Splinter, o super-carro de madeira

112
1440

Pouco menos de um ano atrás, eu postei no Cybervida algumas imagens do Splinter, o carro projetado por Joe Harmon, um norte-americano de 27 anos de idade, e que tem por grande diferencial ser um super-esportivo de madeira.

Isso mesmo madeira.

O carro foi projetado para ‘calçar’ um motor V8 de 4.6 litros com potência suficiente para levá-lo aos 385Km/h. Hoje, dando uma conferida no Autoblog, vi que a carroceria do carro foi finalmente presa ao chassi. Como comenta o blogão, ainda é está longe de andar, mas é sem dúvida algo inusitado ver o carro no estágio atual.

A novidade que a carroceria do carro trás, é o fato de ser composta por uma treliça de madeira recoberta por resina, o que lhe garante resistência e dá um aspecto que lembra o de fibra de carbono com uma coloração diferente. O próximo passo é a instalação do ‘trem de força’ (eixos, diferencial, caixa de marchas e motor).

Estou curioso para ver este carro rodando…

Clicando nas imagens, você poderão vê-las em alta resolução (wallpaper, como solicitado). Mais fotos e renderizações na extensão da postagem – as duas primeiras são especialmente pesadas.

112 COMENTÁRIOS

  1. Coisa linda! O carro é réplica de algum que já existe ou o cara que inventou???
    Parece mais ou menos um bugatti!

  2. Lembra o Ford GT 90 concept.
    A pergunta é: madeira reflorestada ou a destruição da natureza no melhor estilo american way of life?

  3. Só imagino o carro pegando fogo com o calor que esse motorzinho vai produzir. Ou será que ele pensou nisso também?

  4. Olha nunk vi carro em madeira só avião, navio, e meus parabéns pois é uma obra de arte esse carro!!!!!!!!!
    Os detalhes são perfeitos tudo nele é perfeito!!!!!
    e você tem uma pessoa no Brasil que é admirador do seu trabalho.
    Francisco

  5. Se a moda pegar, vai ter muita gente fazendo esse super carro com o chassi do fusquinha velho encostado no quintal.
    Resta saber quanto custaria pra fazer um desses, mas a ideia é maravilhosa. Concerteza ele pode ser mais simples.

  6. AAAAAAAAAAAAAAAaaah sem meu apoio!
    Isso é horríveeel! Essa Humanidade, que só pensa no consumismo e tá a fim de destruir mais a naturezaaa. Porque que não fazem com um material que não prejudiquee?

    Tô triste 🙁

  7. O Desing é arrojado. O motor não fica pra trás, duplo comando no cabeçote, 32 válvulas, injeção… mas, na boa, antes desse brinquedo atingir 385Km/h, ele se desmantelará todo, para infelicidade do piloto, huahauhaua. Ele está de parabéns pela oficina, pelo trabalho incrível e pela audácia, mas deveria ter feito um curso de soldagem, hehehe.

  8. Seria bom fabricá-lo em maior escala, assim insentivamos as plantaçoes de árvores e a industria automovilistica.

  9. Ô, Povo cabeçudo!

    Trata-se de uma verdadeira obra de arte! Não tem nada que ver com a tal “consciência ecológica” ou ainda “preservação ambiental”… Acompanhem comigo: uma obra de arte não se ocupa desse tipo de conceito! Aquela montanha nos EUA, que esculpiram as caras de um monte de presidentes? Arrancar um bloco de mármore maciço de uma pedreira qualquer e esculpir o David? E tantas outras mais… a começar pelo seu próprio PC, manezada!

    Enquanto esse carro for peça única, por mim, ele pode derrubar quantas árvores quiser para acabá-lo!

