Dia triste para os amantes dos carros… A Chrysler deverá entrar com pedido de concordata hoje. [atualizado 30/04 às 16:30]

0
5362

Se o fechamento da marca Pontiac não me entristeceu muito, a notícia que li há pouco de que a Chrysler, detentora das marcas Dodge, Plymouth e Jeep, deverá entrar neste dia 30 de abril com pedido de concordata, me deixou sinceramente triste.

Fico triste porque entre as grandes foi a que mais vi ter a coragem de sair do lugar comum e lançar modelos inovadores como os Doger Viper e Plymouth Prowler, como os Chryslers PT Cruise, Crossfire, e 300C. A fábrica se destaca também no mercado dos foras de estrada com seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee, bem como com o indefectível Jeep Wrangler. Não fosse tudo isso o suficiente, temos os muscle cars e o fato dela ser, literalmente, a mãe do conceito de Minivans, idealizado por Lee Iacocca quando seu presidente(por gentileza, inclinem a cabeça em deferência ao falar o nome do pai dos poney cars, mais especificamente *DO* poney car, o Mustang).

Seu grande pecado, entretanto, foi ignorar solenemente a questão de consumo de combustível. Salvas raríssimas exceções os carros da Chrysler dos anos 2000 são beberrões como os carros do boom econômico criado pelo governo Clinton nos anos 1990, em um cenário recessivo e com gasolina a preço alto, um pecado mortal. Pior ainda é o fato de que a fábrica, além de não ter uma linha de baixo consumo digna de nota, perdeu a possibilidade de apelar para o marketing do “verde”. Uma pena.

Em 1997 ela foi incorporada pela fabricante Alemã Mercedes Benz, operando sob o nome de Daimler Chrysler, mas como a operação não foi bem sucedida, a empresa foi vendida em 2007 para um fundo de investimento chamadao Cerberus Capital Management, especializado na reestruturação de empresas em dificuldades. No começo deste mês de abril se falou muito da possibilidade da marca ser adquirida pela fabricante italiana Fiat, operação que a salvaria da falência iminente. Mas não deu certo.

A empresa de notícias Bloomberg noticiou na noite desta quarta 29/04, que no dia 30/04 o presidente Barak Obama irá anunciar que a empresa irá entrar com pedido de “Chapter 11” o equivalente na lei norte americana, a um pedido de concordata no Brasil. O que acontece? A empresa continuará a ser tocada pelo proprietário atual, que deverá apresentar um plano de reorganização para o juiz competente, em caso de aprovação do plano pelos credores e pelo juizado, ele conduzirá a empresa sob a supervisão deste juizado, caso o plano não seja aceito a empresa migra para o “Chapter 7”, que é a declaração de sua falência e liquidação judicial de seus bens.

É esperar para ver no que vai dar…É esperar para ver no que vai dar…

Ilustrando o post 46 fotos do Dodge Challenger R/T, em dois momentos, no auge dos muscle cars com o modelo 1971 equipado com um Hemi V8 de 6,1 litros e 597cvs, e 38 anos depois o modelo 2009, com um Hemi V8 de 5,7 litros e 370 cvs. Todas as fotos estão disponíveis também em alta resolução, é só clicar e aproveitar.

ATUALIZAÇÃO: O leitor Guilherme, deixou nos comentários o link para a notícia do portal G1 falando do pronunciamento em que o presidente, e futuro super-herói, norte americano Barack Obama anunciou o pedido de “Chapter 11” da Chrysler, *E* sua parceria com a Fiat. A empresa agora será gerida por representantes do governo daquele país, e executivos da montadora italiana.

Clique aqui para mais (belas) fotos

Clique aqui para ver mais fotos de belos Muscle Cars, como os aí de cima

Clique aqui para entrar no Uêba! – a maior fonte de coisas legais da internet! vale a pena!