Cinco momentos inesquecíveis da Formula 1

0
6120

Desde que eu me entendo por gente eu acompanho a Formula 1, ainda moleque tive a oportunidade de sentar no cockpit de um Copersucar, o carro da única equipe brasileira de F1 e que foi o responsável por colocar os irmãos Fittipaldi em uma apuro financeiro sério. Ainda lembro, também, quando no ocaso dos Fittipaldi meu pai comentava com uns amigos a respeito de um novo piloto brasileiro que estava chegando na F1 e que prometia muito, eu tinha seis anos, o piloto era Nelson Piquet e o ano 1978.

Com o pódio alcançado por Nelsinho Piquet, algumas coisas me vieram à lembrança, algumas cenas que ou vi na televisão ou que vi posteriormente pela internet ou em arquivos. Aqui publico cinco momentos fantásticos da Formula 1.

Renex Arnoux Vs. Gilles Villeneuve

Este é provavelmente o pega mais fantástico da Formula 1, Renex Arnoux e Gilles Villeneuve se degladiam em Dijon, na França.

Piquet Vs. Senna

Os dois maiores pilotos brasileiros, particularmente considero o Piquet melhor piloto, em uma batalha que também mostra como era no tempo dos pneus slick, quando os carros tinham grip de verdade. Notem que o Piquet faz drift…

Mas nas pistas ele não ficou para trás, na sua segunda temprada completa* de Formula , em 1980 ele foi vice-campeão, na terceira, ganhou o primeiro de seus três títulos.
*em 1978, ele entrou depois do meio da temporada.

Nigel Mansel e o pneu que explodiu na reta.

Foi no grade prêmio da Autrália em 1986. O “Leão”, apelido do inglês, vinha a mais de 320 km/h quando um dos seus pneus traseiros estourou em plena reta, ainda hoje não sei como ele consegui segurar o carro, é impressionante!

Ricardo Zonta, Hakkinen e Schummacher.

A dupla ultrapassagem mais bonita da F1, parece coisa de filme, Zonta foi ultrapassado dos dois lados, a câmera mostra a visão do piloto no momento!

Senna no Brasil em 1991

Como disse anteriormente, considero que Nelson Piquet foi melhor piloto que Ayrton Senna, tenho “N” motivos para achar.

Mas acho que para todo brasileiro que gosta de Formula 1, este é “o” momento mais emocionante, Ayrton Senna, se não me engano apenas com a 6ª marcha em seu carro, vencendo em Interlagos.