22
nov
12

O menor carro verdadeiro do mundo

Postado em Inusitados por Roberto Camara Jr. - Comments

Ao contrário da grande maioria dos meus amigos eu prefiro carros pequenos aos grandes. Uma simples questão de praticidade versus status, por assim dizer. Claro que escrevo isso considerando uma cidade que praticamente para algumas vezes ao dia com engarrafamentos e uma incrível dificuldade em encontrar um lugar para estacionar. Não há dúvidas que para longas viagens, um carro maior é muito mais adequado.

Por isso, quando em uma conversa lembrei do P-50, o menor carro do mundo segundo o Guiness Book, e seu “irmão” de 2 lugares Trident, não pude deixar de escrever sobre ele aqui no Autozine. Afinal, apesar dos seus 1,34 metros de comprimento, 99 centímetros de largura e 1,2 metros de altura, no caso do P-50, há muito o que contar.

Continue lendo abaixo para saber mais sobre estes pequenos e ousados carrinhos, além de uma galeria de fotos e vídeos.

Construído de forma artezal entre 1961 e 1965 na fábrica da Peel, que fica na ilha de Mann, Inglaterra, teve sua produção retornada em 2010 com o mesmo design do original… ao menos do lado de fora. Debaixo do capô o antigo motor de 2 tempos foi a princípio mudado para um de 4 tempos pare depois ser novamente trocado por um elétrico capaz de atingir uma velocidade de 61 km/h. Parece pouco mas quem mora em uma grande cidade sabe muito bem que a velocidade média geralmente é bem abaixo disso devido aos congestionamentos. Cada bateria pesa entre 7 e 8 quilos e, além de ser portátil, dá uma autonomia de 32 quilômetros a cada carga. O P-50 consegue carregar 3 e o Trident 4 delas, triplicando e quadruplicando sua autonomia, o que é mais do que suficiente para o dia a dia de uma cidade. Hoje, a versão nova custa £10,000.

O design simples e prático combina perfeitamente com o que precisamos hoje em dia, por isso a ideia de manter o original dos anos 60, explicam Faizal Khan, atual dono da Peel e diretor comercial, e James Buggle, chefe do departamento de engenharia de inovação da montadora. “Se somente olhando você não conseguir saber a diferença entre um novo e um construído há 50 anos, fizemos o trabalho direito”. Só não sei como reagiriam os donos dos originais que, apesar de terem pago £199 pelo carrinho na época (algo como £1,400 em valores atuais), conseguem preços de até £120,000 com colecionadores.

Além das fotos abaixo você pode curtir também os vídeos mostrando vários programas de Tv falando do pequeno possante. Basta continar

Pagina: 1 2 3

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Lag, please. disse:

    Mano, o carro grandão da última foto é um Maybach Landaulet, tô falando disso porque é o carro do Burnout Takedown!