02
jul
12

Nova Ford Ranger 2013

Postado em Lançamento por Rafael Moreira - Comentários

A Ford acaba de lançar a nova Ranger 2013, com diferenciais que prometem tornar ainda mais acirrada a competição entre as picapes médias.

A nova geração da Ranger custou cerca de 1,1 bilhão de dólares e mais de 1 milhão de quilômetros de testes, incluindo desertos, regiões árticas e percursos no próprio Brasil. O resultado é uma nova geração disposta a repetir o sucesso da antiga, lançada em 1993 e que se manteve basicamente a mesma até hoje.

Motores e transmissões

A Nova Ranger vem disponível com motores 2.5 Flex de 168/173cv (Gasolina/Etanol) e 3.2 Diesel de cinco cilindros e 200 cv de potência. Há também um motor Diesel 2.2 destinado a frotistas.

As transmissões também são novas: manual de 5 ou 6 marchas e automática de 6 marchas, todas fabricadas pela Ford.

Versões

As versões permanecem basicamente as mesmas da geração anterior: Cabine simples e dupla, motores Diesel e Flex e tração 4×4 ou 4×2 com versões de acabamento XL, XLS, XLT e Limited.
Chassi, suspensão e direção são totalmente novos e possuem um comportamento bem distinto, conforme é a utilização das cabine simples e dupla, esta última, por exemplo, mais voltada a conforto e menor esforço em termos de capacidade de carga.

Sua distância entre-eixos é a maior da categoria, o que favorece uma maior capacidade de carga e espaço interno, este último um dos melhores da categoria, o que é importantíssimo, visto que era um grande motivo de reclamações na geração anterior.

As rodas de liga leve, de 16 polegadas na versão XLS e de 17 polegadas nas versões XLT e Limited, têm desenho forte e moderno.

A linha conta com nove opções de cores. cinco perolizadas: preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas: prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas: branco Ártico e vermelho Bari.

Interior refinado

Algo em comum nas novas gerações da Ranger e S10 é que deixaram aquele interior mais espartano e “bruto” característico de picapes de trabalho para algo mais aconchegante e moderno, próximo de um automóvel, mas sem perder a durabilidade.

Os bancos estão mais anatômicos e confortáveis e o painel tem comandos ergonômicos e intuitivos, com iluminação na cor azul “Ice Blue”.

A cabine conta com 23 diferentes porta-objetos, incluindo console no teto com porta-óculos, porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro. Outro destaque é o compartimento refrigerado no console, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para até seis latas de refrigerante.

Oferece também, dependendo da versão: ar-condicionado automático digital de dupla zona, GPS integrado com mapas do Brasil e tela de LCD de 5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, computador de bordo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos elétricos com ajuste em 8 posições, piloto automático e controle de áudio no volante.

Sistema de som com entrada para iPod, USB e conexão Bluetooth para celular, faróis com ajuste de altura, retrovisores com rebatimento elétrico, trio elétrico com abertura e fechamento global e abertura elétrica do tanque de combustível são outros itens disponíveis.

 Segurança

A Nova Ranger tem o conjunto mais completo de segurança ativa e passiva da categoria: seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), carroceria reforçada com zonas de deformação programada, sensores inteligentes de severidade de impacto, freios ABS, câmera traseira, sensor de ré, além de controle de estabilidade com 8 funções, o mais avançado da categoria. Além disso, é a única picape média do mercado a conseguir 5 estrelas na classifcação EuroNCAP.

O controle eletrônico de estabilidade é capaz de desempenhar as seguintes funções: controle de tração, controle automático de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, controle de oscilação de reboque, controle adaptativo de carga, controle anticapotamento, luz de frenagem de emergência e assistência em frenagem de emergência.

Equipamentos e preços

​A Nova Ranger está disponível em 13 catálogos: cinco com motor 3.2 Diesel, quatro com motor 2.5 Flex e quatro com o motor 2.2 Diesel, este último exclusivo para frotistas.

A Nova Ranger 3.2 Diesel cabine dupla 4×4 XLT é equipada com trio elétrico, ar-condicionado digital de dupla zona, airbag duplo, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com oito funções, diferencial traseiro blocante, piloto automático, áudio com Bluetooth, santantônio e estribos cromados, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas.

  • Custa a partir de R$ 114.900,00 com câmbio manual e R$120.400,00 com câmbio automático.

A versão 3.2 Diesel cabine dupla 4×4 Limited, topo de linha, vem também com airbags laterais e de cortina, GPS, câmera de ré, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, bancos com ajuste elétrico em 8 direções, retrovisores com rebatimento elétrico, console refrigerado, santantônio estilizado e bagageiro no teto.

  • Custa a partir de R$ 130.900,00 e está disponível somente com câmbio automático.

Por fim, a versão 2.5 Flex cabine dupla XLT vem com trio elétrico, ar-condicionado digital de dupla zona, airbag duplo, freios ABS com EBD, piloto automático, áudio com Bluetooth, santantônio e estribos cromados, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas.

  • Custa a partir de R$ 75.500,00 e está disponível somente com câmbio manual.
Preços de outras versões
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Simples XLS – R$ 61.900
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Dupla XLS – R$ 67.600
Ranger 2.5 Flex 4×2 Cabine Dupla Limited – R$ 87.500

Ranger 2.2 Diesel 4×4 XL Cabine Simples Manual – R$ 77.900
Ranger 2.2 Diesel 4×4 XL Cabine Dupla Manual – R$ 92.500

Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Simples XLS Manual – R$ 97.900
Ranger 3.2 Diesel 4×4 Cabine Dupla XLS Manual – R$ 106.900

Toda a linha conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e oferece manutenção com preços competitivos de peças de reposição. Como oferta de lançamento, a Ford Credit e a Mapfre Seguros oferecem uma apólice de seguro para a Nova Ranger sem perfil do condutor e com preço especial.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz