Os carros “zero” de 27 anos de idade!

68
2104

As linhas e as fotos a seguir contam uma história surreal, algo que certamente não se encontra muitas vezes na vida. É a história de Jens Sorensen, um dinamarquês que por muitos anos foi revendedor de carros e caminhões da marca Fiat em seu país. Em 1981, a fábrica italiana pediu a Jens que optasse entre manter uma revenda de carros ou uma de caminhão, não as duas, Jens optou por manter a revenda de caminhões, e parou de vender automóveis.

Em 1981, quando precisou optar entre carros e caminhões, a concessionária assumiu a marca Iveco, que é a marca de caminhões da fábrica italiana

Aqui vem o fato surreal, quando Jens parou de vender os automóveis, ele tinha cerca de 200 deles em estoque. Ele não “desovou” o estoque, simplesmente encostou em um canto da revenda, que assumiu a marca dos caminhões Fiat, que é Iveco, até que em 1986, quando ele construiu outro prédio, para a revenda, e simplesmente fechou a antiga com todos os 200 veículos dentro!

Como os carros foram encontrados...

Ano passado, aos 92 anos, Jens faleceu. Seu filho, Kjeld, “descobriu” então o tesouro que seu pai havia simplesmente ignorado. São pelo menos 200 automóveis, entre usados e zero quilômetros, principalente das marcas Fiat e Lancia. Os carros estão atualmente sendo vendidos por preços que variam entre €600 e €6500. Um detalhe bizarro, na revenda existem vários Fiat 127, zero quilômetros (marcando entre 10 e 30km no odômetro), mas que não podem ser vendidos para uso já que não podem mais ser registrados no departamento de trânsito, por não obedecerem às regras vigentes de emissão de poluentes!

Na extensão da postagem mais fotos.

Os Fiats 127, zero quilômetro, que não podem ser registrados

Odômetro de um dos veículos, marcando apenas 12Km

História e fotos: AutoBild.de

68 COMENTÁRIOS

    • Boa tarde!!

      Trabalho com importação, alguém poderia me informar o contato dessas pessoas pra tentarmos comprar e importar alguns desses carros?

      no aguardo

      Carlos Eduardo

      • Olá Eduardo,gostaria de saber se vc.sabe como possa trazer um carro usado para o Brasil ( corvet ) idoso para ser placa preta.

  1. conheço uma história ainda mais bizarra. de um cara que comprou um sítio num leilão, e nesse sítio tinha um barracão trancado. quando ele abriu o barracão, descobriu uma coleção de carros de luxo abandonada. mercedez e aston martins “clássicos”. uma coisa de doido…
    no computador do meu pai tem as fotos, se quiser, entre em contato que te mando.

  2. Já vi essas fotos, acho que foi no Ueba mesmo…. mas acho que aqui no brasil eles poderiam ser licenciados, mas é um pecado aquelas motos abandonadas…

  3. é uma pena mesmo… tem até uns brinquedinhos interessantes, como
    aquele Autobianchi e os fiats cara
    antiga, parecidos com o Topolino !
    tudo largado…

  4. Podem não ser vendidos para o uso s não ouver a adaptação disso, mas mesmo assim apesar de carrinhos, são um bom item de coleção, ainda mais aquelas motos… apesar de já apresentarem ferrugem, não sera gasto muito na restauração… lembrem-se que são carros europeus, não brasileiros, aqui carros de 2 anos já tendem a enferrujar, muitos aí só estão sujos ou com alguns pontos de ferrugem…

  5. Vi um Fiat Uno branco lá no fundo. Pelo que eu saiba esse carro foi lançado na Italia em 1983 e não acredito que ele esteja na loja desde de 1981.

    • Na verdade, aquele Uno que vemos na foto foi lançado já em 1980.

      O que aconteceu em 1983 em cabo canaveral foi a apresentação à imprensa do Uno, que seria o lançamento do carro mundial da FIAT.

      Mas ele já vinha sendo projetado e melhorado desde 1979, e teve seu design mudado para o Uno que vemos na foto no ano seguinte.

      Pela foto, aquele Uno era um 1980 ou 1981.

    • O Uno foi lançado NO BRASIL em 1983. Na Italia foi lançado em 1981. E foi um fiasco, por isso as prensas extras vieram pra cá. Com o sucesso aqui no Br o Uno voltou a vender lá na Italia e em 1986 era exportado do Brasil pra lá, pis a fabricação já havia sido suspensa.

    • Tenho 34 anos de idade. Apesar de criança na época me lembro do lançamento. O mês que o modelo surgiu aqui no Brasil foi em junho de 1984.

