08
set
11

Ecotec 6: O novo motor da Chevrolet

Postado em Lançamento, Vídeo por Rafael Moreira - Comentários

Quando uma montadora faz um comercial só para divulgar um novo motor, das duas, uma: Ou sua linha de motores atual é uma pedra no sapato dela ou o novo motor é muito bom. Neste caso, podemos considerar as duas hipóteses já que faz quase 30 anos que os GM Powertech (Família I e II) estão entre nós. É verdade que muita coisa mudou desde aquele 1.6 carburado do primeiro Monza, mas mesmo assim muita gente critica a antiguidade do projeto, chamando-os de “Monzatech”, beberrão e etc.

Mas a espera parece ter valido a pena, já que o Ecotec 6 como chama a montadora virá primeiramente na versão 1.8 toda em alumínio, 16 válvulas com comando duplo e varíavel. Sua potência será de 144cv (o 2.0 8v atual rende 133/140cv -gasolina/etanol), mas o torque não foi revelado, uma pena. Mas é de esperar que tenha força desde as baixas rotações graças ao comando variável e que seu consumo seja menor, devido ao câmbio de 6 marchas que permite o escalonamento 5+E em que se alcança a velocidade máxima em 5ª marcha e a sexta seja mais longa, para baixas rotações na estrada. Mas não podemos comparar o consumo com os dados de outros países, já que a nossa Gasolina tem 20 a 22% de etanol e a calibragem para se tornar “Flex” piora ainda mais a situação. Vejamos o comercial:

Agora, duas considerações:

“ECOTEC 6″: Colocar “6″ no nome a um motor por uma característica de sua transmissão é incoerente e pode dar a entender ser algo relacionado com o motor, o que não é verdade. Tal nomenclatura só existe aqui no Brasil. A família de motores ECOTEC está na sua segunda geração.

“Catalisador Close-Coupled com Sensor de O2″: Nada mais é que um catalisador mais próximo ao motor, junto do coletor de escape. Isso já existe há anos em vários carros por aqui (os GM 1.0 e 1.4 atuais e os Fiat 1.4 tem isso, por exemplo) e não é nenhum segredo, assim como o “sensor de O2″ que é a sonda-lambda, sensor que existe em todos os carros com injeção eletrônica digital, que temos no nosso mercado há mais de 15 anos.

De números só sabemos que inicialmente será um 1.8 com 4 cilindros, 16 válvulas e 144 cavalos. A quantas rotações? E o torque (e o gráfico com a faixa dele)? O desempenho e o consumo são melhores, mas quanto?

É esperar pra ver. E espero que seja bom!

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Divulga! Web! disse:

    “Ecotec 6″: O novo motor da Chevrolet http://t.co/xNwCo0U

  2. Frutosdias disse:

    Ecotec 6: O novo motor da Chevrolet http://t.co/ihn0YSp