31
out
12

Lançamento – Novo Chevrolet Onix 2013

Postado em Lançamento por Danilo Ferreira - Comments

 A Chevrolet lançou, em evento no Rio Grande do Sul, o nova aposta da marca no segmento dos compactos, o Onix. Com desenho simpático, muito espaço interno e bom acabamento, promete ser sucesso de vendas.

Clique aqui para mais fotos e informações

O Onix, que vai ser vendido nas versões 1.0 e 1.4, ambos flex, com 78/80cv (1.0) e 98/106cv (1.4), etanol/gasolina. Testamos em um trecho de 120km o modelo 1.0. Com 3 adultos mais bagagem o carro se comporta bem, mas sem surpresas. O ponto forte é a suspensão, muito bem calibrada para asfalto ruim, e o isolamento acústico, incrível para um carro da categoria – dá para manter uma conversa sem alterar o tom de voz em quase nenhum momento.

O desenho da dianteira é belíssimo – mais acertado do que o dos irmãos de plataforma Cobalt e Spin, dá a impressão de pertencer a um carro maior. As lanternas da versão topo de linha tem um aplique azul, além da “mascara negra”, que conferem um ar mais sofisticado ao modelo.

A traseira.. bem a traseira lembra sim o Gol G5, não há como negar. É como se o Gol tivesse tomado anabolizantes e ficado mais musculoso e maior, e ganhado linhas do Cruze Sport6 (hatch). Muito bem desenhada, mas dá pra confundir, especialmente a média distância, como se pode ver pelas fotos.

O interior, muito bem acabado para um carro da categoria, tem muito espaço para 4 adultos, e o tecido dos bancos agrada, assim como o desenho dos bancos dianteiros, que parecem bancos esportivos, e agarram bem o corpo. A posição de dirigir, ligeiramente elevada, lembra uma minivan (guardadas as devidas proporções), é confortável e confere uma boa visibilidade. Ponto positivo.

O sistema MyLink, que substitui o rádio, custa R$1200 reais e vale a pena – conecta o telefone ao rádio e dá para fazer ligações direto na tela do rádio, assim como dá para ouvir as músicas do telefone, também do pendrive, além das rádios. O CD foi abolido (já vai tarde…). O sistema permite também ver fotos e até vídeos. E eu usei a saída USB para carregar meu celular, e tem força suficiente para carregar o celular mesmo com o GPS ligado.

Acima, a lanterna traseira do modelo LT, e abaixo, a do modelo LTZ, escurecida.

Abaixo dá para ver a diferença entre os faróis das versões LTZ (a esquerda) e LT (a direita).

Acima, as rodas da versão LT, e abaixo, a roda da versão LTZ.

O carro divide o painel com a linha cobalt/spin/sonic. É um painel de fácil leitura e muito bonito.

A porta pede mais tecido (só tem próximo dos botões do vidro)

Os preços são os seguintes:

Onix LS 1.0 – R$ 29.900
Onix LT 1.0 – R$ 31.690 (opcionais: My Link – R$ 1.200 e ar-condicionado – R$ 2.100)
Onix LT 1.4 – R$ 35.290 (opcionais: My Link – R$ 1.200 e ar-condicionado – R$ 2.100)
Onix LTZ 1.4 – R$ 41.990

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – CHEVROLET ONIX 1.0 2013

RESUMO

Modelo:                                                                                       Onix  1.0 LS e LT
Carroceria / motorização:                                             Hatchback 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira

Construção:                                                                             Aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação:                                                                               Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil

 

MOTOR

Modelo:                                                                                       1.0 SPE/4

Disposição:                                                                               Transversal

Número de cilindros:                                                        4 em linha

Cilindrada (cm3):                                                                 999

Diâmetro e Curso (mm):                                                                         71,1 x 62,9

Válvulas:                                                                                    SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível:                           M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)

Taxa de compressão:                                                         12,6:1

Potência máxima líquida

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                    Etanol: 80 cv a 6.400 rpm

Gasolina: 78 cv a 6.400 rpm

Torque máximo líquido

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                    Etanol: 9,8 kgfm (96 Nm) a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm (93 Nm) a 5.200 rpm

Combustível recomendado:                                          Gasolina comum e/ou Etanol

Rotação máxima do motor (rpm):                            6.800

Bateria:                                                                                       12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado)

Alternador:                                                                              80A (100A com ar-condicionado)

 

TRANSMISSÃO

Modelo:                                                                                       F17-5 HR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Relação de marchas:

Primeira:                                                                                                4,27:1

Segunda:                                                                          2,35:1

Terceira:                                                                                                1,48:1

Quarta:                                                                            1,05:1

Quinta:                                                                             0,80:1

Ré:                                                                                      3,31:1

Diferencial:                                                                               4,87:1

 

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira:                                                                                    Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores                                                                                                                                                       telescópicos e barra estabilizadora

Traseira:                                                                                       Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção:                                                                                      Hidráulica, pinhão e cremalheira

Direção redução:                                                                  18,3:1

Direção número de voltas

(batente a batente):                                                            3,2

Diâmetro de giro (m):                                                       10,43

 

 

 

FREIOS

Tipo:                                                                                             Discos dianteiros, tambor traseiro

Disco diâmetro x espessura (mm):                          Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5

 

RODAS/PNEUS

 

Roda:                                                                                            14 x 5

Pneus:                                                                                          175/70 R14 (LS) 185/70 R14 (LT)

 

DIMENSÕES

 

Distância entre eixos (mm):                                         2.528

Comprimento total (mm):                                             3.930

Largura carroceria (mm):                                                                     1.705

Altura (mm):                                                                          1.484