  6. O Uno não é obrigatoriamente um modelo que tenha sido lacrado na revenda, lembrem-se de que os carros estão agora expostos à venda. Ou seja, o número de possibilidades é infinito, o carro pode ser de alguém da família, ou pode ter sido recebido como parte de pagamento, ou qualquer coisa do tipo…

  7. possuo um escort hobby ano 95, e o acho o carro mais lindo do mundo, o mesmo está também em estado de zero, sou fascinado por carros antigos quando bem conservados. moro em Itapipoca/ceará. Abraços.

    • Tenho um Mille EP ano 1995. Foi um dos primeiros a chegar aqui em Fortaleza. Tento mantê-lo em estado de colecionador. Hoje ele tem apenas 41.800km e rodo com ele apenas nos finais de semana. É um carro todo original.

  8. Isso já ocorreu aqui no Brasil. Em São Paulo. Em 1979 foi liberada a massa falida da concessionária CIPAN. Haviam vários Gordini Zerinho e alguns Aero-Willys, dentre outros. Cheguei a ver um deles e fotos Pena que era duro e tinha só 17 anos na época.

  9. se o uno foi lançado em 80 ou 83 não importa”o bom é ter estas preciosidades em um local de exposição!não acham?

  10. Para aqueles que não leram na integra a reportagem e ficam dando palpite… está bem claro e dito !! O Sr. Jen guardou os carros em um galpão onde era sua loja, que fechou e foi aberta em outro lugar… o filho dele que resolveu resgatar os carros esquecidos e voltar a vender carros ao invés de caminhoes. Após a recuperação, alguns modelos estavam sendo vendidos… por isso a loja com paineis de vidro com os carros novinhos brilhando…e por isso de ter um uno lá (NÃO DEVE SER DO LOTE DO GALPÃO PERDIDO)… são só alguns dos carros do galpão que foram revitalizados e são homologáveis segundo a norma de emissões de poluentes Euro II.

  11. Ah outra coisa, pra quem curte… poe no Youtube “opala 1988 0km” … tem um opala diplomata 88 (ou será comodor..não lembro) zerinho.. com plastico nos bancos e etc… lá no nordeste !!

  12. O Uno visível junto do Autobianchi é o da 1.ª série lançado na Europa no início dos ano 80, no qual era montado o motor de 900cc idêntico ao do 127. Posteriormente o Uno foi equipado com o novo motor – projecto FIRE – este sim um motor revolucionário cujas prestações e fiabilidade lhe deram uma longa vida, quer na 1.ª e 2.ª série do modelo Uno.
    Fui proprietário do Uno 45 S da 1.ª série, equipado com motor fire 1000 que me deu muitas alegrias.
    Actualmente possuo uma colecção de vários modelos Uno para reconstrução – 45 e Turbo IE 1300, da 1.ª série e 45 S, 1000 IE e Turbo IE 1400, da 2.ª série.
    O Uno construído no Brazil nada tina a haver com o modelo europeu em termos de motorização e suspensões.

  13. Essa história que o vinícius contou do sitio, que encontrou um monte de carros zeros em um barracão, concerteza é lavagem de dinheiro… o cara já sabia da situação dos carros e vendeu o sitio para se livrar deles. Pergunta se ele tem nota fiscal de todos eles??? Concerteza que não.

  14. Tá bom, vejam qto. o filho dele quer pagar para que eu possa retirá-los de lá e trazê-los ao Brasil, onde ainda poderão ser lacrados.

  15. Nossaaaa….Que maravilha, encontrar carros históricos como esses, principalmente os fiats, são uma felicidade e tanto pra muitos colecionadores, bem que queria ter a grana pra comprar uma relíquia dessa, um 147 um fiat 500 e um Autobianchi

  16. Por um acaso encontro essa linda história com essas raridades, é uma pena esta tão longe de onde me encontro, nesse o BRASIL. parabéns pela matéria.

  17. na verdade eu pesquisei sobre o ”fato” e descobri que 1 desses carros e alemão ou seja o fusca ”mas foi produzido no brasil e por sua vez tinham carros de 13 paises….realmente se encontram em ( POR ) e tem dono …o dono e o filho do ex-dono o cara tem 65 anos e eles comesaram a colecionar os carros na decada de ”40” mais precisamente em ”45” =)……….ta ai o verdadeiro acontecido…..

  18. meo imao tive a coriosidade de ver carross antigos e me deparei com um celeiro lotado deles nao conseguie esquercer de nem uma maneira eu ja estaria sartefeito com um imagine todos

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui