Comprei um Corsa Classic em abril de 2009. Hoje ele tem pouco mais de 20 mil rodados – e, como o carro ainda tem garantia (não a original, mas uma extendida comprada na revenda), decidi fazer a revisão dos 20 mil km na revenda onde comprei o carro. Ok, vamos lá. Primeiro, vamos marcar. O problema começa aí, com o sistema fora, mas isso acontece. Sistema de volta, pergunto o preço, e a atendente não sabe responder. Ué, não tem revisão “preço fechado”? Em teoria é algo simples, óleo e filtros!

Chegando na revenda, depois de conseguir marcar, já tenho inclusive o nome do mecânico que vai me atender – ok, ponto positivo.  Pergunto quanto vai custar, e o mecânico me entrega essa pérola – ah, uns 500 reais… só de mão de obra é uns 300! 2 horas e meia! Isso se o carro NÃO TIVER NENHUM PROBLEMA. Palavras do mecânico.

Porquê não podemos entrar na revenda sabendo quanto vamos gastar? Porque as revendas praticam preços tão altos? Não é a toa que a maioria das pessoas, assim que acaba a garantia, foge da revenda, só voltando lá para buscar alguma peça que não encontra no mercado paralelo!

 

Porque as montadoras não investem na manutenção dos seus veículos mesmo após a garantia? é claro, que quanto mais carros fizerem manutenção nas revendas, seguindo o manual, menos problemas ocorrerão, valorizando os usados – e consequentemente os novos também!

 

(clique aqui para ler o resto da matéria)

Vamos então ver o que diz o manual do proprietário sobre a revisão dos 20 mil km do Corsa Classic – e o que foi feito:

Motor e Transmissão:

  • Verificar quanto a eventuais vazamentos – não vi essa verificação, só completou a água do radiador.
  • Correia dentada da distribuição – verificar o estado e o funcionamento do tensionador automático – não foi feito
  • Correia de agregados (“acessórios”): verificar o estado – não vi, mas assumo que tenha sido feito
  • Óleo do motor: substituir – Feito
  • Filtro de óleo: trocar o elemento – Feito
  • Filtro de ar: verificar o estado e limpar, se necessário – foi trocado, embora sem me perguntar, mas teria aprovado
  • Filtro de Combustível (externo ao tanque) – veículos com sistema Flexpower: substituir – trocado
  • Transmissão: verificar o nível do óleo e completar, se necessário –  não foi feito

Sistema de Arrefecimento

  • Verificar o nível do líquido do sistema de arrefecimento e corrigir eventuais fugas – só completou a água do radiador, o nível estava baixo, uma verificação maior seria necessária, com uso de equipamento com manômetro

Freios

  • Pastilhas e disco de freio – verificar quanto a desgaste  – pastilhas foram trocadas sem me consultar
  • Tubulações e mangueiras de freio: verificar quanto a vazamento: aparentemente feito
  • Freio de estacionamento: verificar e regular, se necessário. Lubrificar as articulações dos liames e cabos : feito
  • Fluído de freio: verificar o nível e completar, se necessário: feito

Direção, suspensão (dianteira e traseira) e pneus

  • Óleo do reservatório da direção hidráulica – verificar o nível do fluído e completar, se necessário – feito
  • Amortecedores: verificar quanto a fixação e eventuais vazamentos: não foi feito, só inspeção visual
  • Pneus: verificar a pressão de enchimento, quanto ao desgaste e eventuais avarias, executar rodízio, se necessário; verificar o torque das porcas de fixação das rodas  – não foi feito, apenas rodízio.

Carroçaria

  • Filtro de limpeza do condicionador de ar: substituir – não foi feito
  • Cintos de segurança: verificar cadarços, fivelas e parafusos de fixação quanto ao estado de conservação, torque e funcionamento: não foi feito

Sistema Elétrico

  • Sistema Elétrico: Verificar com o “TECH 2” a ocorrencia de códigos de falha: Não foi feito
  • Equipamentos de iluminação e sinalização: verificar – feito
  • Lavadores e limpadores de para-brisa – verificar o estado das palhetas e lave-as, se necessário: vi o teste, mas a substituição era necessária e não foi feita ou sugerida, nem mesmo uma limpeza.
  • Foco dos faróis: verificar a regulagem – não foi feito
  • “Reset” o aviso de inspeção do painel de instrumentos : feito – e eu já explico como se faz.

OK, além de ignorar vários itens dessa lista, o funcionário gastou muito tempo fazendo outras coisas que não estão nessa lista:

  • limpeza de fechaduras, mesmo estando elas funcionando perfeitamente
  • reaperto de suspensão – ok – isso precisava estar no manual, e ajudou no barulho do carro
  • lixar as lonas e os tambores de freio. Só verificar não foi o suficiente – alguém me explica o porquê?
  • Troca das pastilhas de freio sem me perguntar. Custa virar e me perguntar? estou do lado!

Além de outras coisas que não me lembro exatamente agora. No meio do atendimento, parou para verificar uma Meriva, usando o “Tech 2” (equipamento que liga na injeção eletrônica para verificar falhas). Ok, gastou uns 20 ou 30 minutos, mas não usou o equipamento no meu carro.

Vamos aos valores:

  • Elemento do filtro de ar: R$12,89
  • Filtro de combustível: R$32,00
  • Filtro de óleo: R$14,00
  • Óleo mineral (não tem a especificação na nota fiscal, a marca é AC Delco): R$27,00 o litro, R$108 reais por 4 litros.
  • Pastilhas: R$60,00

Ok, os preços estão relativamente normais… Mas óleo mineral para 5 mil km com preço de sintético de 15 mil é um pouco demais. Mas a mão de obra foi a parte mais dolorida: 200 reais. Um bom mecânico me cobraria no máximo 100 reais para verificar tudo e trocar as pastilhas. Se eu fosse em algum lugar especializado em óleo, gastaria uns 50 ou 60 reais, no óleo e nos filtros, e a troca sairia de graça. Preço total da revisão, sem que o carro tivesse nenhum problema além da manutenção de rotina, R$426,89. É um carro popular, com baixa quilometragem. E nesse caso ainda me admira não terem me empurrado nenhuma outra peça, como é comum por aí. Ou seja, fui fazer uma simples manutenção e fui surpreendido – e sem que o carro apresentasse algum “defeito” só diagnosticado na hora da revisão.

