Nova Saveiro 2010 – Agora sim!

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A Volkswagen do Brasil convidou o Autozine, junto com outros blogueiros, para conhecer a Nova Saveiro 2010, e a linha de montagem que faz a Saveiro, Gol, Voyage e o Polo, em São Bernardo do Campo – SP,  e a experiência foi sensacional. Infelizmente não é permitido levar câmeras, por conta da confidencialidade de uma fábrica de automóveis,  mas fomos acompanhados de um fotógrafo profissional que registrou toda a visita, e as melhores fotos da Saveiro eu mostro abaixo. Clique nas fotos para ampliar.

Projeto totalmente brasileiro, a Saveiro foi pensada para as nossas ruas – são mais de 1 milhão de km de vias, sendo que só 5% tem asfalto em bom estado. Tendo isso em vista, a suspensão de feixe de molas, sistema mais duro que deixa o carro mais instável, foi abandonado, e a suspensão do Golf foi adotada, devidamente reforçada para aguentar os 700kg de carga total do modelo estendido.

Um ponto do qual sempre fui crítico da Volkswagen era o acabamento da linha Gol, que na quarta geração deixava a desejar, porém nessa geração isso mudou. Os materiais estão agradáveis ao toque, as peças bem encaixadas, espaço interno digno de carro maior, posição de dirigir alta, com ótima visão do trânsito, boa posição da alavanca de câmbio e comandos bem à mão. A cabine estendida, novidade no modelo, oferece o tamanho de um porta-malas de um carro compacto, longe da chuva, da poeira e dos ladrões. A caçamba também conta com fechadura a chave, solução inédita no segmento, o que oferece mais segurança ainda.

Clique aqui para ler mais e ver mais fotos da Nova Saveiro 2010, incluindo fotos da linha de produção

O estepe fica abaixo do veículo, e o acionamento é protegido pela tampa com chave – dificultando o roubo ao máximo, e não tomando espaço do interior ou da caçamba. O argumento (válido) da Volkswagen é que o cliente paga pelo espaço, e eles não podem tomar esse espaço colocando um estepe, seja na área de carga ou de passageiros. O visual do veículo é limpo, sem exageros, mesmo na bela versão Trooper, vista na foto abaixo, lembrando é só clicar nas fotos para ampliar. Repare no desenho – assemelha-se a o de um cupê (ou coupé, como preferir) – o coeficiente de arrasto é melhor do que o do Gol! Inédito para uma picape derivada de um carro!

A linha de produção me impressionou, é incrivelmente limpa, silenciosa (comparada a linha de produção do G4), moderna – com robôs fazendo grande parte do trabalho, grande (eu calculo que andamos uns bons 3km de linha de montagem do G5/Polo) e rápida, pois são necessárias menos de 22 horas de trabalho de chapa bruta até o carro finalizado, contra 60 horas de antigamente (na época do Fusca), quando os carros tinham muito menos peças para serem montadas.

A posição do carro durante a linha de montagem varia conforme o serviço a ser feito – se é algo em baixo do carro, o carro sobe, se é dentro, abaixa um pouco, se é na parte superior, abaixa mais – tudo para evitar o máximo de fadiga nos funcionários e aumentar a eficiência.

A parte mais interessante da linha, é a junção da parte superior e inferior do carro – a parte da lataria é feita no pavimento superior, enquanto o trem de força é montado junto com a suspensão dianteira, escape e algumas outras partes no pavimento inferior, e em devido ponto tudo é “encaixado” com precisão milimétrica. “Rigorrôsa”, como diz a propaganda (e o post do meu amigo Garcia)

E a segurança é tanta que caminhavamos tranquilamente em baixo de carros passando, como dá para ver na imagem abaixo.

A revelação da Saveiro (de brincadeirinha, já tinhamos visto na linha de produção mesmo)

Outra ótima soluçào da tampa traseira, também inédita no segmento (e eu não lembro de ter visto em picapes maiores) é a adição de amortecedores para a abertura em dois estágios da tampa, o que evita acidentes, especialmente com crianças, e torna a tampa muito mais leve de abrir e fechar. Iluminação da caçamba também está disponível, uma utilidade que quase nenhuma outra tem.

