Avaliação – Nissan Grand Livina

0
5616

A Nissan nos cedeu, por uma semana, a Nissan Grand Livina para avaliação. O modelo, que comporta 7 passageiros, concorre diretamente com a Chevrolet Spin LTZ e Jac J6 Diamond, ambas com 7 lugares, e tem seus méritos.

Clique aqui para mais fotos e informações

A Grand Livina, que vem com motor 1.8 e versões manual e automática (essa a testada, que também conta com freios ABS), custa entre R$51.990 e 57.690, preços muito próximos das suas concorrentes, o que joga o comparativo para as questões técnicas (e emocionais).

O carro, testado por cerca de 600km, apresentou um desempenho acima do esperado, especialmente para um modelo de 1293kg (vazio) e com um porta-malas que tem capacidade de 123 litros (com os 7 lugares), 589 litros (3a fileira rebaixada) e 946 litros (com todos os bancos traseiros rebaixados). O câmbio, porém, tem somente 4 marchas, o que representa maior gasto de combustível, diferente da Spin, que conta com um câmbio automático de 6 marchas. A J6 só tem câmbio manual.

O consumo realmente foi o ponto baixo da avaliação. O carro faz cerca de 5,5km/l na cidade, e 9km/l na estrada, com 4 passageiros e andando a 120km/h. O câmbio, se tivesse mais marchas, ajudaria muito no consumo, embora ele pareça bem escalonado em se tratando de desempenho.

O carro não é um exemplo de beleza, embora tenha linhas bonitas, a traseira do modelo Grand é desproporcional, porém necessária para os 7 passageiros andarem com um mínimo de conforto. O acabamento é caprichado, melhor do que o do modelo da Chevrolet, aparenta ser um carro de maior valor, especialmente pelas linhas do painel e materiais utilizados.

Abaixo as belíssimas rodas do modelo.

Abaixo, o motor 1.8, que rende 125/126cv (gasolina/etanol) e 17,5kgfm de torque, mais que suficiente para o modelo. Tem 18cv a mais do que o motor da Spin.

O painel, com fundo branco, é bonito dá um toque de esportividade ao modelo, mas carece de computador de bordo.

O rádio não conta com entrada USB

O eficiente ar condicionado digital automático, item não presente na Spin (é analógico).