Nova Saveiro 2010 – Agora sim!

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A Volkswagen do Brasil convidou o Autozine, junto com outros blogueiros, para conhecer a Nova Saveiro 2010, e a linha de montagem que faz a Saveiro, Gol, Voyage e o Polo, em São Bernardo do Campo – SP,  e a experiência foi sensacional. Infelizmente não é permitido levar câmeras, por conta da confidencialidade de uma fábrica de automóveis,  mas fomos acompanhados de um fotógrafo profissional que registrou toda a visita, e as melhores fotos da Saveiro eu mostro abaixo. Clique nas fotos para ampliar.

Projeto totalmente brasileiro, a Saveiro foi pensada para as nossas ruas – são mais de 1 milhão de km de vias, sendo que só 5% tem asfalto em bom estado. Tendo isso em vista, a suspensão de feixe de molas, sistema mais duro que deixa o carro mais instável, foi abandonado, e a suspensão do Golf foi adotada, devidamente reforçada para aguentar os 700kg de carga total do modelo estendido.

Um ponto do qual sempre fui crítico da Volkswagen era o acabamento da linha Gol, que na quarta geração deixava a desejar, porém nessa geração isso mudou. Os materiais estão agradáveis ao toque, as peças bem encaixadas, espaço interno digno de carro maior, posição de dirigir alta, com ótima visão do trânsito, boa posição da alavanca de câmbio e comandos bem à mão. A cabine estendida, novidade no modelo, oferece o tamanho de um porta-malas de um carro compacto, longe da chuva, da poeira e dos ladrões. A caçamba também conta com fechadura a chave, solução inédita no segmento, o que oferece mais segurança ainda.

Clique aqui para ler mais e ver mais fotos da Nova Saveiro 2010, incluindo fotos da linha de produção

O estepe fica abaixo do veículo, e o acionamento é protegido pela tampa com chave – dificultando o roubo ao máximo, e não tomando espaço do interior ou da caçamba. O argumento (válido) da Volkswagen é que o cliente paga pelo espaço, e eles não podem tomar esse espaço colocando um estepe, seja na área de carga ou de passageiros. O visual do veículo é limpo, sem exageros, mesmo na bela versão Trooper, vista na foto abaixo, lembrando é só clicar nas fotos para ampliar. Repare no desenho – assemelha-se a o de um cupê (ou coupé, como preferir) – o coeficiente de arrasto é melhor do que o do Gol! Inédito para uma picape derivada de um carro!

A linha de produção me impressionou, é incrivelmente limpa, silenciosa (comparada a linha de produção do G4), moderna – com robôs fazendo grande parte do trabalho, grande (eu calculo que andamos uns bons 3km de linha de montagem do G5/Polo) e rápida, pois são necessárias menos de 22 horas de trabalho de chapa bruta até o carro finalizado, contra 60 horas de antigamente (na época do Fusca), quando os carros tinham muito menos peças para serem montadas.

A posição do carro durante a linha de montagem varia conforme o serviço a ser feito – se é algo em baixo do carro, o carro sobe, se é dentro, abaixa um pouco, se é na parte superior, abaixa mais – tudo para evitar o máximo de fadiga nos funcionários e aumentar a eficiência.

A parte mais interessante da linha, é a junção da parte superior e inferior do carro – a parte da lataria é feita no pavimento superior, enquanto o trem de força é montado junto com a suspensão dianteira, escape e algumas outras partes no pavimento inferior, e em devido ponto tudo é “encaixado” com precisão milimétrica. “Rigorrôsa”, como diz a propaganda (e o post do meu amigo Garcia)

E a segurança é tanta que caminhavamos tranquilamente em baixo de carros passando, como dá para ver na imagem abaixo.

A revelação da Saveiro (de brincadeirinha, já tinhamos visto na linha de produção mesmo)

Outra ótima soluçào da tampa traseira, também inédita no segmento (e eu não lembro de ter visto em picapes maiores) é a adição de amortecedores para a abertura em dois estágios da tampa, o que evita acidentes, especialmente com crianças, e torna a tampa muito mais leve de abrir e fechar. Iluminação da caçamba também está disponível, uma utilidade que quase nenhuma outra tem.

Eu gostei muito desta cor azul, foge do padrão prata/cinza das ruas brasileiras (não posso falar nada, tenho um carro prata e outro cinza)

O apoio para pé na lateral é super util. Eu, como ex-proprietário de uma Picape Corsa, sei quanto isso faz falta – sempre utilizava o pneu, sujando o sapato e a calça – e quando o carro estava carregado, a distancia era pouca entre o pneu e o para-lamas, não permitindo colocar o pé alí. A evolução da Saveiro em relação as outras e inclusive a Saveiro G4 é nítida, e ela veio sim para tirar o sono das concorrentes. Eu vi e comprovei.

A Saveiro é oferecida com o motor VHT 1.6 de 104cv no Álcool e 101cv na Gasolina – o mesmo que equipa o Polo, Gol e Voyage. É o único porém no carro – eu acredito que poderia oferecer um pouco mais de potência, mas nada que faça falta.

Os blogs participantes foram os seguintes:

Anderson Costa – Velocidade – http://velocidade.org
Twitter: http://twitter.com/andersoncosta

Diego Toledo – Dormiu – www.dormiu.com.br
Twitter: http://twitter.com/dormiu

Eduardo Hoffman – Motor S/A – http://motorsa.com.br
Twitter: http://www.twitter.com/eduardoh


Victor Vasques – Com Limão –
http://www.comlimao.com

Twitter: http://twitter.com/comlimao


Eber do Carmo – Notícias Automotivas –
http://www.noticiasautomotivas.com.br
Twitter: http://twitter.com/automotivas

Rodolfo Castrezana – Omedi – http://omedi.net
Twitter: http://twitter.com/castrezana

Eduardo Rimoli – No Trânsito –
http://www.notransito.com
Twitter: http://twitter.com/no_transito

Rodrigo Carlos Magno – Papo de Homem –
http://papodehomem.com.br
Twitter: http://twitter.com/papodehomem

Marcos Garcia – Mundo Veloz – http://mundoveloz.f1mania.net (de quem essa lista foi devidamente copiada e colada)

Twitter:  http://twitter.com/mvgarcia

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