A lenda dos carros no celeiro

119
1429

Esta semana contei a surreal história dos carros de Jens Soresen, que ficaram “esquecidos” por 27 anos em uma revenda de carros. Eu já havia planejado contar a história que segue abaixo, mas ia fazê-lo apenas semana que vem, mas como os assunto surgiu nos comentários e eu sei que alguns usuários ficaram ávidos para saber mais a seu respeito, resolvi publicá-la ainda hoje. Mas antecipo, eu tenho uma terceira história de carros esquecidos, que vai ficar para semana que vem 😉

Antes um aviso. Esta história, como vocês verão no decorrer do texto, “surgiu” meio que do nada. Não há nada. além da documentação fotográfica, que ampare os fatos aqui relatados. Nem mesmo o post original no forum português que cito, encontrei mais, isto posto, sigamos.

Imagine a surpresa. Você arremata uma fazenda em leilão com “porteira fechada” (tudo dentro da fazenda passa a ser, legalmente, seu), ao tomar posse, começa a pôr ordem na casa e descobre que um dos celeiros, o maior deles, tem uma forte porta de ferro, e que esta porta está soldada. Você contrata um soldador, que abre a porta com maçarico de acetileno, e descobre uma incrível coleção de carros, que recuperados, valem muito mais que a própria fazenda!

Austin A40 Somerset(direita) - olhando para o fundo da foto tem-se uma boa idéia da quantidade de carros encontrada no celeiro!

Os detalhes não são bem claros, e variam um pouco dependendo de onde você a encontre. Em alguns lugares eu encontrei como tendo ocorrido na Alemanha, outros como tendo ocorrido em Portugal. Em alguns locais eu encontrei como se os carros pertencessem a um dono de revenda de carros usados, em outros como pertencentes a um colecionador. Particularmente acredito que os carros pertenceram à um colecionador, pelo perfil dos automóveis que estavam estocados no celeiro, e português, visto que o primeiro local em que a história surgiu, no final de 2006, foi num fórum português. Segue pois, a versão que eu mais acredito.

A história por trás dos carros, é que a fazenda havia pertencido a um empresário que foi muito rico no passado, mas enfrentou uma grave crise financeira em algum ponto da década de 1970. Para proteger sua coleção de carros dos credores, ele os escondeu na dita fazenda. A crise passou, os carros foram ficando na fazenda, mas o empresário morreu e com ele morreu também a lembrança dos carros. Os anos passaram, e por um motivo qualquer a fazenda terminou indo a leilão, e parando nas mãos de alguém que em um simples abrir de portas, transformou-se em um novo colecionador de carros…

Seguem 54 fotos dos carros encontrados na fazenda, os nome dos carros estão acima das fotos, quando for possível identificá-los.

Volvo PV 444

Bristol 404 Saloon


Abarth 1300 Scorpione

Simca Coupe De Ville

Flaminia Coupe, um Lancia Appia, Morris Minor, Alfa Bertone

Saab 93, Alfa Berlina, Renault Dauphine, Opel Rekord , Rover P5 Saloon

Porsche 356

Hilmann Californian

2 velhos Formula 1, 2 Chrysler, Mercedes e Austin A30

Lancia Aurelia B20 2+2

Lotus Seven, 2 Alfa Bertone

Opel

Fiat Cabriolet (1200 e 1500) e Cortina MKII

119 COMENTÁRIOS

      • O que é que só podia ser em Portugal? A história? Além de especulações e opiniões, alguém aqui a confirmou? A única coisa que confirmei foi a iliteracia e credulidade de vários dos opinadores com nomes que não são permitidos registar em Portugal

    • ola a todos
      os carros estao em portugal o dono esta vivo e a vender esta maravilhosa coleçao, a historia do barracao do ali bábá como ficou conhecida, nao passou de um bem pensado plano de marketing para dar a cçnhecer a coleçao pelo mundo inteiro
      esta é a verdade

  1. o país de origem dos carros naum deve ser muito dificil de se descobrir. vou cruzar as informações das placas (pretas, duas letras e quatro digitos, presentes em vários dos carros), e ver o que descubro. claro que mais de um país pode adotar o mesmo padrão, o que dee ser levantado tbm. o dono dos carros provavelmente os tinha no nome, o que me leva a pensar que uma busca manual nos registros de proprietarios de carros do país em questão pode nos mostrar algo, mas é lógico que isso dificulta muito as coisas. como saum várias as placas que aparecem nas fotos, á possibilidade naum é taum remota de se descobrir algo. mas, um passo de cada vez. alguém sabe de onde saum as placas? vamos ver até onde a curiosidade nos leva!