Eu gostei muito desta cor azul, foge do padrão prata/cinza das ruas brasileiras (não posso falar nada, tenho um carro prata e outro cinza)

O apoio para pé na lateral é super util. Eu, como ex-proprietário de uma Picape Corsa, sei quanto isso faz falta – sempre utilizava o pneu, sujando o sapato e a calça – e quando o carro estava carregado, a distancia era pouca entre o pneu e o para-lamas, não permitindo colocar o pé alí. A evolução da Saveiro em relação as outras e inclusive a Saveiro G4 é nítida, e ela veio sim para tirar o sono das concorrentes. Eu vi e comprovei.

A Saveiro é oferecida com o motor VHT 1.6 de 104cv no Álcool e 101cv na Gasolina – o mesmo que equipa o Polo, Gol e Voyage. É o único porém no carro – eu acredito que poderia oferecer um pouco mais de potência, mas nada que faça falta.

Os blogs participantes foram os seguintes:

Anderson Costa – Velocidade – http://velocidade.org
Twitter: http://twitter.com/andersoncosta

Diego Toledo – Dormiu – www.dormiu.com.br
Twitter: http://twitter.com/dormiu

Eduardo Hoffman – Motor S/A – http://motorsa.com.br
Twitter: http://www.twitter.com/eduardoh


Victor Vasques – Com Limão –
http://www.comlimao.com

Twitter: http://twitter.com/comlimao


Eber do Carmo – Notícias Automotivas –
http://www.noticiasautomotivas.com.br
Twitter: http://twitter.com/automotivas

Rodolfo Castrezana – Omedi – http://omedi.net
Twitter: http://twitter.com/castrezana

Eduardo Rimoli – No Trânsito –
http://www.notransito.com
Twitter: http://twitter.com/no_transito

Rodrigo Carlos Magno – Papo de Homem –
http://papodehomem.com.br
Twitter: http://twitter.com/papodehomem

Marcos Garcia – Mundo Veloz – http://mundoveloz.f1mania.net (de quem essa lista foi devidamente copiada e colada)

Twitter:  http://twitter.com/mvgarcia

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38 COMENTÁRIOS

  1. A Saveiro é linda, ficou muito bonita mesmo, especialmente na versão Trooper, só acho que poderia vir com motor 1.8 ou 2.0 como a antiga TSi(bolinha), mas é linda d+ e a Strada tem concorrente de peso viu…

  2. Muito legal o post. É difícil ver matérias que mostrem o interior das fábricas, os carros sendo produzidos, ainda como “esqueletos”. Muito interessante. Parabéns.

  3. “O apoio para pé na lateral é super util.” Concordo. Idéia já adotada na Chevrolet Montana, que também é muito bonita.
    Só não gostei do capô, que ficou parecendo uma tampa, mas é o mesmo do gol, então não poderia ser diferente. No mais parece que o carro ficou bom mesmo.

    Ps: Fiquei com vontade de ver as imagens, lendo o texto, mas elas não estão aparecendo.

  4. Muito boa a matéria.
    Mas como uma amante da Saveiro, ex proprietário de 3 delas. Senti que dessa vez a Volks deixou de ser tendência e copiou a concorrência. Traseira da Strada, “Máquina de Coca Cola” na lateral da Montada. Não é nem um carro para a cidade, nem esses tentativas de “off road”, que andam fazendo por ai.
    Copia aqui, aproxima ali enfim… parece um carro sem essência.
    Mas enfim, o negócio é cuidar muito bem das G3 que estão por ai, pois essas sim já entraram e ficarão para história.

  5. Muito boa a matéria. Bem legal ver a linha de produção desse fantástico carro.
    A saveiro está muito linda mesmo, e agora não tem mais espaço para concorrentes. Na verdade acho que a saveiro nunca teve concorrentes, sempre esteve um nível acima das outras picapes.
    Eu não curti tanto esse apoio lateral, acho que deveria ter a opção de vir ou não com ele. Mas isso é só detalhe, quero ver quando aparecer as savas na rua, vai ser coisa linda de se ver. E pra galera que não curtiu tanto assim, é só esperar aparecer as savas baixas, com 17… vai humilhar!

  6. está muito bonita, mas eu acho que ficaria melhor se tivesse para-choque traseiro e dianteiro para deixa-la com uma aparencia mais agressiva.

  7. o comentario do fabricio ferreira diz tudo… melhor conservar as G3 pq sao o topo de designe da VW. se bem que so acho feia mesmo so as gII bolinha e essa nova aí g5. Alias, essa g5 e a mais desarmonica de toda a historia dessa picape campeã de todos os tempo… triste fim para a saveiro essa nova versao horrivel.. espero que seja a ultima pra VW aposentar com honra da linha saveiro

  8. a nova saveiro a carroceria ficou muito parecida com a montana,minha nota de 0 a 10 minha nota 7,5…….

  9. A minha opnião é a seguinte, esperava um pouco mais, ela não é gabine dupla, deveria ser gabine dupla! Tem apenas um pequeno banco atrás para sentar, não recomendado, pois não tem cinto, o fabricante diz que é para malas, mas se carregar pessoas, que é inevirável… correrá o risco de ser multado por guardas. Quero uma saveiro de gabine dupla, e não essa pustiça. Do reto tá a coisa + linda!!!

  10. sai da volks,por tinha muito riudo interno e batia muito painel e portas e entrava muita terra,será que resolveram os problemas,pois aumentando o tamanho vai aumentar o reservadorio de terra

  11. pena que com esta suspensão o carro não serve mais para trabalho e quem quer uma picape sempre vai carregar algo por isso fico com a strada mesmo agora tem de todo tipo cabine dupla simples so falta 4×4, saveiro ja era ta vendendo menos que a montana

  12. forma de pagamentos em quantas vezes e se aceita carro na entrada
    fiat strada adventure gabine dupla

    • a saveiro nova ficou pra tras mesmo nao tem jeito ,eu fiquei esperando ela com cabine dupla a vou ter que comprar da concorrencia mesmo a strada nao tem jeito que pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • strada cabine dupla é um fiasco,melhor comprar um carro..vê o espaço que ela da ,,so se for pra criança..
        fiquei um mê pesquizando para comprar uma picape,,se quero picape quero espaço na carroceria…usando ela pro dia a dia tem que ser economica…e como vou empreender uma boa quantia em dinheiro tem que ser bonita,boa,e ter um bom valor de revenda..
        e a manuntençao ter quer ser algo compensador,que não me assuste.
        compara isso,a strada da fiat com seu velho fecho de mola LX,samba de mais em alta velocidade,,bebe mais do que eu em feriado prolongado..plastico pra tudo que é lado(parece lego)com dois anos ja desbota tudo.Motor do antigo monza,usa-se o mesmo bloco,nem motor a fiat tem.a carroceria tem uma proteção sem nada por baixo,,com o tempo entrando agua enferruja,,
        agora a saveiro emborrachou embaixo da proteção,motor vht é oque temos de mais novo no brasil,sistema de peso inteligente que não deixa ela levantar a frente,melhor coificiente,desempenho economia,otimo valor de revenda,não fica lançando modelo atras de modelo,como a fiat faz,desvalorizando o modelo anterior,confortavel,linda..a cross é linda..com uma roda 17..é show,e entre todas elas a melhor tecnologia do conjunto mecanico..enfim os numeros não mentem..Comprar uma saveiro hoje dia 20/10/10 é impossivel..a não ser se poder esperar 90a 120 dias pra te entregar..então blogueiros..fazer oque nao sou fâ da VW nem da FIAT..mas a VW arrazou simplismente com a nova saveiro..

  13. já adquiri para meu uso. Picapinha fantastica, mto.confortavel e mantem aquela pegada “esportivinha” das anteriores, porém com comandos +amigaveis. Parabéns VW, só precisa melhorar a qualidade na hora da montagem e entrega do produto

  14. ficou bonita mas a minha comprei na bremen no dia 18 fevereiro 2010 bancos batendo,trancou a caixa de marcha batendo suspencao dianteira nao ten temporizador de limpador motor muinto barulhento bebe muinto 6.5km por litro no alcool 7.8 na gasolina precica rever varios iten

  15. A Volkswagen do Brasil ainda fica atrás, e muito, da inovação da fiat que com o Strada cabine extendida, atende a diversos setores do mercado. Precisamos no Brasil de um misto de veículo de passeio com utilitário. Seria uma mini picape sem os gastos de uma caminhonete.
    O ideal seria uma Saveiro com 4 portas!

    • bom Inovação é a nova saveiro,projeto novo,e se vc pesar todos os itens vai ver que realmente elea e melhor do que a estrada

  16. Quase me esqueci. A primeira montadora que criar uma picape pequena com QUATRO PORTAS (Saveiro, Strada,ou similar) no conceito passeio/utilitário, leva meu dinheiro. Por enquanto o meu ranking é: Strada 10X6 Saveiro.

  17. a saveiro esta muito linda só falta ela ter um preço compativel com a da strada mais como os vendedores falam saveiro e saveiro !

  18. Fica so o aviso, pois acabei de adquirir uma Saveiro Cabine Simples e no 3 mês tive o pneu do estepe roubado, e no breve levantamento que fiz, eles cortam o cabo que sustenta o pneu e ele desce de uma vez só, ou seja, não foi pensado pelos nossos queridos colegas projetista a proteção do mesmo, pois como se sabe, neste pais de ladrões todo o cuidado e pouco, fica a dica para a Wolkswagen, que o cabo seja projetado mais protegido, pois pensaram, em proteger o dispositivo debaixo da tampa para ninguém baixa-lo, mas esqueceram de proteger o cabo de aço que ele dizem que é resistente, para um alicate comum, não para o poderosos alicates usados na construção civil para cortar vergalhão, que o que vemos no noticiário que os ladrões estão usando.

  19. DECEPÇÃO!

    Chega a ser revoltante o descaso da VolksWagem com seus CLIENTES. A forma como é preso o estepe da Nova Saveiro é de uma negligência ESTÚPIDA!. Comprei uma nova Saveiro Trend e em menos de 10 dias tive o estepe roubado. Quando fui verificar, percebi que o estepe é preso por um cabo que é facilmente cortado com qualquer ferramenta de jardineiro.. Absurdo. Até meu sobrinho de 5 anos conseguiu pensar em mecanismos mais sofisticados contra este tipo de roubo. Nesse país por mais que inventem dispositivos sofisticados, os bandidos sempre conseguirão burlar tais dispositivos. Mas é inadimissível que um bandido roube seu estepe com 10 segundos.. Fui no caixa eletrônico e quando voltei eu já tava sem meu estepe.. É preciso um dispositivo que exija no minimo 5 minutos do bandido para que ele considere o empreendimento por demais arriscado. Volkswagem DECEPCIONOU..

    • Bom. Acabo de comprar um zero quilometros. Para mim não quer dizer muito se a montana ou a strada fa fiat são melhores, eu gosto´da wolks por isso optei pela saveiro. Mas estou muito preocupado com o estepe pois não quero ter um prejuiso. Enão fui olhar depaixo do carro procurando por um lugar para passar uma corrente e prender o estepe e para minha surpresa não achei. Quero saber se alguem de voces sabem como solucionar esse problema? Se já existe algum tipo de trava. Ou se vou ter de furar a lata mesmo para passar uma corrente eu até mesmo botar na caçamba e passara a corrente. Se a minha saveiro fosse cabine estendida talvez eu colocaria atraz do banco mas como não é agradeceria se alguem souber como eu poderia solucionar esse problema.

  20. Boa noite.

    Venho através deste levar ao público um problema que ocorreu no meu saveiro cross ano 2011 modelo 2012. O meu saveiro fez um ano em junho de 2012, fiz a 2ª revisão com 10.316 km, a primeira estrada de chão que andei após uma chuva, quando chequei ao meu destino tive uma surpresa desagradável, os paralamas traseiros estavam cheiro de barro chegando a tufar os parabarros ao ponto de encostar nos pneus trazeiros. Na revisão a concessionária de Sinop-MT, me informou que foi mau uso e não poderia fazer a reposição dos parabarros, pós ainda não tinha constatado em outro saveiro o mesmo problema. Que decepção o saveiro cross é um ótimo carro, mas não pode andar no barro, só no asfalto. Se alguém teve esse mesmo problema, por favor se possível ajude-me divulgar para tentarmos provar que os parabarros tem problema de fabricação, pois o barro fica preso nos paralamas e não tem saída.
    Edmilson V. Araújo
    Alta Floresta-MT.

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