21
set
12

Lançamento – Novo Volvo V60

Postado em Lançamento por Danilo Ferreira - Comments

A Volvo acaba de lançar o V60, o primeiro Sportswagon da marca. Baseado no fantástico S60, o veículo será vendido em 3 versões – T5 Comfort, T5 Dynamic (ambos com motor 2.0 turbo de 240 cavalos) e a T6, com motor 3.0 de 304 cavalos. Todos vem com o visual R-Design, que é o pacote esportivo da marca sueca.

Clique aqui para mais fotos e informações

O V60, como todo Volvo, está recheado de equipamentos de segurança. Airbags dianteiros, laterais e de cortina, cintos de segurança com pré tensionador, encostos de cabeça que evitam lesões na coluna, City Safety, que evita batidas até 50km/h (sim, ele percebe que você não está freando e freia sozinho), controle de tração DTSC e Corner Control, que auxilia o carro nas curvas vem de série desde a versão Comfort.

Na versão T6 ele ganha Pedestrian Safety, que evita atropelamentos até 35km/h, mesmo sem reação nenhuma do motorista. Ganha também o Adaptive Cruise Control – imagine um piloto automático que segue o trânsito – se coloque em uma via rápida de 90km/h por exemplo, ligue o sistema (limitando a 90km/h) e o carro segue o tráfego, sem que você tenha que acelerar ou frear. Se todos andarem a 90 (ou mais), ele irá a 90. Se o carro da frente reduzir para 60, ele também reduzirá, e seguirá o fluxo. Quando a velocidade do carro da frente subir, ele também acelera até o limite pré-estabelecido.  Convenhamos, isso em uma avenida 23 de Maio aqui em São Paulo é fantástico. Ah, o T6 tem tração integral, enquanto o T5, tração dianteira.

O desempenho do V60 é algo intenso. Testamos a versão T5, que tem 240cv, e a aceleração é brutal, 8,1 segundos para chegar a 100km/h. Pelo nosso teste, a sensação é de que os 100km/h aparecem antes dos 8 segundos. A aceleração continua forte, sem “soluços”, passando-se do limite de velocidade com uma facilidade incrível.  Tem que se tomar cuidado para não tomar multas e não se colocar em acidentes com o carro, pois, mesmo com esse desempenho, o silêncio impera a bordo.

O porta-malas do V60 comporta 430 litros de bagagem (até a linha dos vidros), 557l até o topo e incríveis 1241 litros de capacidade com os bancos rebatidos.

Abaixo, as belíssimas rodas Aro 18 calçadas em pneus 235/40, que garantem ótima aderência, ajudados pela eletrônica.

O perfil do carro, com já conhecídas (e lindas) linhas escandinavas.

Os preços são os seguintes:

Volvo V60 T5 Confort RDesign 240 cv – R$ 130.900,00
Volvo V60 T5 Dynamic RDesign 240 cv – R$ 149.900,00
Volvo V60 T6 RDesign AWD 304 cv – R$ 199.900,00

Os carros contam também com o Volvo On Call – sistema de comunicação que usa telefonia e satélite para prestar assistência 24h para o usuário do veículo. Em situações de emergência o sistema aciona o On Call mesmo sem intervenção do motorista – no caso de um acidente por exemplo. O motorista também pode acionar para pane técnica, pneu furado e também como serviço de comodidade, inclusive para rastreamento do veículo. A utilização do sistema é gratuita pelos dois primeiros anos.

O conforto é incrível, espaço sobrando para as pernas, ergonomia fantástica, tem itens como saídas de ar-condicionado na coluna traseira e sistemas de segurança (que na minha opinião deviam ser obrigatórios em todos os carros). A minha grande reclamação em relação ao V60 é não ter dinheiro para comprar um.

Abaixo, a linha 60 da volvo. O S60, XC60 ao fundo e o V60, branco.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Novo Volvo V60: matéria interessante sobre sua esportividade 😉
    http://t.co/cgddrewv
    Fonte: Volvo Cars Brasil http://t.co/WBMVEu5E