TAGS: , , , , ,

2012 mal começou e já aparecem lançamentos, desta vez da Audi: O A8L como o próprio nome indica, se trata da versão alongada do modelo de luxo topo de linha da marca. Em relação ao A8 normal, a versão L é 13cm mais comprida (totalizando 5,27m), o que pode não parecer muito mas que na prática faz toda a diferença a quem vai atrás. E ao contrário de muitas versões longas, esta ficou muito discreta e não poluiu o visual dele. Clique aqui para ler mais

Essas versões alongadas são mais comuns na China, porém no Brasil faz parte da nova estratégia da Audi, que lançará 20 modelos só este ano aqui, uma média de 1 Audi novo a cada 15 dias.

Como é padrão em modelos mais sofisticados da Audi, o A8 é todo em alumínio, com exceção das colunas B que são em aço de ultraresistência. Além da vantagem óbvia do alumínio ser mais leve (nesse caso, 40%!), ele não enferruja, logo é um fator que ajuda a garantir a longevidade do veículo, principalmente em países com neve, em que se usa sal para dissolvê-la e isso é um grande causador de corrosão.

O grande sedã vem com o motor 6.3 W12 de 500cv e 62,5Kgfm de torque, que o faz acelerar de 0-100 Km/h em 4,7s e a máxima (limitada) de 250Km/h. Nós não erramos, é um motor em W, feito a partir de 4 fileiras de 3 cilindros cada (como se fossem 2 motores V6 juntos) no ângulo de 72º. O câmbio é um tiptronic de 8 marchas e para o controle de tamanha força evidentemente há o sistema quattro de tração integral permanente. O consumo? 8Km/l de média entre cidade e estrada, nada mal se considerarmos a motorização e o porte do veículo.

Vários sistemas aumentam a segurança ativa e passiva

Seus faróis são “full LED” que possuem a opção de iluminação na neblina, que permitem um alcance de 60 metros, que segundo a Audi é 4 vezes maior que o alcance de faróis de neblina comuns.

Se isso não for suficiente pra você, há também uma câmera térmica montada no logotipo dianteiro que permite detectar animais e outros seres a cerca de 300 metros do veículo e mostrar a imagem na tela do painel de instrumentos. Objetos também são detectados, porém com menor intensidade por não emitirem calor.

Os proprietários poderão contar com o piloto automático adaptativo (Adaptative Cruise Control -ACC) com sistema Stop & Go: quando usado em tráfego intenso, é capaz de desacelerar e parar o veículo completamente. Caso a parada seja breve, quando o veículo da frente se move, o carro volta a se mover também. Se o carro para por um período maior, o motorista com leve toque no acelerador ou na própria alavanca do ACC faz o carro se movimentar novamente até a velocidade de cruzeiro pré-estabelecida.

O A8L também possui o sistema Audi Pre Sense Plus, que identifica uma possível situação de emergência, trabalhando  junto com vários outros sistemas para iniciar medidas de proteção preventivas, por exemplo: Detectada uma situação de emergência, o sistema automaticamente aciona os freios, modifica o posicionamento dos assentos, tensiona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar.

No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão a ar adaptável tornam-se mais rígidos.

Se o motorista ignora o alerta, a ativação breve dos freios é realizada na segunda etapa e os cintos de segurança são levemente tensionados ao mesmo tempo. Se o condutor pisa no freio nesta etapa, o assistente de freio hidráulico aumenta o poder de frenagem adequada para a situação.

Mas se mesmo assim o motorista ignorar o aviso de “perigo”, o sistema inicia automaticamente uma frenagem parcial, para diminuir a velocidade numa taxa de de 5 m/ s ², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada e até os sensores de air bags são pré-preparados caso necessário.

A última fase de frenagem autônoma ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável para reduzir as consequências do acidente para os passageiros.

Vale lembrar que por mais que ele tenha tais sistemas, o controle sempre fica nas mãos do condutor.Além destes equipamentos, o A8 L vem equipado com o Audi Side Assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas com mais segurança. O equipamento detecta por meio de sensores a aproximação de veículos pelas laterais e indica esta presença por meio de um alerta visual localizado nos espelhos retrovisores externos, direcionado para o motorista.

Luxo e conforto

O interior da A8 L oferece acabamento requintado e diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros e traseiros ventilados e com função de massagem, cortinas elétricas para os vidros laterais traseiros e vidro traseiro, e teto solar panorâmico, entre outros.

Ou seja, o A8L tem TUDO que você pode esperar de um veículo de alto luxo, além de vários sistemas inovadores que sem dúvidas reduzem muito os riscos de acidente e mesmo que aconteçam, são bastante minimizados. Todo esse conjunto custa a partir de R$625 mil Reais.

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Divulga! Web! disse:

    Audi A8L é o novo top de linha da marca no Brasil http://t.co/y1vNd3UH

  2. Audi A8L é o novo top de linha da marca no Brasil http://t.co/FDen3iHx #luxo

  3. Audi A8L é o novo top de linha da marca no Brasil. http://t.co/Hy1UsTP4