Bitola (mm):                                                                           Dianteira: 1.487; traseira: 1.493

Altura mínima do solo (mm):                                      125 (LS); 127 (LT)

Peso em ordem de marcha (kg):                                1.012 (LS); 1.019 (LT)

Distribuição de peso

(% dianteira/traseira):                                                   62/38

 

CAPACIDADES

 

Porta-malas (litros):                                                         280

Carga útil (kg):                                                                                               428

Tanque de combustível (litros):                               54

Óleo do motor (litros):                                                    3,25 (3,50 com o filtro)

Sistema de refrigeração (litros):                               5,0

 

DESEMPENHO

 

Velocidade máxima (km/h):                                     Etanol: 167
Gasolina: 162

 

Aceleração 0 a 100 km/h (s):                                   Etanol: 13.3s
Gasolina: 13.7s

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – CHEVROLET ONIX 1.4 2013

RESUMO

Modelo:                                                                                       Onix  1.4 LT e LTZ
Carroceria / motorização:                                             Hatchback 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira

Construção:                                                                             Aço galvanizado nos painéis exteriores

Fabricação:                                                                               Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil

 

MOTOR

Modelo:                                                                                       1.4 SPE/4

Disposição:                                                                               Transversal

Número de cilindros:                                                        4 em linha

Cilindrada (cm3):                                                                 1.389

Diâmetro e Curso (mm):                                                                        77,6 x 73,4

Válvulas:                                                                                    SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível:                          M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)

Taxa de compressão:                                                         12,4:1

Potência máxima líquida

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                    Etanol: 106 cv a 6.000 rpm

Gasolina: 98 cv a 6.000 rpm

Torque máximo líquido

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                    Etanol: 13,9 kgfm (136 Nm) a 4.800 rpm
Gasolina: 12,9 kgfm (127 Nm) a 4.800 rpm

Combustível recomendado:                                          Gasolina comum e/ou Etanol

Rotação máxima do motor (rpm):                           6.300

Bateria:                                                                                       12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado)

Alternador:                                                                              80A (100A com ar-condicionado)

 

TRANSMISSÃO

Modelo:                                                                                       F15-5 WR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Relação de marchas:

Primeira:                                                                                                3,73:1

Segunda:                                                                          1,96:1

Terceira:                                                                                                1,32:1

Quarta:                                                                            0,95:1

Quinta:                                                                             0,76:1

Ré:                                                                                      3,31:1

Diferencial:                                                                               4,63:1

 

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira:                                                                                    Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores                                                                                                                                                       telescópicos e barra estabilizadora

Traseira:                                                                                       Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção:                                                                                      Hidráulica, pinhão e cremalheira

Direção redução:                                                                  18,3:1

Direção número de voltas

(batente a batente):                                                            3,2

Diâmetro de giro (m):                                                       10,43

 

 

 

FREIOS

Tipo:                                                                                             Discos dianteiros, tambor traseiro

Disco diâmetro x espessura (mm):                          Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5

 

RODAS/PNEUS

 

Roda:                                                                                            15 x 5,5 (alumínio – LTZ); 15 x 6 (aço – LT)

Pneus:                                                                                          185/65 R15

 

DIMENSÕES

 

Distância entre eixos (mm):                                         2.528

Comprimento total (mm):                                             3.930

Largura carroceria (mm):                                                                     1.705

Altura (mm):                                                                          1.484

Bitola (mm):                                                                           Dianteira: 1.487; traseira: 1.493

Altura mínima do solo (mm):                                      130

Peso em ordem de marcha (kg):                                1.018 (LT); 1.067 (LTZ)

Distribuição de peso

(% dianteira/traseira):                                                   62/38

 

CAPACIDADES

 

Porta-malas (litros):                                                         280

Carga útil (kg):                                                                                              422

Tanque de combustível (litros):                               54

Óleo do motor (litros):                                                    3,25 (3,50 com o filtro)

Sistema de refrigeração (litros):                               5,0

 

DESEMPENHO

 

Velocidade máxima (km/h):                                     Etanol: 180
Gasolina: 180

 

Aceleração 0 a 100 km/h (s):                                   Etanol: 10s
Gasolina: 10.6s

 

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. JOÃO BATISTA ALVES disse:

    Acho interessante que a CHEVROLET faz o maior auê no lançamento de um novo carro, mas não o coloca à disposição em toda a rede de concessionárias. Exemplo disto é que desde o início de agosto/2012, tento adquirir um SPIN LTZ, câmbio mecânico, na AUTORIZADA ANTARES, em Guaraciaba do Norte – Ceará, e até hoje, 31/10/2012, não foi faturado nenhum veículo com estas características para tal concessionária. Quanto à aquisição de Peças, nem se fala ! Para adquirir um farol do AGILE, recorri a uma revenda de SÃO PAULO.

  2. JOÃO BATISTA ALVES disse:

    Quero deixar claro que sou um consumidor CHEVROLET há muito tempo: já possuí BLAZER, S-10, CORSA SEDAN, CORSA HATCH, CORSA WAGON, NOVO CORSA SEDAN E HATCH, e atualmente tenho na família CELTAS, AGILE, NOVO CORSA SEDAN e um TRACKER, todos veículos muito bons !
    Daí minha intenção de adquirir o SPIN.

  3. IVANILDO disse:

    Como usar o CD? Sou um consumidor da chevrolet e quero adquirir o ONIX…. meu problema está no rádio…

  4. […] novos SPE/4 (Smart Performance Economy / 4 cylinders) 1.0 e 1.4 litro, que equipam os automóveis Chevrolet Onix (hatchback) e Prisma (sedã) – os dois modelos resultantes do Projeto Onix – o primeiro lançado em outubro […]