Ford lança oficialmente o novo Ecosport 2013

1
419

Depois de muitos boatos, inúmeros flagras e apresentações do modelo em eventos, a nova geração do EcoSport é oficialmente lançada hoje. Como principais novidades, podemos citar a nova plataforma, motores de alumínio, direção elétrica, seis airbags e a central multimídia SYNC.

O design é um salto em relação à geração anterior e à concorrência, e apesar de estar em dia com a nova identidade visual da Ford, é único. E aerodinâmico também: Seu coeficiente de arrasto aerodinâmico é 11% melhor que o modelo anterior e em média 6% melhor que os concorrentes, resultado do trabalho feito em túnel de vento com o auxílio de técnicas avançadas de simulação e design.

O objetivo foi diminuir ao máximo a resistência do ar e o peso da carroceria para economizar combustível e reduzir o ruído de vento, respeitando parâmetros de estética e segurança do projeto. Alguns detalhes que contribuem para isso são o uso de defletores de ar no para-choque dianteiro, no capô, nos pneus traseiros, na coluna e nas lanternas traseiras, o grande ângulo de inclinação da coluna A, as saias laterais e o teto em forma de aerofólio na traseira. Na parte mecânica, a direção elétrica ajuda a reduzir em 3% o consumo e os pneus com menor resistência ao rolamento trazem uma economia adicional de 2% no consumo.

O Novo EcoSport 2013 utiliza a nova plataforma global da Ford para os veículos do segmento B. Mede 4.241 mm de comprimento, 2.057 mm de largura com os espelhos, tem 2.521 mm de distância entre-eixos e sua altura é de 1.696 mm. Ele é maior que a geração anterior tanto na altura como no entre-eixos, que privilegia o espaço interno, mas mantém praticamente o mesmo comprimento de antes.

A carroceria combina materiais especiais, como aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada. Coluna de direção e paineis de portas com sistema de absorção de impacto, cintos de segurança com pré-tensionador e airbags dianteiros são de série.

A altura de 20cm do solo é a mesma da geração anterior, mas graças ao trabalho de vedação feito na carroceria, ele é capaz de transpor áreas alagadas de até 55cm, 10 a mais que o anterior e 15cm a mais que o Renault Duster, seu principal concorrente.

Em motorização, nas versões S, SE e Freestyle sai o 1.6 8v Zetec e entra o 1.6 16v Sigma Flex, que equipa o New Fiesta e Focus. Sua potência é de 110cv/115cv e 15,7/15,9Kgfm de torque quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Com ele, o novo EcoSport faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, chega a 180 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

Opcional na versão Freestyle e de série na Titanium continua o conhecido motor 2.0 16v Duratec Flex cuja potência é de 141/147cv e 18,96/19,68Kgfm quando abastecido com gasolina e álcool, respectivamente.

A transmissão nos dois motores é a IB5 Plus manual, já conhecida dos Fords modernos (veio junto dos motores Zetec), com engates curtos, justos e precisos.

Desde a versão básica o novo EcoSport oferece, de série, Airbag duplo, Freios ABS, Faróis com LED e central multimídia SYNC (falaremos dela adiante).

Na versão Titanium, há também ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico. Airbags laterais e de cortina são opcionais.

Novidades e “sacadinhas”

Há novidades em pequenos detalhes que fazem a diferença no dia-a-dia com o modelo, como a lanterna traseira com maçaneta embutida, cintos de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro e a inclinação do mesmo em quatro estágios.

Além disso há 20 porta-objetos da cabine, que permitem acomodar pertences de diferentes tamanhos. Um exemplo é o compartimento embaixo do banco do passageiro dianteiro em forma de gaveta, útil para transportar uma bolsa ou laptop.

A maçaneta integrada à lanterna traseira é um exemplo de design funcional

Os porta-objetos das portas dianteiras têm capacidade para comportar uma garrafa de 1,5 litro. O porta-luvas possui dupla função: pode também ser usado como compartimento climatizado com espaço para seis latas, conforme a conveniência, em todas as versões do veículo. Muito útil em viagens.

Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, servem para a conexão de equipamentos tipo iPod. Uma tomada de 12 volts no console central permite ligar aparelhos ou carregar a bateria do celular.

O porta-malas tem 362 litros (20 a mais que o anterior), e pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, tornando o compartimento totalmente plano.

Auxílio ao motorista

A direção elétrica, única na categoria, regula o esforço de acordo com a velocidade e conta com outras duas funções inteligentes. A compensação de deriva (PDC) detecta irregularidades no piso e compensa pequenas variações, enquanto o sistema de cancelamento de vibrações (ANC), com sensor na coluna, também filtra as oscilações. Juntos, eles tornam a direção mais agradável, sem tirar a conectividade do motorista com a pista.

O sistema AdvanceTrac inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e de tração. Ele monitora a velocidade do veículo, a posição do acelerador e o ângulo do volante para controlar a derrapagem das rodas e ajudar a manter a direção desejada. Dispõe ainda de assistente de partida em rampa e assistência e luz de alerta em frenagem de emergência.

O assistente de partida em rampa mantém o veículo parado por até 3 segundos depois que se tira o pé do freio, facilitando as manobras. O auxílio de frenagem de emergência tem sensores que detectam esse tipo de situação e aplica uma pressão adicional nos freios. Ao mesmo tempo, liga o pisca-alerta para evitar colisão traseira.

Central multimídia SYNC

Conforme já falamos, a central SYNC é equipamento de série em todas as versões. Ele vem com sistema de reconhecimento de voz em português, espanhol e inglês, conexão Bluetooth para celular, incluindo “streaming” de áudio, e entradas USB, para iPod e auxiliar. As informações são mostradas numa tela de 3,5 polegadas no centro do painel. As principais funções do rádio e do celular também podem ser comandadas no volante.

O computador de bordo traz dados como velocidade média, consumo e autonomia, além de um gráfico de consumo instantâneo para orientar na direção econômica.

Versões e preços

A versão S vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC, por R$ 53.490. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490.

A versão FreeStyle vem com itens de visual diferenciado, incluindo rodas de liga leve de 16 polegadas, e um pacote de tecnologia composto por: computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.

Para incluir o motor 2.0 nessa versão, a diferença é de R$ 2.500. O Novo EcoSport FreeStyle 2.0 sai por R$66.190.

O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com os seguintes itens adicionais: grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.

O preço das revisões do Novo EcoSport está 7,5% mais em conta que o da geração anterior.

A sua cesta básica de peças também apresenta custo mais baixo que a dos competidores. Como oferta especial de lançamento, a Ford oferece ainda uma apólice especial de seguro em parceria com a Mapfre calculada em cerca de 3,6% do valor do carro. Tomando como exemplo o Novo EcoSport FreeStyle 1.6, ela sai por R$2.141. O modelo estará disponível a partir de setembro nas concessionárias Ford de todo o país.

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui