Ford Modelo T, o carro mais importante da história chega aos 100 anos [varias fotos]

0
6187

Há pouco menos de 100 anos atrás, em primeiro de outubro de 1908, era produzida a primeira unidade para venda daquele que seria o carro mais importante da história da indústria automobilística, e um produto que marcaria para sempre a maneira como as coisas são produzidas, estou falando do Ford Modelo T.

Sua importância para a indústria de modo geral, deve-se ao fato de que em 1913, cinco anos após seu lançamento, Henry Ford mudou a forma como as coisas funcionavam em sua fábrica depois de ver o funcionamento de um açougue em Chicago, lá os bovinos eram levados por ganchos e esquartejados por açougueiros a medida que passavam por suas estações de trabalho.

Ford adequou aquilo à produção de seus automóveis, e convencionou-se dizer que ele é o inventor da linha de produção. Aliás, o artigo em inglês na Wikipedia a respeito de linhas de produção é muito interessante e eu aconselho a leitura aos mais curiosos, ele traça o início deste processo desde a criação do Exército de Terracota, na China em 215 AC, até sua formatação final e atual, com Henry Ford.

Mas polêmicas à parte, o Ford Modelo T é um marco. Abaixo alguns números interessante a seu respeito:

  • Em 1908, quando teve sua primeira unidade vendida, o Ford T custava US$ 825,00. Em 1925 o preço era de US$ 260,00
  • O Modelo “T” pode ser considerado o primeiro carro “universal”, em 1957 ele representava 57% da produção mundial de automóveis, era fabricado em vários países e tinha revenda em todos os continentes.
  • Foi o Modelo T que tornou padrão o uso de direção do lado esquerdo em grande parte do mundo.
  • O ditado que o Modelo T poderia “ser encomendado em qualquer cor, desde que preto”, vem em parte do fato de que 12 das 15 milhões de unidades produzidas eram pretas, e que as outras três milhões, produzidas em verde, vermelho e azul, eram tão escuras que dificilmente distinguiam-se dos pretos.
  • O Ford Modelo T Runabout foi a primeira pickup produzida, em 1925. Havia também um modelo TT com capacidade de carga de 1 tonelada.
  • Seu primeiro motor foi o primeiro quatro cilindros de bloco simples com cabeçote removível, tinha 2,9 litros e 20cvs de potência, a velocidade máxima do carro era de cerca de 70km/h e seu consumo variava entre 5 e 9 km/l.
  • Ao longo dos quase 19 anos em que esteve em produção, saíram das fábricas da Ford um total de 15 milhões de Modelos T, número que só viria a ser batido em 1972 pelo VW Fusca.
  • Em 1999, um painel de 126 jornalistas de 32 países, escolheu o Modelo T como carro mais influente do século XX.

Na extensão da postagem mais de vinte fotos de um desfile em comemoração ao centenário do Modelo T, e sim, você verá alguns coloridos 😉

Fontes: Wikipedia e Ford (1 e 2)
Fotos: divulgação “Ford Model T Centennial”