  10. O problema não é se vai pegar fogo e sim se o chassi de madeira iria suportar as torções que iriam exercer sobre o carro principalmente nas curvas… E este lance de tanta madeira blablabla é besteira, vc sabe se esta madeira é de reflorestamento? com certeza vc já usou mais madeira em forma de papel do que este cara usou para fazer este carro, ou mesmo o metal dos carros modernos, como fica a região da onde foi extraido o mineral? ou da onde vc acha que o plastico e a tinta do seu carro é derivado… pode ter certeza que a extração exarcebada do petróleo prejudica muito mais que este carro rs… O ser humano moçada, infelizmente está no topo da cadeia alimantar, sem predadores a gente cresce que nem vírus e uma população tão grande como a nossa desequilibra todo o meio ambiente… votos para o controle de natalidade rs

  11. ficou irado cara! vc é um gênio, tanta perfeição, em algo que só quem gosta é quem sabe o valor do diferente. valeu!brazil

  12. Eu tbm concordo que é apenas uma obra de arte. Com relação à preservação ecológica.. O que é preservação? Ter um carro V8..V12??? ou ser um playboy e ter uma Dodge Ram com aquela estrutura gigante que consome muito mais energia.. agua e material pra produzir? sem contar o consumo de combustível

  13. O Carro tá ficando show de bola, mas se fosse ele deixaria longe dos cupins, já pensou vocês terem que levar o carro no mecânico e o defeito dele for excesso de cupins no painel! RSRS! Parabéns pelo projeto!

  14. Nao é um carro, pode ate ser uma oba de arte, mas carro tem que andar! Ou voce acha que isso ai nao vai quebrar alguma parte no primeiro buraquinho que pasasr ou na primeira forcada do motor, hahaha

  15. Garanto que se fosse derrubar madeira para fazer a decoração da casa a mulherada não falava nada, rá rá rá… enfim, o design é perfeito e o trabalho então, nem se fala, parabéns

  16. A consciência é saber que depois de pronto, e andando a 20km p/ hora, vai ser vendido por mais de US$5000.000,00 sim, digo mais de CINCO MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS!!! Isso sim que é “consciência”

  17. Com certeza é uma obra de arte, parem de achar problema onde não tem, esse carro não vai ser feito pro mundo inteiro para acabar com as florestas, um carro desse não faz tanto mal qto os milhões soltando dióxido de carbono pelo planeta inteiro…

    Se liguem ow, e apreciem somente…

  18. Bem, é uma obra de arte, fica muito bem em uma exposição, feira automobilistica etc… No Brasil a muito tempo atrás houve uma pessoa que construiu um carro de madeira que andava, tinha um estilo mais clássico. O trabalho de marcenaria é primoroso.

  19. Designer impecavel, lindo, maravilhoso, arrojado, perfeito. Como conceito e obra de arte não tem oque se falar, esta tudo certo. Agora em termos praticos… se houver uma colisão essa madeira toda se fragmenta e atinge os passageiros de maneira muito mais letal que o aluminio ou a fibra de carbono, ou outros materiais utilizados no momento para fabricar autos. Sem falar na temperatura que os 385 cavalos vão produzir, ou seja, se der uma esticada muito forte o carro vai vierar uma bela tocha em alta velocidade.
    Lindo trabalho de arte, o autor está de parabéns.

  20. A idéia dos carros de madeira pode ser usada p/ ex. em cinema p/ baratear a produção dos filmes, já q ele deve ser + barato e a madeira dos carros destruídos nas cenas serem automaticamente reaproveitadas p/ outros fins ou filmes.

  21. Uma coisa é certa, é uma idéia legal, é um trabalho de alta qualidade e perfeição. Mas na boa, não deve ser seguro para se locomover e ainda mais a 385 km/h. Madeira não é como o Aço, Alumínio ou a Fibra de Carbono que aguente torção e tem resistência mecânica. Também tem a questão da consciência ecológica, derrubar muitas arvorés para se fazer carros como esse seria inviável e até mesmo ridículo. Não precisammos de mais destruição, os carros que já temos por ai já fazem sua sugeira e destruição. Mas como obra de arte é um belo e maravilhoso trabalho…

  22. no mundo em que vivemos onde se desmata tanto um kra teve a “brilhante” idéia de produzir um carro de madeira pelo amor de deus será que ninguém pensa que pra ele fazer isto ele precisa de uma madeira bem grande imagina o tamanho da árvore, agora magina o tempo que ela demorou pra fik desse jeito, ele nunca que vai conseguir reflorestar, no máximo faz um projetinho de engana bobo e continua destruindo a natureza…. não sou a favor deste tipo de coisa, é um belo objeto sem duvida mas teria que ser de metal aí sim sua beleza seria completa!!!