200 reais para pouco mais de 1:40 de trabalho, sendo que ao menos 20 minutos no atendimento de outro carro. Isso é justo?

 

Gostaria de uma resposta das montadoras, não só da Chevrolet, que é o caso aqui, mas de todas as montadoras, de porquê não se investe mais em manutenção dos veículos, valorizando os usados e consequentemente aumentando a venda dos novos.

 

E você, leitor, passou por algo assim em alguma revenda? Deixe seu comentário!

 

Ps: Como apagar aquele aviso chato INSP ou InSP no painel dos GMs como Celta, Corsa, Prisma, Meriva, Montana,Vectra e outros: com a chave virada, coloque na posição de odômetro. Desvire a chave, segure o botão de zerar a km e vire a chave – a palavra InSP começará a piscar. Sem desapertar o botão, dê a partida no carro e segure o botão até 4 traços piscarem (- – – -) . Pronto. Vi o mecânico fazendo, e testei em outros 2 Corsas e um Celta funcionou perfeitamente. Esse aviso aparece a cada 5 mil km ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.



 

http://autozine.com.br/informacao/porque-manutencao-nas-revendas-e-tao-carohttp://autozine.com.br/informacao/porque-manutencao-nas-revendas-e-tao-caroComo
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Comentários

  1. Divulga! Web! disse:

    Porque manutenção nas Revendas é tão caro? http://migre.me/408Su

    1. junior disse:

      Caros amigos! realmente os preços são abusivos, em primeiro lugar os mecanicos não tem nenhuma participação, esse valor das comiçoes são na verdade pagos somente 10% a eles o restante fica pra consecionaria, por esse motivo a maioria dos mecanicos de cons… são de pouca qualidade os que são bons abrem suas proprias mecanicas.
      fica aqui minha dica, recentimente comprei um corsa classic e na sua primeira revisão senti esse gosto amargo, mesmo conhecendo bem oque seria obrigatorio ser trocado e o cidadão não ter levado 40min pra efetuar o serviço me cobrou 200reais na revisão.
      fiquei indignado e por pouco não rodei a baiana dentro da cons…
      aparti dai fiz uma pesquisa no mercado sobre ofinas mecanicas, no caso procurei aquelas em que os mecanicos eram especialista em determinadas marcas no meu caso gm .
      A dica seria pra seguir periodica a revisões no caso das de 10 20 30 km etc… dessa forma voce evita um desgaste ecessivo das peças. pesquise o maximo que vc poder sobre oque terá que ser trocado, iisso mostrara pro mecanico que vc entende em tese sobre o assunto, evita que o mecanico seja desonesto e tente trocar alguma peça que não precise, procure alguem por indicação e na hora comente que foi indicado por fulano ( isso ajuda até mesmo no preço)
      sobre a garantia não se preocupe se vc fiser as revisoes periodicas não terá problema nenhum no primeiro ano do veiculo, isso é uma estrategia das cons…. de amarrar o seus clientes, não se iluda. procure sempre levar seu carro no mesmo mecanico isso cria um relacionamentO e acaba colaborando no decorrer do tempo para seu bolço.
      fica ai minha dica.

    2. Miguel disse:

      -Caro amigo!!! Infelizmente percebi isso logo na primeira revisão (5.000k). Troquei meu carro usado por um zero quilômetro justamente para economizar no combustível e no custo das manutenções. Descobri que estas coisas são totalmente desvinculadas umas das outras, ou seja: 1) quem fabrica seu carro é uma montadora (que entrega junto a este o manual do veículo); 2) quem vende seu carro é uma concessionária(que adquiriu o carro desta montadora e normalmente possui uma rede de terceirizadas lá dentro, como: despachante, oficina, loja de som, conveniência e financiadora própria, tudo a preços exorbitantes); 3) quem financia o seu carro é uma instituição financeira(que quando feita uma cotação de mercado, tem taxas de juros muito mais em conta que a concessionária) e 4) quem faz a manutenção do seu carro é uma terceirizada da concessionária(na prática não tem nada a ver com esta concessionária, não obedece a manutenção dos itens constantes do manual do veículo, antes de inspecionarem o carro já dizem que tem que fazer limpeza de bico injetor que é autolimpante, conforme informação da própria montadora, e praticam preços exorbitantes). Concordo com tudo o q vc disse e infelizmente existe um descaso por parte das montadoras que se preocupam somente em fabricar os veículos e abandonam os proprietários a própria sorte!!!! Sua colocação é totalmente plausível pois o mesmo não acontece quando compramos eletrodomésticos e outros equipamentos, que possuem SAC e redes de assistência técnica autorizada de qualidade e a preços tão acessíveis q não compensa levar numa “Boca de Porco”. Devido a este fato, assumi, pessoalmente, o controle da manutenção do meu veículo, estudei o manual do meu carro, entro em chats como este para tirar dúvidas e dividi a manutenção prevista no manual do veículo em partes: 1) revisão feita por mim (semanal ou antes de fazer uma viagem viagem); e as demais eu faço em locais de minha confiança e recomendados por amigos ou chats tais como: 2) Troca de Óleo e Filtros (Posto de Gasolina); 3) Direção, Suspensão, Freios e Pneus (Loja de Pneus) e 4) Mecânica e Elétrica (Oficina especializada). Tenho uma planilha onde controlo todas as revisões(para não faltar nenhum item estritamente necessário (troca da correia dentada, por exemplo), descartar aqueles q não julgo necessários, fazer aqueles q eu mesmo posso fazer(inspeção visual) e evitar redundâncias nos consertos, como por exemplo trocar o fluído de freio antes do tempo). Deste modo, acredito ter o controle das condições do meu veículo e reduzi em mais de 90% o custo da manutenção. Ou seja, “Se quer bem feito, faça vc mesmo!!!” Mas seria ótimo se as montadoras dessem uma força pra gente!!! Acredito q na América do Norte e Europa eles não deixem os proprietários a mêrce, mas aqui ainda é Brasil, terra de ninguém !!!! Grande Abraço!!!

    3. olá amigos, quero parabenizar pelo assunto abordado, confesso que passei recentemente o mesmo problema, comprei um celta 2012, e como realmente falaram , até uns 10.000km, quem paga a revisão é a General Motors , já que a fabrica te dá 1 ano de garantia, então ela banca a mão de obra da revisão, e a partir dos 15 ou 20.000km, vc tem que pagar a bagatela de 265,00 reais, de mão de obra, aí eu fiquei indignado, quer dizer , a GM que fabrica ou seja , que monta o carro banca a manutenção do veiculo no primeiro ano, pois achava eu que a concessionaria deveria fazer igual a montadora, para manter o cliente fiel as revisões, deveria pelo menos isentar da mão de obra até o termino da garantia , já que ela deu 2 anos de garantia a mais ,fizesse o bom exemplo das montadoras , isentando o cliente da amarga quantia de mão de obra, ficando apenas , o reembolso das peças originais, colocadas nas revisões.Enfim, acabei tomando uma atitude radical, essa conversa de que fulano ou sicrano, não pagou a revisão e o motor fundiu, ou o veículo deu algum problema aos 20.000 km, é conversa para manter o cliente junto a concessionaria, pois é como se admitisse que o motor do seu veiculo só aguenta 1 ANO DE USO?eu fiz o seguinte , assumi o risco, entrei na concessionaria, fui no balcão de peças, comprei todo o material necessário para revisão dos 20.000 km,4 litros de óleo, filtro de óleo ,filtro de ar , filtro de combustível, pastilhas de freio, e por ser um auxiliar de mecanico, eu mesmo levei todas as peças originais pra oficina e troquei eu mesmo, e se tiver que o motor abrir o bico , vou ter que amargar o risco até completar os 30.000km, onde termina a garantia, até lá tenho ainda 2 revisões, mas procurei seguir a risca e manter a originalidade do veículo colocando as peças que seriam colocadas lá dentro da oficina da concessionaria, a diferença é apenas o local da troca , e sem contar que eu mesmo cuido do meu veiculo, assim vou economizar quase mil reais só de mão de obra, pode não ser um bom conselho, mas fica aqui a minha indgnação de um cliente da GM, quem sabe, alguém leia o comentário, e repasse para as concessionarias , não cobrarem mais mão de obra até o término da garantia, que por sinal foi dada por eles mesmo, (as concessionarias), assim a Marca Gm e outras montadoras, adquirem mais credibilidade e aproximação de seus cliente. e obrigado pelo espaço

  2. Ei @chevroletbrasil – aqui o post sobre a revisão do Classic -http://bit.ly/e6sCIq precisam de mais detalhes?

  3. Ei @chevroletbrasil – aqui o post sobre a revisão do Classic – http://bit.ly/e6sCIq precisam de mais detalhes?

  4. RT @autozine: Porque manutenção nas Revendas é tão caro? http://bit.ly/gQWP7l

  5. Ricardo disse:

    Tenho um Corsa VHC Flexpower 2007. Liguei pra autorizada em Porto Alegre pra fazer a revisão dos 30mil km… R$ 970 (com as devidas substituições + mão de obra) se não for necessário a troca de alguma peça a mais. Peguei com o mecânico da Autorizada tudo que teoricamente seria feito com o meu carro e pedi pro meu mecânico fazer. Com peças + mão de obra não gastei R$ 300,00. Menos de 1/3 do valor da autorizada

  6. convenient disse:

    Porque manutenção nas Revendas é tão caro?: Comprei um Corsa Classic em abril de 2009. Hoje ele tem pouco mais d… http://bit.ly/eLSaS8

    1. David disse:

      Muito simples, tambem comprei em 2009 um corsa classic pela caltabiano em sao paulo-sp fiz as revisoes porem nao tive muitos gastos em relacao as revisoes pq pesquisei antes o que era realmente necessario pelo manual mesmo. outra dica apos a garantia do carro de pouco menos de um ano descobri por dica do mecanico da autorizada GM que na rua barao de limeira proximo a ipiranga com sao joao em sao paulo existe uma loja GM de pecas que distribui para as concessionarias chamada accioly que vende muito mais em conta todas as pecas GM originais se quiser manter seu carro todo original vale a pena nao me arrependo nunca tive problemas com meu carro e descobri na guaicurus – lapa uma autorizada GM chamada CHEVY com bom atendimento e preco bom tambem diferente de autorizadas como ABA motors que cobram pra trocar o kit supensao com todos itens,pasmem 1687 reais com mao de obra inclusa, gastei pouco mais de 500 reais pra trocar tudo e 180 de mao de obra da chevy trocaram tudo em uma hora e meia custo: 680 reais, que diferenca nao??? so 1000 reais de economia , vai a dica, vc acha que ainda vale a pena levar em concessionaria? acho que nao , por isso leia o manual e siga as revisoes por ele desta forma seu bolso agradece e seu carro fica sempre novo.

  7. RT @danilogordo: Ei @chevroletbrasil – aqui o post sobre a revisão do Classic – http://bit.ly/e6sCIq precisam de mais detalhes?

  8. DTLF disse:

    #Absurdo ! RT @danilogordo: Ei @chevroletbrasil – aqui o post sobre a revisão do Classic – http://bit.ly/e6sCIq precisam de mais detalhes?

  9. Por que manutenção nas revendas é tão caro? – http://bit.ly/fwF71D

  10. As autorizadas simplesmente abusam do fato de para se ter a cobertura da gantia seja necessario fazer as revisões nelas. Desta forma eles colocam os preços no espaço.

  11. Ronaldo disse:

    Fala Danilo!
    Sinceramente, é um abuso por parte das autorizadas e sem mencionar que elas não seguem um padrão (que cá entre nós, deveria ocorrer).
    Tive um Celta 0Km e fiz somente a 1ª revisão na autorizada e o carro com 9.000 Km não apresentava nada e foi executado somente a revisão de rotina e acobertada pela garantia. Na tentativa de me tirarem algum dinheiro, ofereceram uma limpeza de bicos do sistema de injeção eletrônica que achei ridículo e me neguei a fazer.
    O ponto é: Consulto o manual e executo todos os procedimentos e substituições fora da autorizada.
    O carimbo no manual, não passa de um comprovante assim como as Notas Fiscais de peças e mão de obra de uma oficina não autorizada.

    Isso aí! Falei!

    Abraço!

  12. Ei @chevroletbrasil – aqui o post sobre a revisão do Classic – http://bit.ly/e6sCIq gostaria de uma resposta!

  13. Gigi disse:

    As concessionárias tratam seus clientes com um descaso incomum. Um amigo revoltado com os valores cobrados pela Volks foi a numa oficina de um conhecido e descobriu q dps de 20mil km a concessionária NUNCA tinha trocado filtro de óleo do carro dele, ainda estava com o original de fábrica.

    Além de pagarmos caro pelos nossos carros, ainda padecemos com isso.

    Recentemente comprei um zero na Chevrolet, a máquina da seta veio com defeito (foi trocada sem ônus, claro! tinha tirado o carro a menos de 24hs da concessionária), mas 15 dias depois tive que voltar com outros vários probleminhas. Sempre achei q “zeros” vinham perfeitos! Estou esperando alguns km p/ a revisão de 5mil, vamos ver no que dará!

  14. Celso disse:

    Cara, sinceramente, eu não achei nada caro ou fora do normal ali.

    Ok, alguns itens foram ignorados, porém, você estava do lado, poderia MUITO bem ter questionado e pedido pra ele fazer.

    Quanto ao valor da mão de obra, acredito que esse valor é um pouco maior que um BOM mecânico que não vai te deixar na mão, pois querendo ou não, existe um “certificado” por trás disso tudo.

    Outro fator é que, se seu carro der qualquer problema, você pode voltar a concessionária e reclamar com toda razão, certo? Querendo ou não, como você mesmo disse, você está agregando mais valor ao seu carro, ao fazer uma manutenção direta com uma filial da montadora.

    Agora, se não quiser arcar com esses custos, basta deixar de fazer as manutenções na concessionária, você mesmo ir até um posto de gasolina, efetuar a troca de óleo/filtro (você paga apenas o produto), depois vai em um local especializado em troca de freios que eu garanto que o valor/hora será mais em conta e quanto ao sistema de arrefecimento, basta você mesmo ficar de olho (no chão da sua garagem e no nivel de água).

    O grande X da questão é: deixar o carro com a manutenção em dia e gastar pouco ou gastar mais para ter a manutenção e um valor maior na revenda?

    Não sou de nenhuma concessionária, não sou a favor, mas eu não acho que R$ 500,00 para um carro com 20 mil km, seja algo abusivo. Ainda mais pelo serviço prestado, em um local só, com uma garantia e valorização certa do seu automóvel.

    Essa é MINHA opnião.

    Abraços

    1. Celso disse:

      Corrigindo:
      Quanto ao valor da mão de obra, acredito que esse valor é um pouco maior que um BOM mecânico que também não vai te deixar na mão, porém querendo ou não, existe um “certificado” por trás da concessionária.

    2. Chris disse:

      CELSO,

      Discordo totalmente de vc!
      Quem disse que os mecânicos de uma autorizada é BOM? Se fosse bom, não teria deixado de executar os serviços que deveriam ser automáticos no dia a dia dele. Agora é o cliente que tem que pedir pra que ele faça o que está sendo pago para fazer?????? Isso pra mim é o cúmulo do absurdo…é igual pagar pra Banco receber seu salário todo mês.
      R$ 500,00 pra um veículo onde foi realizada a torca de óleo/filtro e a manutenção preventiva…é simplesmente um ABSURDO!

      Eu tenho um carro da Chevrolet, fiz apenas a 1ª revisão na autorizada, neste exato momento estou orçando os itens da 2ª revisão..mas é claro…em outro local. Na 1ª revisão passei muita raiva! Apenas trocaram o óleo e o filtro (espero que tenham trocado mesmo, pois paguei por isso), quanto aos demais itens…nada…até esqueceram de do “reset” e eu tive que procurar na internet como fazer. Ligando la na autorizada, a atendente fez questão de marcar para que o mecânico fosse em minha casa, pra não dar o braço a torce.

      O início do transtorno foi qdo queriam cobrar a mão de obra, contraditoriamente à política da Chevrolet, onde durante o prazo de garantia, a mão de obra não é cobrada. Só desistiram da cobrança após eu registrar uma reclamação junto à Chevrolet.

      Revisão em autorizada, pra mim, já virou sinônimo de DOR DE CABEÇA….nunca mais! Se fosse pagar um valor mais alto…só que com a certeza de qualidade..td bem, agora pagar e ainda ter o serviço totalmente mal feito…pra quê? Por acaso somos idiotas?

      E ao contrário do que vc quis dizer….existem locais que realizam todos os serviços… vc não vai precisar levar em vários lugares.

      Enfim, NÃO CONFIO MAIS NAS AUTORIZADAS, e direi isso a todos que puder dizer. É gato por lebre!

      1. Everaldo disse:

        Olá caro amigo eu sou de Sampa comprei um celta 2010 fiz a primeira revisão de 10mil os caras só trocaram olho,filtro de comb,filtro dear e pronto.mas na verdade queria fazer limpeza de bicos no manual diz que são auto limpante já que eu uso adtivo flex na proporção indicada pelo fabricante (isso de revisão e coisa p pensar ) esta semana eu precisava fazer o de 20mil custa 480 reais eu deixei de fazer fui a uma revendedora da GM aki em sampa comprei filtro de ar ,filtro de comb,pastilha e outras coisinhas que eles fazem muito mal fiz tudo em casa com vistoria de amigo mecanico o carro esta tinino detalhe fiz orçamento da autorizada eu gastaria quase 800 reais gastei 300 reais
        Ha pessoal um alerta os veiculos VHC e VHCE cujo no manual exige o uso do oleo ACDELCO 5X30 na autorizada eles usam o oleo 20X50 que alem de dar falha na lubrificação almenta o consumo domesmo.
        Abraço caso queira ajuda meu e-mail evelsantos@bol.com.br

  15. victor disse:

    sua garantia extendida só vale se todas as trocas de oleo e revisoes forem feitas na agencia, correia denteda ninguem troca com 20 mil, no rodizio dos peneus ele reapertou a roda, e detalhe sou funileiro e os mecanicos que trabalham em concessionarias trabalham em oficinas comuns como a minha ninguem la dentro é perfeito, e o diretor da concessionaria precisa de dinheiro pra andar de lancha e comer picanha por isso é tao caro

  16. fantomas disse:

    as autorizadas abusam dos preços sim, cobram o que querem, e fazem descasos com os donos de veiculos, tudo com o aval das montadoras,os preços cobrados por hora são abusivos, os preços das peças superfaturados, qualquer um que venha defender uma conscessionaria é porquer trabalha em uma….o melhor é esperar terminar a garantia de fabrica e começar a fazer as revisões com um ,mecanico de sua confiança, porquer nem todo os serviços das autorizadas são sinonimo de confiabilidade!!!!

