Teste: Filtro de ar esportivo realmente faz diferença?

17
20354

Filtros são baratos e vitais para a saúde de seu carro, já falamos disso aqui antes. Mas uma modifcação barata que divide opiniões é o filtro esportivo: Os que defendem seu uso, dizem que com a entrada de ar mais “livre”, o motor rende mais, “enche” mais rápido e etc. Considerando o funcionamento dos motores, na teoria isso tem tudo para funcionar, mas será mesmo?

Um exemplo de filtro esportivo universal em cima de outro inbox.

Pra isso, os apresentadores do Mighty Car Mods (programa automotivo online) realizaram testes com filtro esportivos ‘universais’ (também chamados por muitos de “filtro intake”) e in-box, que são feitos na medida certa para substituir os originais, mantendo a caixa ressonadora e demais acessórios.

E testaram os dois tipos de filtro em dois tipos de motores: Aspirado original e Turbo com algumas modificações extras. Vejamos o resultado:

Em resumo, o filtro não proporcionou nenhum ganho de potência e torque máximos, seja num carro com motor original, seja em um Turbo com diversas modifcações (intercooler, válvula de alívio, etc…). Mesmo assim há muita gente que aprova seu uso, argumentando que apesar de não causar aumento de potência máxima, ele provê sim um ganho de potência no geral, dando mais “fôlego” para o motor em rotações mais baixas, além de um ruído muito interessante de admissão. Mas será mesmo, ou somente uma impressão?

17 COMENTÁRIOS

    • coloquei um filtro esportivo no meu carro e ele perdeu o desenpenho e passou a consumir mais OBS:(filtro de boa qualidade) da proxima vez vou colocar um inbox esportivo da k&n!!!

  1. SE O MOTOR FOR INJEÇÃO MONOPONTO NEM O RONCO MELHORA DINHEIRO JOGADO FORA, E SE FOR INJEÇÃO MULTIPOINTE, O RONCO AUMENTA DEVIDO ADMIÇÃO MAIOR DE AR, MAS NA BOA A POTENCIA NÃO MUDA.
    COLOQUE VELAS 4 ELETRODOS BOSCH, VAI MELHORAR, OU AINDA NO MONOPONTO AUMENTE A PRESSÃO DO COMBUSTIVEL, UM POUCO EM TRONO DE 1,5 OU 1,6 BAR, VAI ANDAR BEM MAIS E BEBER UM POUCO TAMBEM, CUIDADO PARA NÃO AUMENTAR MUITO A PRESSAO NA LINHA SENÃO AS VELAS FICAM PRETAS, OUTRO MACETE É COLOCAR UMA BOBINA MAIS FORTE TAMBEM. TCHALL

  2. Quanta gente burra, meu Deus. A conclusão da matéria é que não foi encontrado nenhum benefício no uso e ainda perguntam nos comentários… Lamentável

  3. boa tarde.
    coloquei o filtro de ar que estava no outro carro no corpo de borboleta.
    A melhora foi notória, tanto em baixa quanto na alta. Em baixa ele sai mais solto e não preso como antes, com o aspecto de cansado. Sobre o consumo, se manteve do mesmo jeito, 8 km/l na cidade e média de 10,5 no etanol na estrada rodando até 130 km/l. Na estrada não cai tanto como antes, mas claro continua sendo 1.0.
    Na cidade, está mais desenvolto. No aspecto geral, melhorou na minha avaliação no mínimo 60%. Como já fui mecânico, então posso falar que houve sim algum resultado.

  4. Se isso funcionasse as montadoras por carro mas econômicos seria visível mesmo assim o povo insiste que melhora, só muda o ronco por isso chamam de esportivo e nada mas !!!

  5. Adoro ver os idiotas dizendo “a montadora sabia o que fazia quando projetou seu carro” a montadora faz o carro pra custar um valos X sendo assim suas peças seguem o cronograma de gasto se o carro custar mais não será só pela aparência e sim pela qualidade das peças, qualquer km pode usar peças melhores desde que ajuste todo o conjunto.

    • Aeeee, um comentário inteligente
      Tem gente q vai comprar carro popular e acha q vem com filtro top, a questão é q filtro inbox é muito melhor a qualidade, por isso bem mais caro, mas é lavável
      N é q ganha potência com ele mas n perde

  6. Entao, se o filtro inbox esportivo nao muda barulho e o filtro no geral muda porra nenhuma, cancelo a vontade de comprar um.

  7. Queria adicionar militec no motor, mudar o filtro de ar para um k&N esportivo, mas acho que vou gastar grana atoa nesse filtro.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui