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New Fiesta Hatch 2012

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New Fiesta Hatch 2012

A Ford finalmente lançou o New Fiesta hatch no Brasil. O sedã foi lançado ano passado e desde então todos (incluindo eu) perguntavam a Ford quando ela traria o hatch, e porque ele não foi lançado junto com o sedã. Eis que agora chega o primeiro compacto premium da Ford do Brasil.

O preço? R$48.950,00, apenas R$2.000,00 a menos que o sedan. “Ah, mas ele vem recheado de equipamentos, 7 Airbags, ABS e tudo o mais.” você deve pensar, caro leitor. Pois não vem. Quer dizer, vem, mas só na versão mais cara que custa R$54.950,00, 160 a mais que um Focus Hatch, que já vem com Duplo airbag de série…

Apesar de não vir com airbags e ABS de série na versão básica, digamos que ele vem “completo” (no jargão comum) com Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema de som com suporte a MP3 e RDS (mostra informações como nome da rádio, música e etc), 6 auto-falantes, computador de bordo e alarme.

Por mais R$3.000,00 você tem ABS, controle de estabilidade (ESC), Controle de tração (TCS), Assistente de partida em rampa (Hill Launch Assist – HLA), Airbag duplo com sensor de ocupante (além da presença, ele detecta o perfil da pessoa e ajusta o acionamento do airbag) e o sistema Sync em português (incluindo os comandos por voz). O som passa a ter entrada USB, Bluetooth e auxiliar.

A versão “top” custa R$54.950,00 e acrescenta os sete airbags, bancos de couro com apoio de braço central, rodas de liga de 16″, retrovisores com aquecimento e setas integradas, luzes dianteiras verticais de LEDs e molduras cromadas no parachoque.

O motor é o Sigma 1.6 16V de 110/115cv (gas/etanol, a 6250rpm) com 15,8/16,2kgfm de torque a 4250rpm e possui um bom desempenho. A máxima é de 190Km/h.

Ao meu ver, a Ford possui um ótimo carro em mãos, um design muito atraente, comportamento dinâmico elogiado e motor e transmissão (a famosa IB5, a mesma dos Ford Zetec nacionais) competentes.

O problema do Fiesta é o Focus, que apesar de ter preços um tanto distantes na tabela oficial (cerca de R$6 mil entre o Fiesta SE básico e o Focus GL) mas que na prática, são bem próximos, cerca da metade ou menos que isso. Claro, você tem um carro mais leve e disposto e dependendo da configuração, tão ou melhor equipado que o Focus. Mas será que esse é o preço a se pagar pelo design em detrimento de um veículo maior e mais confortável?

Será que amanhã, assim como outros carros premium e “de nicho” o New Fiesta desvalorizará muito mais que seu irmão maior e de compra mais racional? Só o tempo e o mercado dirão… Enquanto isso, a Fiat comemora vendendo o Cinquecento (500) feito água, que vive em falta nas concessionárias. O segredo? R$39,9 mil… E com airbag duplo de série.

(Texto: Rafael Moreira/ Fotos: Motor Clube)