    1. Allen disse:

      Amigo, concordo com você porém começa o problema com o mecânico tenho passado tanta raiva com mecânicos de fundo de quintal que fui obrigado a voltar a fazer revisões em concessionárias a última um mexanico indicado colocou o cotovelo cheio de graxa no console, o incrivel que isolou tudo como se fosse um especialista quando cheguei em casa vi a lama feita… A vantagem da concessionária que eu processo eles no piscar de olhos se meu carro falhar como ja fiz antes!

  17. Fernando disse:

    Concordo com o Victor, o preço da picanha está pela hora da morte e o preço na marina nem se fala. Eu sou de Curitiba e aqui os preços são caros por um simples motivo. As pessoas idolatram os seus carros e por isso somente fazem revisões na concessionária mesmo depois da garantia ter acabado. A ignorância e o hábito de não ler o manual levam muitos clientes a aceitar esses roubos. Meu sandero tem 3 anos de garantia, somente válida se as revisões forem feitas na concessionária. A revisão de 40.000 seria feita 6 meses antes da garantia acabar. Vcs acham que eu gastaria R$700,00 ?? Chequei o manual e fui fazer tudo em um bom mecânico,saiu tudo por menos de R$350,00 e com óleo elf 5W40 recomendado pela Renault. Eu confio mais no meu mecânico que não tem porque mentir do que no pessoal da concessionária com aquele jeitinho de quero te foder com carinho.

    Excelente post, espero que mais gente passe a ler o manual e façam as suas revisões fora da concessionária.

  18. AcesHigh disse:

    Danilo,

    trabalhei por um ano na GM e posso te dizer que boa parte da culpa disso é da montadora. A política da montadora em relação à concessionária é que a concessionária NÃO TEM QUE TER LUCRO NA VENDA DO CARRO, ou seja, todo o faturamento da concessionária deve ser oriundo de acessórios e de manutenção. A margem da concessionária é mínimo na venda do carro novo e a montadora não está nem aí para a concessionária.

    Por outro lado, se a concessionária tivesse um bom serviço de pós-venda, certamente teria mais lucro, sem espantar os clientes – o cliente só faz as manutenções na concessionária quando acredita que “existe um ‘certificado’ por trás da concessionária” (sic), o que não necessariamente corresponde à realidade. A concessionária te atende bem pela última vez quando te entrega o carro recém-adquirido…

    É por essas e por outras que NUNCA faço revisão em concessionárias. E não venha me dizer que isso desvaloriza meu carro. Nunca ninguém avaliou me carro pelo número de carimbos no manual. E também não diga que meu carro não tem boa manutenção, porque não é verdade!

    []’s

    AcesHigh

    1. Chris disse:

      PERFEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!

      MEU MANUAL….EU MESMA CARIMBO!!!!!!!

      1. LUCIANO SALES disse:

        EU TAMBÉM! KKKK…

  19. […] insatisfeito que fez um site para reclamar de um carro, alegadamente, com defeitos crônicos, e a Chevrolet faz feio com meu amigo e co-autor deste blog @danilogordo, a Lamborghini fez raiva a um milionário Chinês, […]

  20. Hélio disse:

    Como já disseram, é por causa da garantia. Por que será que alguns carros novos por aí dão 5 anos de garantia? Só se você for um otário e pagar caro nas revisões.

    País de 3º mundo é assim, pós-venda é uma merda em 90% dos lugares. E isso nem precisa ser compra grande igual a um carro. Quer um exemplo? Dá uma olhada no preço de uma lâmina de barbear dessas “mega-master-super-plus-turbo”…”até que é barato”, você pensa…depois você olha o preço das recargas dessas lâminas…

    Eu sou filho de mecânico e toquei um “foda-se” pra garantia de 1 ano do meu carro. Eu sei exatamente o que ele precisava e quais peças e produtos trocar e também como trocar. Mesmo assim, se eu pagasse a mão de obra, sairia menos da metade do que iria gastar numa concessionária ou autorizada.

    País de merda…

  21. RT @autozine: Por que manutenção nas revendas é tão caro? http://bit.ly/gQWP7l

  22. Rafael disse:

    Eu tenho um Meriva Easytronic…. e acreditem…. se nao querem gastar com manutenção, não comprem….. comprei ZERO e em 2 anos e 2 meses ja gastei 7000 com cambio eletronico… agora 3000 com sistema de refrigeracao do radiador….. mas nao eh sobre isso q vim falar.

    Acho muito intessante o sistema de agendamento da GM, realmente em uma revisao ele eh bem personalizado… porem ja tive 3 emergencias em q o carro parou e simplismente as autorizadas nao me atenderam pois nao tinha agendado…. ora ALGUEM consegue agendar uma emergencia? tem q ficar 2, 3 dias só para encaixar no planejamento…. isso sim eh deprimente.

    1. AcesHigh disse:

      Olha Rafael, não pense que com outras montadoras é diferente. Tive uma pane na minha TR4, ainda na garantia, e acionei suporte ao cliente. Me mandaram um mecânico (já que o carro não andava) que teve a cara de pau de dizer “ah, eu não posso mexer, senão perde a garantia”. Fala sério! Mandaram um “mexânico” que não podia TROCAR UM FUSÍVEL?!?!? O cara não sabia onde ficava o fusível da bomba de combustível!!!! Parece piada, né?

      []’s

      AcesHigh

  23. Wilian Costa disse:

    Conheço 2 mecânicos de bairro que são “terceirizados” por uma concessionária GM quando a demanda aumenta. Então considerando que você use peças originais, falando de manutenção: É a mesma coisa! Só que por uma preço menor.
    Só uma ressalva:
    Falando de funilaria e recuperação de sinistros o trabalho das concessionárias é melhor que os de 3´s que encontrei por aí.

  24. Daniel disse:

    Passei por algo pior: além de fazerem uma lista de itens a serem trocados – praticamente, só salvam-se os pneus, pelo check-list da concessionária- ainda roubaram a lâmpada da luz interna do carro, um Uno 97. Nunca mais levo carro em revenda, mesmo zero km.

    1. Daniel disse:

      Antes que esqueça: eu fui só pra fazer uma revisão antes de pegar a estrada. Como não aprovei o orçamento, me devolveram o carro com esse furto…

      1. @Daniel: Qual foi a revenda?