    ^^

  2. hum… dificil… até no brasil o padrão duas letras quatro dígitos prevaleceu até a dec. de 90…

    me deixou mais curioso!

  3. matriculas portuguesas! até ao ano de 91 tiveram sempre duas letras no lado esquerdo, depois de 91 passaram para o lado direito, no presente se encontram ao centro.

  4. Bah, imagina achar um galpão cheio de Opalas, Dodges, Galaxies,Simcas, Aero Willys, ou até mesmo Chevettes, Fuscas, Brasilias… sonho de qualquer um… hehehe
    Muito Bacana, mando o próximo, por favor!!!

  5. Estes carros são de Portugal, isto apareceu nos jornais, se não estou em erro foram descobertos pela policia numa rusga em busca de material roubado.

  6. E ainda dizem que não existem tesouros escondidos, esta é realmente uma história incrivel, só imagino a cara do pessoal quando abriu as portas e achou estas peças perciosas…muito bacana

  7. Esses carros estão em Portugal, a placa deles e portuguesa, moro em Portugal e conheço muito bem.

  8. meu Deus!!!! eu iria pirar de felicidade se tivesse achado isso!!!!!!
    gente , esses carros valem milhoes e milhoes e acho que eu nao iria vender quase nenhum!!!!
    to com injeja(saudável!!)
    Só queria ter um maverick igual ao do tom cruise no Vanilla Sky!!!
    Sou bem humilde…

    Bjo

    • @BIBI, o carro do filme Vanilla Sky é um Ford Mustang ano 64~67 e não um Ford Maverick, aliás o Maverick Brasileiro é mais bonito que o Maverick Americano, por causa do para choques diferente, sendo o Brasileiro igual ao Maverick Canadense.
      abrçs

  9. Sim, essas placas pretas com os números “3D” brancos são as antigas placas de Portugal. Morei durante 1 ano lá e posso afirmar isso com certeza.
    Será que não valia fazer uma busca por jornais tugas?

  10. muito bom seu site…

    mas, que leiloeiro burro que fez o leilão sem verificar o que havia dentro do celeiro… heheheh

    Posso usar algumas fotos e histórias do seu site ? se autorizar eu cito a fonte corretamente… abraço

  11. cara da pena de ver esses carros deste estado, mais fico feliz por eles estarem preservados!

    se eu pudesse compraria milhares de carrs antigos pelo mundo a fora, para criar um imenso museu sobre eles!!

    agradeço pelo post!! 🙂

  12. Alefe!
    Ao norte +- 150 km de Colonia del Sacramento – URU, tem um depósito de carros antigos, principalmente anos 20 a 40 Ford, Chevrolet. abandonados no tempo no meio do mato de eucalipto, é de chorar vendo aquilo. Tem uma merc conversivel anos 30/40, parece que aquele ditador alemão usava. Eu fiquei impressionadissimo qdo vi aquilo a quatro anos atras, eram centenas, para não dizer milhares.

  13. Passeei pelo Uruguai no fim de 2007, e vi tanto carro velho “abandonado” que me pergunto se é possível trazê-los como veículo de coleção! Tem MUITA coisa antiga. Se são raros e/ou valiosos é outra história… ehehh

    • Boa tarde, já possu um um Landau 1982, entretanto estou restaurando um carro antigo, pelo que peço a gentileza de me informar sobre lojas do Uruguai onde posso encontrar peças para um Fat Topolino 1951. Se alguém puder me ajudar fico agradecido. Meu email é mohr@ig.com.br . Obrigado

  14. Como pode ? Como um sujeito pode deixar essas raridades abandonadas assim !?
    Se fossem meus, estariam em um Salão, em exposição!

  15. AH!COMO É BOM VER QUE AINDA TEM JEITO PRA ESTES CARROS.”se viessem pra minha mão aaahhh!!seria um extase”!!

  16. estas fotografias foram tiradas cá em portugal. o barracao é de um senhor e nao foi a leilao nem nada q se pareca, ele sabe bem o q lá tem. os carros sao todos portugueses.

  17. É claro que o fato se deu em Portugal, o único lugar onde um endividado poderia supor que,guardando os carros e soldando a porta do galpão, eles nunca seriam encontrados, ora poisss !!