  23. Massa muita criatividade o problema é que..
    na hora de acelerar muito vai pegar fogo na trazeira auiahuiahuiha
    mas foi muito show a ideia PARABENS AO CRIADOR DESSA MAQUINA Q DE MADEIRA õ

  24. A melhor de finição realmente é “OBRA DE ARTE”. Em relação a desmantamentos e etc: devemos encarar como arte, isso não se efetivara para futuro (infelizmente?), e a projeto – lógico que o cara usou muito “Jimo Cupim”, e a suspensão deve trabalhar muito ajustada e, idependente logicamente.
    Pra uma pessoa fazer isso, se ele não pensou em tudo pensou em “quase” tudo. Trabalho no seguimento automobilistico desde 1988 e ainda não tinha visto nada igual.
    PARABÉNS, SHOW !!!!!

  25. huahauhauha, esse carro é massa, acho que os meu chará o Flintstone iria gostar de andar numa dessas, a única diferença seria somente o motor pq com os pés é impossível chegar a 10% da capacidade desse motor.

    Coisa Bela!!!!!!!!

  26. Estou 100 palavras.. É incrível.. Parabéns pelo projectista. Ele é um Génio. Não tenho críticas. Fuiiiiiiii

  27. Bro, your car is amazing! But.. I really don’t think it will run, as said by many others, on the first turn it will crash or, if you hit anything with this car you’re gone… But for sure you have a new version of the legendary Dodge Tomahawk (a V10 8.2 680cv byke that is sold only as an sculture; it can’t be used ‘cause its top speed was estimated as 700km/h+! rsrs)
    Congratulations anyway bro!

  28. O criador esta de parabéns muito lindo mesmo,mais a questão e se esse exemplar vai poder rodar normalmente ou vai ser só ficarmos apreciando essa maravilha…uma boa tarde a todos.

  29. O carro é muito bonito e tal….. gostei muito também tem um bom design e aliás deve ter dado muito trabalho pôs boa parte das peças foram constituídas em madeira maciça, entretanto não vai vingar….. até pelo fator ambiental na qual muitas pessoas iram protestar contra esse carro que com certeza derrubou muitas árvores para ser construído e porque mesmo sendo bonito, ele não tem segurança…. o chassis é feito de madeira e a carroceria também, em uma batida ele ficaria literalmente destruído assim como o piloto também….. ao meu ponto de vista dirigir esse carro é um suicídio.

  30. o meu não como conseguem construirnum carro desses eu quero ve esse carro no brasil da uma volta em salvador do sul rio grande do sul. uma pergunta em qual fabrica ele vai ser fabricado resposta e-mail acima.até mais e espero o carro no brasil

  31. a o nathan tambem escreveu eu acho a mesma coisa que ele.so que mandei o e-mail acima o meu. faloooo e que carro bala super legal até mais

  32. Vai ser madeira de dar em doido,pau pra toda obra!!!Acho que a frente lembra o New Civic,é bonito que adquirir este carro só terá problemas com os cupins!!!KKKK

  33. ta zuando carro mo manero e tem gente pensando em arvore…
    vai manda critica pra papelaria que gasta umas 50x mais arvore que um carro, em ves de ficar estragando uma obra de arte dessa com critica tinha que adimirar.
    o unico perigo e se a moda pegar =p

  34. Carro de madeira com cara de metal!?
    Eu vejo mais égo acima de tudo do que a preservação ambiental!
    Ele é legal porque é de madeira ou é legal porque é bonito!?
    acho que a questão ambiental ficou anos luz ai!
    Um motor ahidrogenio e feito de madeira reciclavel a custo popular teria mais coerência.
    o lado bom é o design pra la de original!
    nota10 para o design, e zero para o comprometimento com o futuro do planeta!

    • Carro de madeira com cara de metal!?
      Eu vejo mais égo acima de tudo do que a preservação ambiental!
      Ele é legal porque é de madeira ou é legal porque é bonito!?
      acho que a questão ambiental ficou anos luz para traz ai!
      Um motor ahidrogenio e feito de madeira reciclavel a custo popular teria mais coerência.
      o lado bom é o design pra la de original!
      nota10 para o design, e zero para o comprometimento com o futuro do planeta!

  35. poxa,que legal, eu sempre gostei de desenhar carros,faz tempo que não pego no lápis,mas concordo com os comentários dos internaltas,eu em minha opinião desde que fique para mostra em salão,por que se essa onda pega, pois alguns séculos ainda usava -se madeira, mas hoje pode usar outras forma de matéria prima,mas ficou muito criativo tu és talentoso.