  25. Rubens Monterrubio disse:

    GM é complicada pra essas coisas, comprei meu carro zero em 2008 e fiquei quase um ano com problema de infiltração no banco traseiro, só resolveram quando falei que colocaria fogo no carro na frente da fábrica em São Caetano, isso pq já tinha passado por 3 concessionárias. Em uma delas o mecânico ainda me perguntou se eu não tinha derrubado nada no banco e eu disse: “Se tivesse derrubado eu limpava e pronto, não perdia meu tempo vindo falar com vocês”, por sinal este não foi o cara que arrumou o problema, que era uma borracha defeituosa e a merda daquele sistema pra água escorrer que estava entupido, mas se tirei da fábrica e isso aconteceu no terceiro dia quer dizer que entupiu no pátio… muito bom!!!

    Sem falar que a minha homocinética quebrou com 11 mil km rodados, kkkkk, acho que ela era de farinha de trigo, só pode!!

    E a tudo isso que passei vcs podem somar o péssimo atendimento que temos nas concessionárias, somos tratados como meros clientes, pessoas que compraram um bem de 50 reais, e mesmo que fosse, deveríamos ser melhor tratados. Sem falar que em cada concessionária que eu ia tinha no mínimo 4 pessoas reclamando de barulho, infiltração ou “algo solto” dentro dos carros zero, vi esta cena para outros Corsas, Celtas, Merivas, Astras e 4 Vectras, 2 GT e dois Sedãs.

    Depois desta fatídica experiência decidi que nunca mais, isso mesmo, NUNCA MAIS, compro nada da GM, nem um camaro se um dia tiver dinheiro pra isso!!!

    PS – ISSO TUDO SEM FALAR DA MERDA DO CORPO DA BORBOLETA QUE A CADA 20 MIL APRESENTA PROBLEMAS LEVES, COM 40 MIL A COISA COMEÇA A FICAR FEIA E DOS 60 MIL VC NÃO PASSARÁ SEM TROCÁ-LA, MEU CORSA É PREMIUM 1.4, um lixo!!!

  26. e lá vou eu pq amanhã cedo tenho q levar o carro p/revisão de 5k na @chevroletbrasil – espero q ñ aconteça isso comigo http://bit.ly/eDz4Dh

  27. Razor disse:

    Ocorreu algo semelhante comigo a algum tempo atras. Fui levar o meu Fox pra revisão dos 30.000 e ao perguntar o valor ao atendente escutei: “Se não tiver mais nada pra fazer, o valor inicial da revisão é de R$650”. Desisti e resolvi levar o carro no mecânico que eu costumava levar antigamente, na época dos “usados”. A mesma análise do que teria que ser feito no veículo saiu por R$150 a R$200 reais. Infelizmente o carro estava apresentando alguns problemas e o valor final da revisão saiu por R$780, só que nesse caso eu soube exatamente o que foi trocado e o porque de ter sido trocado, além do que esse mecânico é realmente de confiança e faz um excelente serviço. Imagino que eu teria pago uns R$1500 na concessionária. A partir desse momento passei a concordar com a opinião de alguns leitores e quando vier a comprar um outro carro 0km quero que se dane o carimbo no manual. Vou levar no mesmo mecânico pois o serviço é realizado inclusive muito mais rápido e por um preço justo.

  28. Leo disse:

    A chevrolet quase deu um infarto na minha mãe ao apresentar o orçamento de revisão do Classic ano 2010. A situação bem parecida com a história, no caso do carro da minha mãe, ano 2010. Como minha mãe é uma senhora de 60 anos, eles aproveitaram pra inventar intens na revisão e acreditem, tinha até descarbonizar o motor de 20 mil km rodados! O orçamento total fechou em 1312 reais!!! Ainda bem que ela é sensata e recusou o serviço. Vamos lá amanhã e dessa vez estarei com ela só para ouvir e ver o que os babacas lá vão falar! Amanha pretendo entrar aqui e contar o que aconteceu.

  29. Comprei um corsa um 1,o na CCV zero,na primeira revisão tudo foi barato mandei fazer, mas na revisão dos 5000 ou 6 meses ou seja a segunda revisão, marquei por telefone mas quando levei os consultores tinham muitos carros na frente ai eu deixei para pegar mais tarde e ver o preço,qual não foi minha surpresa quando ele me mostrou os serviços e preços,1.200,00 mil e duzentos reais,o meu carro tava com 5.200 kilometros falei que não ia fazer peguei o carro e fui embora,levei numa oficina de um amigo meu fiz tudo o que precisava por 370,00 reais.Será que eles pensam que a gente tem uma arvore de dinheiro em casa.

  30. petinatti, ja sorocaba disse:

    A bomba de combutivel do meu corsa classic queimou, mandei na automec (autorizada gm de sorocaba), custo- bomba completa 1036,00 + mão de obra 130,00 = 1166,00 total. Enquanto pagava pedi ao meu filho verificar o preço da bomba no balcão de vendas ao consumidor( lá mesmo) kkkkkkkkk rsrsrs
    bomba completa, mesmo código da peça na nf e no orçamento que pedi para imprimir (rsrsrs irônico ) pasmem, 548,00. ABSURDO, ABUSO, nem sei o que dizer. Só mostrei a nf e orçamento ao mecanico ai o gerente mandou me devolver 488,00 reais, com desculpas esfarrapadas . Quase chorei de raiva. Somos todos idiotas…….Vou mais longe…pesquisei no mercado, a mesma peça Bosch por 170,00 reais. ……QUE PAIS É ESSE???

  31. alves disse:

    Concessionaria só em ultimo caso mesmo !
    Ja tive um Prisma que tem um ajuste da Cx direção para ajustar a estabilidade…e isso só é feito na Concessionaria devido ao Gabarito, pois a suspensão estava tudo ok..
    Enfim…em 2 concessionarias … os mecanicos disseram bem assim…: “Não temos reclamação disso não e não seria alinhamento , esse ajuste precisamos ver se da para fazer e como que é feito..!”
    Apenas em 1 concessionaria depois de mostrar diversos relatos na internet é que os individuos conseguiram analisar e fazer o tal ajuste…
    Conclusão : O pessoal só sabe o feijão com arroz e arrancar dinheiro, saiu um pouco do normal….fud….
    Mecanico de confiança e peças de boa procedencia resolvem 95% dos casos… Concessionarias corram a não ser que não tenha jeito mesmo !!
    Falei mesmo…
    Abs a todos !

