Home Diversos Ei, mais respeito com os pequenos!

Ei, mais respeito com os pequenos!

0

Todos que gostam de carros tem seus favoritos, em 110% dos casos, esportivos. Em rodas de amigos, falamos com um certo orgulho como tal modelo é feito com esmero, como tal marca gastou ‘X’ tempo na aerodinâmica, acerto de suspensão, etc.

Mas na vida real muitos de nós andam num carro pequeno. Na maioria das vezes, um popular. E vivemos falando “ah 1.0 é essa m3#$@ mesmo”, ou então nos referimos com “essa porcaria”. E basta ver os comentários de qualquer post sobre um popular com xingamentos e críticas ao mesmo, na maioria das vezes, infundadas.

É claro que não existe carro perfeito, cada um tem seus prós e contras, mas sempre discordei do exagero com que algumas críticas são feitas. Assistindo a um comparativo antigo do Top Gear, o mestre Jeremy Clarkson diz:

“Desenvolver um carro pequeno é difícil: Tem que ser sóbrio pra agradar os mais velhos e moderno o suficiente para torcer pescoços por onde passa. Deve que ser pequeno para lidar com o trânsito urbano e grande para levar 4 pessoas. Tem que ser econômico e ao mesmo tempo potente para encarar estradas. E além de tudo tem que ser bem equipado. E barato.”

Essa frase me fez refletir sobre quão difícil e trabalhoso é desenvolver um bom carro pequeno. Tantos compromissos que invalidam outros, ao menos teoricamente. Os engenheiros ‘tiram leite de pedra’ diante de tantos desafios, e merecem muito respeito e admiração por alguns milagres que vemos por aí. Ou vai me dizer que é fácil acondicionar motor, espaço para cinco pessoas, porta objetos, porta malas, equipamentos e segurança em menos de 4 metros? E além disso, um design moderno e funcional com restrições de custo?

Num esportivo podemos abrir mão de diversas coisas em nome do desempenho, mas num compacto, um compromisso que abrimos mão pode significar muitas vendas perdidas. Por mais simples e pequeno que seja, tenha a certeza que seu carrinho não deixa de ser um carrão, o resultado de muito trabalho de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. Muitas vezes maior que a de modelos de segmentos e/ou propostas diferentes e preço superior.

Pensando bem, fazer bons carros pequenos é um desafio e tanto, digno de gênios.