A importância de se controlar o Diabetes para quem dirige

0
629

Ontem, ao dirigir para casa, senti um pouco de tontura, mesmo sem ter bebido nada (na verdade nunca bebo e dirijo, e praticamente nunca bebo!), e, assustado, já ia encostando o carro para minha mulher pegar o volante, quando a tontura passou. O que será que causou isso? Quando minha esposa me pergunta: Mede sua diabetes, faz tempo que você não mede. E não deu outra – estava bem alta – acima de 300 –  já causando cetoacidose, que pode causar inclusive letargia e náuseas. Realmente, isso é um risco muito, MUITO grande ao se dirigir, comparável a dirigir embriagado.

O que fazer nesses casos? É importante a medição constante dos níveis de glicose no organismo, controle  de alimentação e medicação apropriada. E como controlar de perto a glicemia sem ter que ir ao laboratório todos os dias?  A alguns dias, fomos convidados pela Sanofi para um evento – na verdade uma conversa entre blogueiros sobre diabetes e para a apresentação do novo medidor de glicemia da Sanofi – o iBGStar. O iBGStar é um aparelhinho realmente interessante – permite que você controle a glicemia usando um iPhone! Sim, você conecta o medidor ao iPhone, e o APP no aparelho permite que você monte gráficos, histórico e consiga controlar sua diabetes bem de perto, e até permite que você envie os dados para outra pessoa – seja para seu médico ou mesmo para, como no meu caso, um cônjuge preocupado!

 

01zmedidorsangue

O controle da glicemia é crucial especialmente na diabetes tipo 1 (a minha é tipo 2). Ao se tomar insulina, a glicose cai, e é necessário o controle, comendo algo para que a glicemia não caia demais – se ela cair, o corpo fica “sem combustível”, ou seja, praticamente para da funcionar, e é tomado por uma letargia que pode ser fatal – e, se você estiver ao volante, é acidente na certa – e é tão (ou mais) perigoso que se dirigir embriagado! Então, vá a um médico, procure se diagnosticar – e ter um aparelho desses, que custa cerca de 250 reais, vale a pena, tendo em vista o benefício de se cuidar – e dirigir a vontade!

Recomendo a leitura para mais informações nos blogs:

A vida como a vida quer

Conversas de Cozinha

Area Local

Plugbr.net

Ao Trabalho

 

 

 

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.