  32. Rodrigo disse:

    Olá galera, então é o seguinte, cheguei até esse site justamente por pesquisar o q realmente deveria ser feito e qto custaria uma revisão de 20.000 km do meu classic, e ontem fui muito feliz de encontrar esse site, pois me identifiquei com o problema do nosso amigo e pude ver que realmente o q as concessionárias autorizadas fazem é um CRIME, enganação é crime, falta de respeito, praticamente te chamam de burros. Fui até a autorizada viamar pereira barreto em SBC, e fui atendido pelo técnico, perguntei qto sairia a revisão, ele deu uma avaliada no carro (apenas olhou), e foi fazendo o orçamento no sistema. Pasmem, o orçamento no sistema iniciou em R$ 1.400,00 e o tecnico achando q estava sendo muito legal foi tirando algumas coisas q ELE achava ñ ser necessário. Quando ele acabou o orçamento ficou em R$ 814,00, R$ 280,00 só de mão de obra, e eu ñ me segurei e comecei a rir discretamente e dizer q sem chance, ñ iria realizar a revisão com eles. Então veio aquela ladainha de vendedor q eram produtos originais e a garantia e a valorização do veiculo e etc e tal.

    Bom, ñ fiz com eles, saindo de lá fui ao meu mecânico de confiança com o orçamento da viamar em mãos para ele verificar o q realmente era necessário. No fim ele retirou mais da metade do intens sem necessidade e o orçamento ficou em R$ 429,00 com scanner no sistema, verificação de molas, suspensão e vários outros itens q estão no manual mas eles NUNCA seguem NADA. A mão de obra do meu mecânico ficou em R$ 190,00. (detalhe, o meu mecânico conhece um técnico q trabalha lá na viamar e q faz manutenções e revisões com ele).

    O mecânico ficou indgnado com o absurdo e falta de respeito deles, para se ter uma idéia, ele me mostrou um item q eles colocaram no orçamento de descarbonização do escapamento sendo q sempre usei e somente utilizo álcool, ñ tendo a necessidade disso agora com 20.000 km.

    Moral da história, NUNCA, JAMAIS, POR NENHUM MOTIVO, RAZÃO OU CIRCUNSTÂNCIA farei revisão em uma concessionária autorizada e direi isso a todos qtos forem necessários, FUJAM DESSA ENGANAÇÃO!!!

    Abraço a todos.

    1. antonio disse:

      valeu meu irmão fico grato pela dica, ja vi muitos comentarios a rspeito da enganção dessas concessionarias, e uma vergonha e falta de sensibilidade com os seus clientes de fidelidade, c essas materias eles vão realmente perder muita clientela, tenho um corsa não levei e jamais levarei, ali e assalto na cara dura. kkkkkkkkkk temos q fortalecer esse movimento e alertar as pessoas pra não levarem seus carros nessas verdadeiras enganações. abçs

  33. Revisão de 30 mil do carro chegando… vou fazer outro post no estilo desse: http://t.co/VOevoSsB

  34. Marco Antonio disse:

    tenho um nissan livina 1.8sl at ( top de linha ), tenho três anos de garantia, desde que eu tenha feito
    as revisões nas concessionárias, se eu não fizer perco a garantia, e tem quase nada de peças no
    mercado paralelo ( auto-peças), tem um detalhe muitas peças são de desgastes naturais que a garantia não cobre quando eu precisar trocar vou gastar uma grana? esta garantia de três anos na
    verdade ela é parcial, a verdadeira é apenas 1 ano, muitos veiculos novos de diversas montadoras
    também não disponibilizam peças a vontade no mercado paralelo, somente depois de cinco anos ou
    mais começa a ter mais um pouco?jogamos com a sorte e com a falta de respeito com o consumidor
    a revisão de 40.000km na nissan é R$ 1.200,00 um absurdo mais caro que o seguro?
    respeitem meus cabelos brancos de um grande trabalhador.

  35. Marco Antonio disse:

    tenho um nissan livina 1.8sl at ( top de linha ), tenho três anos de garantia, desde que eu tenha feito
    as revisões nas concessionárias, se eu não fizer perco a garantia, e tem quase nada de peças no
    mercado paralelo ( auto-peças), tem um detalhe muitas peças são de desgastes naturais que a garantia não cobre quando eu precisar trocar vou gastar uma grana? esta garantia de três anos na
    verdade ela é parcial, a verdadeira é apenas 1 ano, muitos veiculos novos de diversas montadoras
    também não disponibilizam peças a vontade no mercado paralelo, somente depois de cinco anos ou
    mais começa a ter mais um pouco?jogamos com a sorte e com a falta de respeito com o consumidor
    a revisão de 40.000km na nissan é R$ 1.200,00 um absurdo mais caro que o seguro?
    respeitem meus cabelos brancos de um grande trabalhador.

  36. Cristiane disse:

    Pois bem, levei meu Vectra 2006 para fazer um orçamento da revisão de 80.000 km. Preço: R$5.994. Parece piada!

    1. LUCIANO SALES disse:

      QUERIDA, POIS PEGUE O ORÇAMENTO COM O NOME DAS PEÇAS E COMPRE, VA A UM MECANICO E PAGUE SO A COLOCAÇAO DAS PEÇAS!! O LUCRO DESSE POVO [E DE MAIS DE 50 POR CENTO.

  37. Eduardo Soares de Gouveia disse:

    Meus agradecimentos pela informação de Como apagar aquele aviso chato INSP ou InSP no painel dos GMs.
    Atraves dele apaguei este aviso no painel com 20.000Km da minha Zafira Táxi (2011) e além disto concordo com o proprietario do Corsa 2009.
    A revisão da Zafira com 10.000Km sai por R$ 770,00, após muita conversa com o mecanico da autorizada que falou que ficaria em torno de R$ 1.200,00 conforme me mostrou em seu computador.
    Ainda bem que olhei e mandei ele deixar de fazer um monte de serviço que é só para ( Gringo Ver ).
    Rodo em torno de 5.000Km/Mês, se eu fizer todas estas revisões na autorizada eu deixo de lucrar algum.
    Muito obrigado.