  18. Mas serão todos doidos?
    Alguém acredita nestas histórias?
    Os carros afzem parte da minah colecção são meus e não devo um euroa a ninguém.
    Essas fotos foram tiradas e publicadas sem os devidos direitos, pelo que já decorre um processo crime contra quem as publicou ilegalmente.
    Pelo menos aqui em Portugal existem leis e a pessoa será punida.
    Não falem do que não sabem nem digam disparates que é bem melhor.

  19. Estes carros estão em Portugal, num armazem, têm dono, não houve rusga da policia nenhuma, e as matriculas na maior parte são originais e Portuguesas. Esclarecidos?

  20. Meu tio que é colecionador, disse que esses carros pertenciam a outro colecionador alemão, mas que mantinha os carros em Portugal.
    Eu não sou fã de automóveis ultrapassados, ineficientes e poluidores… podem ser raridades, mas ainda bem que viraram sucata!

  21. Eu teria um Infarto! Que isso.. esses dois F1 .. Não.. sem dúvidas .. eu acho que não resistiria! hauihauiaha

  22. sou um cara que adora carros antigos naõ pelo valor que tem mas sim pela beleza que eles tem ; adoraria conhecer de perto e cuidar de alguns carros desse

  23. daqui a pouco aparece alguem reinvindicando tudo isso, aprece um familiar, um primo,… a propósito acho que o antigo dono do galpão era meu tio, eheheheehh… só portugues mesmo para vender um galpão FECHADO, sem procurar sequer saber o que estava lá dentro.. pois pois!!!!

  24. meu nome é Rogério e sou vistoriador
    queria ter a hoportunidade de faser o laudo deses carros seria de mais

  25. o homen que fez isso pensava que o mundo ia acabar, e qua ndo acabasse iam dar com aquele tesouro ou entao o dono daquilo era chefe de uma rede de trafico de carros

  26. o cabrao do americano e que teve que ficar com isso ja que nao e para min que fosse para um portugues qualquer que tivesse 2 palmos de testa para montar um museu (se quisse-se ganhar um dinheirinho

  27. Olha só nao sei se a historia é verdadeira, mais as fotos nao deixam duvidas, é uma bela coleçao de dar inveja msm.

    • Esse galpão fica em Portugal…. o americano que comprou, sem saber ganhou na loteria….que sorte !!!
      Fico imaginando o dia em que todas essas raridades foram colocadas nesse galpão um a um e porque esse casal tinha tantos carros? é um verdadeiro mistério….

  28. aahh já sei, estes carros foram encontrandos na garagem do FIDEL CASTRO lá em cuba enquanto ele esteve internado.kkkkkkkkkkkkkk

  29. Nesta história, uma coisa eu posso confirmar: Todas as chapas de matrícula dos carros são portuguesas, portanto é bem provável que tenha acontecido por estas bandas…

  30. quando eu era mais novo, e tava no meu intercambio, eu me lembro de uma história não tão fantástica, mas ainda assim muito empolgante para mim, meu pai era dono de um ferro velho, e dentro de alguns dos celeiros dele, ele tinha guardado 4 lotus esprit, não em perfeito estado, mas em 90% perfeitos, so faltando algumas peças para conseguir fazer que eles voltassem a funcionar

    • O ANT-MAR tem razão, as matriculas são portuguesas, por isso o mais provável foi mesmo que ocorreu em Portugal !

  31. Sao de um empresario portugues de vila niova de famalicao entretanto falecido e que nao teve oportunidade de restaurar existe alem disso uma colecçao totalmente restaurada de cerca de 150 viaturas em perfeito estado

  32. A história fantástica eu não confirmo, o que confirmo é que todos os carros que aparecem nas fotos são portugueses.
    Já conhecia a história e até já vi mais fotos, inclusive do local do exterior e pormenores da porta soldada (completamente selada).
    Provas de que os carros são portugueses:
    1 – Pesquisar no google por “matricula antiga portuguesa” para facilmente ver que todas as matriculas portuguesas desde os inicios dos tempos têm 3 pares de numeros ou letras, ou seja, o mesmo formato dos carros nas fotos.
    2 – A prova irrefutavel: Na foto com descrição Aurelia B20, na pagina 2, o carro ao fundo tem o distico antigo “P”, que significa Portugal. Na pagina 3, na foto com descrição Lancia Flaminia Zagato, vê-se o mesmo carro em que é mais facil identificar o “P” de Portugal. Este distico era o distico usado antigamente, e que ainda se encontra nas ruas nos carros mais antigos, usado principalmente por imigrantes para identificarem os seus carros quando iam para o estrangeiro.

  33. As matriculas são todas portuguesas. as matriculas portuguesas dividem-se em 3 fases
    1ª fase de 1937 até 1992 de AA-00-00 a ZZ-99-99
    2ª fase de 1992 a 2005 00-00-AA a 99-99-ZZ
    3ª e actual fase 00-AA-00

  34. é de deixar qualquer um apaixonado por carros antigos de queicho caido, são verdadeiras obras de arte, já não fazem mais carrso como antigamente, os carros de hoje perderam o brilho, hoje as fabricas so fazem lixo….

  35. As Matriculas parecem ser portuguesas por isso a historia parece de facto portuguesa, poderiam nos modelos mais antigos ser holandesas, uma vez que eram iguais, mas nos modelos mais recentes ja não seriam e por isso muito provavelmente a historia aconteceu em portugal.

  36. São carros com matrícula Portuguesa. Aconteceu em Portugal… Alguém andou a guardá-los para ir restaurando… só que não teve tempo em vida… e sabia muito bem o que guardar!!!

  37. eu ja vi muitos carros abandonados cada raridade, mas esses no celeiro superou todos e ainda intactos parecem que sairam da fabrica ontem.

  38. Sou mais a lenda do Fiat 147 rss
    mais são carros que muita gente pagaria rios de dinheiro para ter >.<

    • é verdade isto sao matriculas antigas portuguesas . aqui em portugal em castelo branco tambem existe uma coisa assim de um medico . so nao estao tao bem guardadas pois estao ao ar livre …

  39. Como portugues, que sou, gostava bastante de saber onde fica esta fazenda..
    E para além desta história e da historia da revendedora da fiat, existem mais historias semelhantes??

  40. sao raridades sera qe vai colocar a venda,é fascinante realmente é uma reliquea para qem gosta de classicos é um prato cheio

  41. Ola bom dia a todos tudo bem,preciso localizar um tipo de fazenda como esta localizada no RJ ou arredores em um progrma que vi a pelo menos 10 anos onde havia pelo menos 200 veiculos antigos a venda para restauracao,me lembro de ter telefonado la mas perdi o contato,procuro um carro para restauracao ,no aguardo caso alguem saiba grato.

    • tenho um vw1600 tl 1970, o primeiro dono deste carro morava no Rio de Janeiro e ficou com ele dois anos,o segundo dono comprou e veio morar em Vitóia ES e ficou com ele trinta e sete anos e eu comprei troquei os assoalhos,as caixas de ar e mandei lanternar o carro todo.Mas fiquei sem condições financeirar para acabar o carro que só falta preparar a lataria para pintar e fazer a capotaria que ainda é original: docs ok;poltronas ok;pneus com faixa branca colocada ok;todos os vidros com moldura em alumínio ok;volante ok;motor deitado com dois carburadores ok;caixa de marcha ok.etc… Estou vendendo por R$6.500,00, meu telefone é (27)3035-1397 ou (27) 9735-7480

  42. iso não é em Portugal porque tem carro brasileiro eu peguei umas foto do site e olhei muito e vi fusca brasilia carros brasileiros e silenbro brasil na cidade de rio das pedras tinha carro americano abandonado e tou tentando sabe onde esta os carro.

  43. oba mauricio é o ceccatinhu amigo do juliano tomamos umas juntas ai em ssp na vila madalenna
    saldades dai em google vi vc dando uma intrevista no histori canal por assinatura vc vai me dar um autografo ai alemão rrsrs
    saldades de estar ai em sp vc tem, loja ainda mauricio?????

  44. amigo mais que historia interessante eu fico imaginando quantas historias estes maravilhosos carros guardão .casamentos viagens de familia namoro no banco traseiro com todo respeito é simplesmente fantastico a minha imaginação viaja atraves do tempo é incrivel

  45. caraca esse cara deu sorte tantos carros assim e tão faceis de restaurar por terem ficado fechados só ganharam ferrugens na lataria acho que dá pra restarurar quase todos gastando metade da grana que os carros que se acham por ai

  46. eu tb queria o Porsche 356 e Volvo PV 544 eu iria dar tanto amor e carinho e nunca deixaria ele abandonado desta forma.

  47. pessoalmente nao acredito na estoria acho que e algo da fertil imaginacao de agun escritor que viu essas fotos nao se sabe onde e uma historia bem escrita mas sem necso nenhum …no entanto reconhneco o quao fantastica e a colecao apesar de estar mal estimada pois manter estes carros custa muito mas muito mesmo mas a venda de um mantem os outros em otimo estado por muitos anos eu sei pois reparo carros antigos nao me foi no entanto possivel ter um

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui