26
fev
13

Novo Chevrolet Prisma 2013

Postado em Lançamento por Danilo Ferreira - Comments

A Chevrolet acaba de apresentar o Novo Prisma 2013. O carro, substituto do modelo que era baseado no Celta (que divide a plataforma com o Corsa Classic),  é totalmente novo, utilizando a mesma base da família Cobalt/Spin/Onix. Será vendido com motores 1.0 e 1.4, de 80 e 106 cavalos (no etanol), e virá somente nas versões LT e LTZ, não oferecendo a versão básica LS, restrita ao Onix.

Clique aqui para mais fotos e informações

O destaque do modelo é o amplo porta-malas de 500 litros, além do já conhecido bom espaço interno e acabamento do Onix.

Clique aqui para preços e modelos do Prisma 2013

Dirigimos a versão 1.0 LT por 180km no test drive do lançamento, e o desempenho é o esperado para um sedã 1.0 com 3 adultos – o suficiente para andar, mas não para andar esportivamente (que realmente não é a proposta do carro). O silêncio impera a bordo, melhor inclusive do que de carros de categorias superiores.

O painel é o mesmo do resto da família (e também do Sonic), inspirado em motocicletas esportivas, é de fácil leitura.

O modelo se mostrou bom de curvas e de estabilidade – grande parte do test-drive foi feito na chuva, e o carro não tomou conhecimento. Freios ABS, de série, seguram bem o modelo nas frenagens de emergência.

A traseira tem um desenho harmonioso, e a versão LTZ tem as lanternas fumê, que dão um ar sofisticado ao modelo.

Acima, a lanterna da versão LTZ, abaixo a da LT.

Acima, os faróis da versão LT, abaixo, da LTZ.

Abaixo, o bom porta-malas, de ótimos 500 litros.

Clique aqui para preços e modelos do Prisma 2013

Ficha técnica Novo Prisma 2013:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – NOVO CHEVROLET PRISMA 1.0 2013

RESUMO

Modelo:                                                         Prisma  1.0 LT
Carroceria / motorização:                               Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira

Construção:                                                    Aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação:                                                     Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil

 

MOTOR

Modelo:                                                         1.0 SPE/4

Disposição:                                                    Transversal

Número de cilindros:                                     4 em linha

Cilindrada (cm3):                                            999

Diâmetro e Curso (mm):                                                71,1 x 62,9

Válvulas:                                                       SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível:                 M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)

Taxa de compressão:                                     12,6:1

Potência máxima líquida

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                      Etanol: 80 cv a 6.400 rpm

Gasolina: 78 cv a 6.400 rpm

Torque máximo líquido

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                      Etanol: 9,8 kgfm a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm a 5.200 rpm

Combustível recomendado:                            Gasolina comum e/ou Etanol

Rotação máxima do motor (rpm):                   6.800

Bateria:                                                           12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado)

Alternador:                                                     80A (100A com ar-condicionado)

 

TRANSMISSÃO

Modelo:                                                         F17-5 HR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Relação de marchas:

Primeira:                                                                4,27:1

Segunda:                                                                2,35:1

Terceira:                                                 1,48:1

Quarta:                                                   1,05:1

Quinta:                                                   0,80:1

Ré:                                                         3,31:1

Diferencial:                                                    4,87:1

 

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira:                                                     Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores                                                                                                   telescópicos e barra estabilizadora

Traseira:                                                          Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção:                                                         Hidráulica, pinhão e cremalheira

Direção redução:                                            18,3:1

Direção número de voltas

(batente a batente):                                         3,2

Diâmetro de giro (m):                                     10,43

 

 

 

FREIOS

Tipo:                                                              Discos dianteiros, tambor traseiro

Disco diâmetro x espessura (mm):                                Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5

 

RODAS/PNEUS

 

Roda:                                                            Aço, 14 x 5J

Pneus:                                                            185/70 R14 (LT)

 

DIMENSÕES

 

Distância entre eixos (mm):                           2.528

Comprimento total (mm):                               4.275

Largura carroceria (mm):                                               1.705

Altura (mm):                                                  1.484

Bitola (mm):                                                   Dianteira: 1.487; traseira: 1.493

Altura mínima do solo (mm):                         128 (LT)

Peso em ordem de marcha (kg):                     1.031 (LT)

Distribuição de peso

(% dianteira/traseira):                                     60/40

 

CAPACIDADES

 

Porta-malas (litros):                                       500

Carga útil (kg):                                                               426

Tanque de combustível (litros):                     54

Óleo do motor (litros):                                   3,25 (3,50 com o filtro)

Sistema de refrigeração (litros):                      5,0

 

DESEMPENHO

 

Velocidade máxima (km/h):                         Etanol: 173
Gasolina: 169

 

Aceleração 0 a 100 km/h (s):                       Etanol: 12s7
Gasolina: 13s0

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – NOVO CHEVROLET PRISMA 1.4 2013

RESUMO

Modelo:                                                         Prisma  1.4 LT e LTZ
Carroceria / motorização:                               Sedã, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira

Construção:                                                    Aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação:                                                     Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil

 

MOTOR

Modelo:                                                         1.4 SPE/4

Disposição:                                                    Transversal

Número de cilindros:                                     4 em linha

Cilindrada (cm3):                                            1.389

Diâmetro e Curso (mm):                                                77,6 x 73,4

Válvulas:                                                       SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível:                 M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)

Taxa de compressão:                                     12,4:1

Potência máxima líquida

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                      Etanol: 106 cv a 6.000 rpm

Gasolina: 98 cv a 6.000 rpm

Torque máximo líquido

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                      Etanol: 13,9 kgfm a 4.800 rpm
Gasolina: 12,9 kgfm a 4.800 rpm

Combustível recomendado:                            Gasolina comum e/ou Etanol

Rotação máxima do motor (rpm):                  6.300

Bateria:                                                           12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado)

Alternador:                                                     80A (100A com ar-condicionado)

 

TRANSMISSÃO

Modelo:                                                         F15-5 WR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Relação de marchas:

Primeira:                                                                3,73:1

Segunda:                                                                1,96:1

Terceira:                                                 1,32:1

Quarta:                                                   0,95:1

Quinta:                                                   0,76:1

Ré:                                                         3,31:1

Diferencial:                                                    4,63:1

 

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira:                                                     Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores                                                                                                   telescópicos e barra estabilizadora

Traseira:                                                          Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção:                                                         Hidráulica, pinhão e cremalheira

Direção redução:                                            18,3:1

Direção número de voltas

(batente a batente):                                         3,2

Diâmetro de giro (m):                                     10,43

 

 

 

FREIOS

Tipo:                                                              Discos dianteiros, tambor traseiro

Disco diâmetro x espessura (mm):                                Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5

 

RODAS/PNEUS

 

Rodas:                                                           15 x 6J (aço – LT); 15 x 5,5J (alumínio – LTZ)

Pneus:                                                            185/65 R15 (LT e LTZ)

 

DIMENSÕES

 

Distância entre eixos (mm):                           2.528

Comprimento total (mm):                               4.275

Largura carroceria (mm):                                               1.705

Altura (mm):                                                  1.484

Bitola (mm):                                                   Dianteira: 1.487; traseira: 1.493

Altura mínima do solo (mm):                         130

Peso em ordem de marcha (kg):                     1.029 (LT); 1.079 (LTZ)

Distribuição de peso

(% dianteira/traseira):                                     60/40

 

CAPACIDADES

 

Porta-malas (litros):                                       500

Carga útil (kg):                                                               428 (LT); 378 (LTZ)

Tanque de combustível (litros):                     54

Óleo do motor (litros):                                   3,25 (3,50 com o filtro)

Sistema de refrigeração (litros):                      5,0

 

DESEMPENHO

 

Velocidade máxima (km/h):                         Etanol: 180
Gasolina: 180

 

Aceleração 0 a 100 km/h (s):                       Etanol: 10s1
Gasolina: 10s7

Clique aqui para preços e modelos do Prisma 2013

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Leonardo disse:

    Só eu achei essas linhas laterais extremamente desarmoniosas, comparado com o resto do carro?

  2. […] Economy / 4 cylinders) 1.0 e 1.4 litro, que equipam os automóveis Chevrolet Onix (hatchback) e Prisma (sedã) – os dois modelos resultantes do Projeto Onix – o primeiro lançado em outubro de 2012 e o […]