Alé, o carro esportivo que faz quase 40km/l

8
851

Não sei se vocês lembram, ou tomaram conhecimento do premio “X-Prize”, ele foi lançado alguns anos atrás e objetivava premiar com US$ 10 milhões a primeira equipe capaz de desenvolver o primeiro veículo espacial particular e reutilizável, que fosse lançado com sucesso a uma altura de 115km, e pudesse fazer um segundo lançamento em tempo pré-determinado.

O prêmio foi ganho pela SpaceShip One, em 2004.

Ano passado a X-Prize Foundation anunciou o Automotive X-Prize, visando premiar a primeira equipe a produzir um carro capaz de alcançar uma autonomia de 100 milhas por galão de combustível, o que traduzindo de medida imperial para métrica equivale a algo muito próximo à 42,5 Km/l, mas tão importante quanto o consumo é o lado pragmático da coisa, o veículo deve atender requisitos de fabricação em escala industrial.

Pois bem, na SEMA deste ano o primeiro competidor sério ao prêmio apareceu, trata-se de um pequeno híbrido canadense de três rodas batizado de “Alé”, que usa um motor movido a vapor de gasolina para gerar energia elétrica, que por sua vez impulsiona o carro. Notaram o detalhe da sentença anterior? Eu disse *vapor* de gasolina, e a forma como esta gasolina é vaporizada para injeção no motor é o segredo da empresa.

Antes das fotos, vale ressaltar que o fato do carro ter três rodas, não significa dizer que ele seja instável ou vá terminar tombando. Na realidade é um carro extremamente estável capaz de suportar acelerações laterais de até 1,7g. Abaixo algumas informações retiradas do site oficial:

  • Consumo: 39,11Km/l (ele precisa chegar à 42,5 km/l para ganhar o prêmio)
  • De 0 a 96Km/h em 5 segundos
  • Aceleração lateral máxima: 1,7g
  • Preço estimado: US$ 75.000,00
  • Produção inicial: de 100 à 200 unidades por ano
  • Meta de produção: 10.000 unidades por ano
  • A empresa planeja licenciar a tecnologia para terceiros

Mais fotos na extensão da postagem.

8 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui