Home Editorial Radares: Sem placas de aviso agora

Radares: Sem placas de aviso agora

0
Radares: Sem placas de aviso agora

É isso mesmo: De agora em diante não há obrigação para a instalação de placas avisando sobre radares nas rodovias. O que significa que você pode ser multado sem querer e por um radar que não viu.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, foi aprovada ontem (23/12) uma resolução que permite que além de não avisar que há “fiscalização eletrônica”, não há mais exigência de estudo prévio para se liberar radares móveis. E podem colocá-los mesmo onde não há sinalização da velocidade máxima permitida, ou seja: Estamos diante de uma indústria de multas!

Não quero fazer apologia ao excesso de velocidade, mas fato é que grande parte do prazer de dirigir é perdido quando você está numa rua ou estrada com radar: Você não curte o passeio, a paisagem, a conversa com o(s) passageiros. Dependendo não curte nem a música.

Além de ter que concentrar na estrada, verificar retrovisores, tomar cuidado com barbeiros, buracos e tudo o mais, você tem que ficar de olho no velocímetro e nas árvores, se não tem nenhum radar escondido ali. Apesar que pelo menos essa resolução não permite que radares fiquem escondidos. Agora, como avaliarão quanto a visibilidade ou não deste, não sabemos até o momento.Toda essa preocupação, muitas vezes tira a concentração que você teria para… Dirigir corretamente.

A maioria das infrações de excesso de velocidade acontecem por descuido do condutor, por exemplo estar a 72Km/h onde o limite é 60Km/h. A pessoa é criminosa por isso? Um irresponsável completo que está pondo em risco a segurança de outras pessoas? Não acredito.

Muitas vezes pela preocupação com o trânsito, justamente por buscar dirigir com segurança por nós e pelos outros, nos distraímos e passamos um pouco do limite. Isso é normal, quem nunca passou por isso?

Infelizmente, como já disse outras vezes, aqui se preocupa mais em punir do que educar, por ser mais cômodo e lucrativo. Mas, até quando?

 Imagem: Blog do Aldo