berrante

e até estepe atrás!. Legal as lanterninhas traseiras da Pampa.

Essa tem a maior pinta de Kombi

Aqui um encontro de carros Gurgel no sambódromo

Esse é feio que dá medo!

Outro estilo militar.

Conversível, simpatico. Tem a maior cara de carro pra andar na fazenda.

Gurgel deixará saudades.

Fonte: Interpress

Fotos: Felipe Bonventi