Porsche aprova novos pneus para carros esportivos clássicos

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Aproximadamente 70% de todos os modelos Porsche já produzidos ainda estão aptos para a utilização até hoje. Para atender a necessidade de pneus sob medida, a Porsche e Pirelli recentemente desenvolveram, testaram e aprovaram diversos pneus originais de diferentes gerações da Porsche. Do ponto de vista do visual e do design da banda de rodagem, o redesenho se iguala aos originais históricos. Porém, trata-se de tecnologia moderna de pneus. No total, são 32 novos tipos de recomendações de pneus disponíveis para os modelos Porsche 365 B e C, Boxster (986), 911 (GModel, 964, 993 e 996) e 914 também como os carros TRANSAXLE: 924, 928, 944 e 968. Todos esses novos pneus clássicos levam a marcação N na lateral para designar os pneus homologados pela Porsche.

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Como explica Maurizio Boiocchi, Gerente Geral de Tecnologia da Pirelli: “A Pirelli realizou pesquisas em parceria com engenheiros da Porsche para desenvolver pneus sob medida para cada tipo de modelo. Os pneus especiais criados pela Pirelli preenchem as necessidades individuais de cada Porsche. Foram customizados tendo em vista a ressaltar a performance de cada um.”

Esses novos pneus não são simplesmente uma nova edição dos pneus históricos. Combinam, de fato, a aparência dos originais com tecnologia moderna de pneus por meio do uso de tecnologia de ponta junto às construções mais atuais.

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O design original da banda de rodagem e as medidas do pneu auxiliam estes carros esportivos deZuffenhausen a manter a aparência autêntica em cada detalhe. Com a autenticidade como lema dosPorsches clássicos, é de extrema importância ajustar corretamente o foco.

As propriedades do material dos pneus permitem os melhores resultados de tração e absorção de carga: a construção corresponde à estrutura de 2016. O composto de borracha também contém a mais recente tecnologia de pneu, incluindo a última geração de polímeros.

Um marco desses novos pneus é a excelente aderência. Além de aderir perfeitamente à pista molhada, esses pneus diminuíram o ruído ao rodar – além de possuir todos os critérios oficiais da regulamentação de pneus da União Europeia. Por conta disso, os modelos clássicos da Porsche equipados com os novos pneus contam com melhor dirigibilidade tanto em relação aos modelos originais quanto em relação aos veículos que usem uma combinação de medidas que não foi testada e aprovada pela Porsche.

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Além do Pirelli CN36, o Pirelli P7 e o Pirelli P Zero Rosso também estão à disposição da Porsche.Em 1994, o Pirelli P Zero Rosso foi homologado equipamento original do Porsche 933. Agora, este pneu está novamente disponível em 11 medidas. A aprovação dos pneus incluem um total de 32 tipos diferentes de recomendações de pneus para os Porsches de 1959 a 2005. A lista está disponível no site de serviços da Porsche (incluindo as atualizações).

O piloto de teste de pneus da Porsche, Dieter Röscheisen, sintetiza os resultados deste programa sofisticado: “Quando se trata de aprovar pneus para modelos clássicos, temos de nos voltar para o presente, oferecendo produtos especiais e de boa dirigibilidade”.

Para otimizar o produto, o piloto de testes da Porsche trabalhou em conjunto com o campeão Mundial de Rally, Walter Röhrl. O alemão tem grande experiência com os modelos históricos da Porsche e pode contribuir nos ajustes da dirigibilidade típica dos pneus. Röhrl pontua as vantagens dos pneus desenvolvidos recentemente: “Em anos anteriores,  a dirigibilidade não era tão completa e balanceada como agora. A nova geração de pneus corresponde ao modo exigente de condução destes carros esportivos”.

Não só pneus de rua foram testados. A inovação para pilotagem em circuitos de corrida veio com osemi-slick P Zero Trofeo R. Este pneu está disponível em medidas de 16 a 18 polegadas, além das já conhecidas 20 polegadas.

Carros clássicos e veículos clássicos modernos são cada vez mais convidados especiais em pistas, tanto em track days quanto em corridas especiais. Também são levados ao limite por grandes períodos como parte do Porsche Driving Experience, um programa de treinamento de direção da montadora.

Os pneus de passeio, claro, são utilizados principalmente nas ruas: o uso em pistas faz a temperatura aumentar e a degradação começar, principalmente na região do ombro. O controle direcional é um dos aspectos mais afetados, especialmente durante a aceleração lateral.

O novo Pirelli P Zero Trofeo R tem seus recursos. Este pneu foi projetado para dirigir sob certa condição de temperatura de pista. É classificado como semi-slick e não deve ser confundido com os pneus de passeio comuns, que são feitos para pistas secas. A aprovação do novo Pirelli ajudará a Porsche a reconquistar a supremacia incontestável nas pistas de todo o mundo por parte dos entusiastas.

Diferente de todas as outras marcas, a Porsche tem grande proximidade com as competições. É por isso que o desenvolvimento deste último modelo para corridas privadas é tão significativo.

Todos os pneus clássicos desenvolvidos e aprovados pela Porsche são marcados com o selo oficial de qualidade da montadora. Este símbolo comum em todas as homologações é a letra “N” na lateral e só estará nos pneus que se saírem bem durante o processo de testes de homologação. Para conquistar este selo das pistas de testes europeias, os novos pneus têm que superar 33 critérios sob rigorosas condições.

Para os modelos de 1959 até 2006, existem 161 recomendações diferentes de pneus de passeio da Pirelli. Outras 131 recomendações de pneus de inverno complementam a linha de modelos clássicos da Porsche.

Com os modelos “young timer” (911 modelos mais 993-996) e os dos últimos 10 anos, tem-se um total de 2.200 pneus aprovados, que estão disponíveis em toda a rede Porsche Classic e também no centro da Porsche.

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