  36. opa…mto legal o carro, criatividade 100%, gostei mto do estilo, espero ver pronto!! so uma coisa estranha na reportagem, posso estar lendo de forma errada, mas no inicio da esta escrito:

    “…um norte-americano de 27 anos de idade, que tem por grande diferencial SER UM super-esportivo de madeira.”

    isso da a impressão que o escritor diz, que o rapaz é um super esportivo de madeira. É apenas uma obsevação.

    grato
    vilson martins

  37. QUANTA COISA BESTA HEIN!, EM PELO INICIO DO SECULO 21, EM QUE FALAMOS EM FIM DOS DESMATAMENTOS , APARECE ESSE DOIDO COM CARRO DE MADEIRA , E MADEIRA DE LEI… OLHA OS TROCOS ARRACADOS, OTIMA IDEIA BABACA

  38. que joia que vale é a ideia deste genio que meresce um premio de reconhecimento.valeu moacir de joinvlle sc

  39. Fantastico. ideia original. A minha dúvida é se todas as questões mecanicas e aerodinamicas foram bem estudadas!por exemplo velocidade versus peso da madeira…e mais prejuizo para a natureza e planeta.

  40. ARTE É ARTE…MAS DUVIDOO QUE DÁ PRA RODAR NUM DESSES POR AÍ…QUALQUER BATIDINHA E TAMUS NÓIS NO MARCENEIRO…RSRSRSRS

  41. lindo…

    Quanto aos peseu-ambientalistas, vcs tem mais madeira dentro de casa do que o criador está usando para fazer o carro… Bando de desocupados…

  42. é uma idéia se utilizada com madeira reflorestada e movido a água seria um caminho

  43. Um otimo projeto, com uma boa proposta de aplicação quanto ao estudo do material utilizado, Mal foi a arte final da obra não ter ficado, como o proposto no 3D, perdendo um pouco de detalhe nos vidros laterais e o farol que sumiu, lembro de ter visto o blog do grupo a cerca de um ano atrás e gostei como vinha sendo feito o carro nos detalhes do aro a fixação da estrutura e tudo mais. Com certeza foi uma dedicação imensa para poder finalizar-lo, mas realmente fiquei surpreso de no final ficar em haver estes minimos detalhes que querendo ou não influenciaram ao meu ver na beleza final do projeto.Mas con certeza este bolido foi uma obra de superação e o grupo todo esta se parabens pelo feito.
    espero futuramente voces terem noticias de aqui no Brasil alguem estar fazendo algo tão adimiravel. Congratulaitions for all people that work im project.

  44. Mistura de lamborguinni, bugate e um pouco da ferrari, o carro e realmente lindo na lateral e por traz, a frente é meio esquisita e o eixo dianteiro praticamente no colo do motorista (dá medo), toda vez q for abastercer tem q levantar o capó? rodas de madeira para um carro super esportivo? (isso num era usado em carroça?), vcs podem não gostar da minha opinião, fazer o que? Coloquem fibra no lugar da madeira, (comprar veneno contra cupim e sacagem)mudem a frente, tirar pelo menos o eixo do colo do morista, façam um pequeno cote arredondado destacanto o lugar de colocar combustivel, uma rodas de liga-leve seria bem legal. Agora fazer esse carro em escala de brinquedo, venderia muito. abraçoo

  45. Os Dragsters são um chassis, com motor e suspensões, com uma bolha de plástico. este é um pouco mais elaborado em peças de madeira, no entanto a carroceria pode ser em laminados de madeira coladas e a estrutura de madeira maciça, moldada e associada a um chassi.Aí eu entendo que funcionaria e poderia ser seguro

  46. muito bonito os carros mas queria um bem simples de madeira sem ser de rolimã mas não achei nenhum então resolvi fazer um do meu jeito consegui as madeiras que precisava e peguei a caixa de ferramentas do meu pai e estou andando nele pra ir na casa das minhas amigas só que estou andando na calçada é claro

  47. Olá também faço carrinhos de madeira em miniatura, gostaria de um dia conhecer pessoalmente sua oficina, achei muito interessante os detalhes em seus carros. Se possível mande um endereço para poder nos encontrar ou me ligue 011 7115-4920 cel. vivo. Obrigada aguardo uma reposta.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui