Aficionado ‘fabrica’ Jaguar E Type zero, todo com peças originais

0
1338

Alguns carros têm a pecha de serem mais carros que outros. São carros que por este ou aquele motivo, marcaram seu tempo, foram de alguma forma inovadores ou evocaram paixões por suas formas e/ou soluções mecânicas ou tecnológicas. Este carro em particular, o Jaguar E Type, tem o direito de dizer que foi chamado de “o carro mais bonito já feito” por um concorrente, mas não por qualquer concorrente, mas pelo comendador Enzo Ferrari.

O carro é reconhecido a primeira vista por qualquer entusiasta, os faróis oblíquos que se destacam na frente longuíssima, tão longa que parece estar querendo se desgarrar do habitáculo onde ficam os bancos. O Jaguar E Type é tão importante para a indústria automobilística inglesa, que quase 35 anos depois de ter saído de linha, mesmo em meio à Aston Martins, Bentleys, Lotus, McLarens e MGs, ele ainda é considerado o ponto máximo entre os carros esportivos construídos no país.

O resto da história está na extensão da postagem.


Mas o que é mais impressionante neste carro em particular é que ele é ZERO Km, ZERO MESMO, não é carro que ficou guardado não, ele foi montado ao longo dos últimos dois anos por um entusiasta usando apenas peças originais! A história por trás do fato é que, quando a Jaguar tirou o E Type de linha, ele foi fabricado entre 1961 e 1974, a fábrica vendeu para um colecionador todo o estoque restante de peças que tinha. O dito colecionador as manteve armazenadas para uso em seus carros, entre as peças, uma carroceria completa do E-Type Series 3, um motor V12, caixa de marchas, e várias miuçalhas.

Dois anos atrás, o antigo colecionador resolveu se desfazer das peças e entrou em contato com o dono de uma revenda da marca para saber do seu interesse, automaticamente o dono da revenda lembrou-se de um de seus clientes, também colecionador de carros, e entusiasta que tinha 5 E Types em sua coleção, e já havia possuído 25 ao longo dos anos. Encurtando a história, o lote de peças foi analisado, e chegou-se a conclusão de que em seu meio haviam 95% das peças necessárias para construir um carro novo! O entusiasta, chamado Ray Parrot comprou o lote, e saiu em campo procurando o resto. Tirando um trabalho envolvendo pequenos reparos feitos na carroceria, que foi terceirizado juntamente com sua pintura, Ray montou todo o carro pessoalmente.

Nasceu assim, o mais novo, e finalmente último Jaguar E Type Series 3, ano 2008, modelo 1974.

A história é do Classic and Performance Car