Desejo de gente poderosa tem peso, e no começo dos anos 1960, Henry Ford II decidiu que queria ver a Ford competindo em Le Mans, competindo não, ganhando.
O caminho mais fácil para transformar este tipo de desejo em realidade é comprar uma empresa que já esteja na área, que já tenha a expertise e pessoal acostumado a lidar com o que é necessário. E a início, foi o que a Ford decidiu, comprar uma empresa que já estivesse no ‘metier’ de fazer carros esportivos.
Mas não qualquer empresa, a Ford resolveu comprar a Ferrari.
Mas não ache que foi um absurdo. Não foi. O comendador Enzo Ferrari, quando confrontado com a possibilidade não foi arredio, na realidade permitiu que a Ford fizesse uma extensa auditoria em Maranello, ao custo de milhões de dólares, afinal teve que enviar um batalhão de contadores à Itália, para saber exatamente onde se posicionava, financeiramente, a Ferrari.
O ano era 1963.
E tudo parecia ir bem, até que as negociações esbarraram em dois pequenos detalhes:
Enzo Ferrari mandou tudo às favas, e terminou unilateralmente todas as negociações. Já Henry Ford II sentenciou: nós faremos um carro para bater a Ferrari em provas de longa duração.
Nascia assim a decisão de fazer um dos mais fantásticos carros que já levaram a marca Ford, o GT40, carro que tetracampeão de Le Mans, vencendo nos anos de 1966 (GT40 MK II). 1967 (GT40 MK IV), 1968 e 1969 (GT40 MK I). A Ford foi a primeira empresa norte americana a vencer a tradicional prova endurance, e com um detalhe impressionante, os carros que venceram 1968 e 1969, eram modelos ANTERIORES aos que venceram nos dois primeiros anos.
Foi atendido o desejo de Henry Ford II.