Home Informação Inspeção Veicular Obrigatória

Inspeção Veicular Obrigatória

0

Começou o agendamento para a Inspeção Veicular Obrigatória em São Paulo -ficam obrigados a fazer a inspeção todos os veículos fabricados a partir de 2003 com mais de 2 anos de uso,  todas as motos e todos os veículos a diesel.

Se o carro não for inspecionado, não poderá ser licenciado, leva uma multa de R$550 e poderá ser apreendido em qualquer blitze policial. A Taxa é de R$52,73, mas a Prefeitura de São Paulo promete restituir o valor – porém não divulgou como.

Para fazer o agendamento, o motorista deve entrar no site da empresa Controlar, se cadastrar e agendar a vistoria.

Na vistoria serão verificados itens de segurança como freios, pneus e faróis, além da emissão de poluentes – porém os carros mais velhos – e BEM mais poluentes ficaram de fora esse ano. O carro aprovado receberá um selinho que deve ser colado no para-brisas. Se não for aprovado, terá 30 dias para corrigir os problemas e retornar para uma segunda vistoria.

A Prefeitura estima que cerca de 2.6 milhões de veículos deverão passar pela vistoria, entre carros, motos e veículos a diesel – 41% da frota circulante na cidade.

O Código de Trânsito prevê a inspeção veicular para todo o país, mas infindáveis discussões sobre as definições da inspeção adiaram até agora na maior parte do país a implantação da lei.

A idéia da inspeção é reduzir a poluição da cidade pelos automóveis – porém somente abrangendo carros com até 6 anos de uso não é uma medida muito eficiente – carros fabricados nas décadas de 70 e 80 poluem cerca de 40 (isso mesmo, quarenta) vezes mais do que carros novos, por causa das novas tecnologias e legislação de emissões.

Fonte: UOL