  38. LUCIANO SALES disse:

    Comprei o meu em 1997, tirei da revenda e nunca mais retornei. Ja esta com 113 mil km rodados, ate agora, nunca fiz revisao, mas vou contar o que aconteceu ate agora : com 15 mil, a tampa do flange da bomba começou a esquentar e derreter : preço na revenda R$ 850,00, porque so vendia completa, fui na sucata de carro novo e tinha um igual ao meu zerado com perda total, dei o meu e voltei 150 reais ( ficou uma maravilha) . Com 100 mil, parou de funcionar os vidros e o marcador de combustivel.
    com 104 mil, queimou o compressor do ar condicionado, tudo isso sem nunca trocar o gas ou fazer limpeza. Com 107 mil km, foi feita revisao na suspensao, onde foi trocado apenas pivo, terminal de direçao, e outras peças tendo um custo total de 450. ( na revenda 1500,00 e em oficina 850,00) mas eu fiz o orçamento, e de posse das peças eu mesmo comprei e mandei meu mecanico colocar. Mas tudo isso fazendo as manutençoes basica tipo: troca de oleo, filtro de oleo, filtro da combustivel e filtro de ar a cada 5 mil, nao interessando se desgastados ou nao, troca da correia a cada 20 mil. Éum carro muito barato, confortavel em baixas velocidades. A 170 km por hora ele começa a balancar e se tornar instavel. Ja valeu cada centavos que paguei por ele. qualquer duvida e contato CABOCODOMATO@HOTMAIL.COM.

  39. Leonardo disse:

    Peguei meu Classic 2008 zero Km e no dia seguinte pela manhã ele não funcionava, teve de sair guinchado da minha garagem (só rodou 2 km). Depois de dois dias na concessionária, mesma decepção: novamente na manhã seguinte o carro saiu guinchado de novo. Minha maior decepção foi descobrir, depois que arrumaram o problema após minha briga, que o gerente da concessionária sabia o que deveria ser feito, mas não queria fazer o serviço e o motivo era simplesmente ter de buscar outra peça e disponibilizar um mecânico de graça, pois estava na garantia. Depois de ler tantos depoimentos aqui, decididamente vou desistir da revisão dos 40.000 Km do meu Classic. Cheguei a agendar, mas cancelei e vou fazer a troca dos itens fora da concessionária. Pelo valor que se paga por um veículo zero, deveríamos ser melhor atendidos no pós venda. Nem mesmo um cadastro para consultas, envio de sms ou e-mail eles fazem para contatar-nos, a fim de questionar ou alertar sobre revisões, etc. Pude ler também depoimentos felizes da “turma do deixa disso”. Estão iludidos, pois aquele carimbo não valoriza nem desvaloriza o carro. Eu só concordo com estes depoimentos se todos os serviços fossem realmente executados e os preços fossem atrativos, pois ao invés de atraírem cada vez mais clientes, mesmo de revendas terceirizadas, eles expulsam até mesmo aqueles que retiraram o carro zero em sua concessionária. O serviço é tão mal feito, que se esquecem de apagar InSP painel.

    Abraço a todos.

  40. Mike disse:

    @danilogordo sobre o que está no post. Pode me passar seu contato ou e-mail? a matéria é essa: http://t.co/jIVpjnNc. Mande o ctt por DM. Vlw

  41. AMAURY disse:

    comprei uma frontier a revisao de 10 mil era no pacote especial de revisao era de peca 191,00 reais quando fui fazer a revisao tivero a cara de pau de cobra so de peca 443,00 reais o pacote de revisao da nissan e falso nao compre carro da nissan e fria .

  42. Miguel disse:

    -Rapaz, tô lendo coisas aqui q naum acredito!!!! também tenho um GM, um Corsa Hatch !!!
    – Revisão de 20.000k:
    -Normalmente se faz a troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar (eu prefiro trocar o meu a cada 10.000k) junto com o óleo. Num posto de gasolina de confiança não sai por mais de R$ 200,00.
    – O rodízio dos pneus, verificação da suspensão, direção e freios, normalmente saí de graça na Loja de Pneus.
    Se leva na autorizada da concessionária, sem o mecânico olhar ele já diz q tem que fazer limpeza de bico injetor. A montadora diz que o bico é autolimpante. Na pior das hipóteses é só colocar um frasco de aditivo a cada quatro abastecimentos ou abastecer com aditivada em posto de confiança. Talvez a limpeza só fosse necessária se o consumo estivesse muito auto.
    Eu mesmo faço e/ou acompanho a manutenção do meu veículo e do mundo elogia pois já tem 4 anos de uso. Duvido se algum maluco vai depreciar meu carro na venda só porque naum levo nas oficinas de griffe. Tenho todas as notas fiscais dos serviços executados por locais qualificados e bem recomendados. Quando tenho dúvidas: leio o manual, pergunto a pessoas competentes ou entro no Chat da GM (montadora) que são muito prestativos nestes esclarecimentos.
    Jamais vou colocar óleo mineral de 5.000k no meu carro que tirei zero, conforme orienta o manual do veículo. Só uso sintético!!!
    Me recuso a pagar este preços exorbitantes só pra ter o carimbo de “griffe” de uma autorizada no manual do veículo pra achar q tá tudo certo e valorizar a venda.
    Pra valorizar meu carro, mantenho a manutenção preventiva e corretiva em dia, tenho um relatório de controle das manutenções, todas as notas fiscais dos produtos e serviços executados, notas fiscais dos equipamentos do carro… É só vistoriar o carro por dentro e por fora, levantar o capô e porta malas que o futuro comprador vai perceber o estado do veículo e o capricho do dono. Prezo pela minha segurança, meu bolso e aparência e valor de venda do meu veículo!!! Não confio nestes Mercenários que cobram preços altíssimos e não fazem o serviço direito!!!

  43. clesio de jesus furtado disse:

    Todos os depoimentos estou de acordo não sei porque esta revisão é tao cara.Peguei o manual vi aos itens previstos até 20.00km e comprei as peças e o mecanico trocou tudo.Fiz uma excelente economia.

  44. Gilson disse:

    Tenho um fox trend 2009, 1 e 2 revisao feitas na vw, pois mao de obra gratis, como entendo um pouco de mecanica, fiz as outras revisoes em casa, ou seja, agora que gastei um pouco mais pois esta com 57000km fiz a 6 revisao, Gastei 110,00, mas, troquei as seguintes peças na suspensao: bieletas, buchas balança, bucha do estabilizador da direção, retifica do disco freio(pastilhas troquei com 40000km) estao como novas. Gastei 165,00 com: oleo hx7 lubrax, filtros de ar, oleo, polen, gasolina, parafuso carter, oleo hidraulico, aditivo radiador ,oleo freio e palhetas limpador, mao de obra gratis(eu mesmo fiz as trocas), gastei 255,00 com desempeno de 4 rodas esportivas, alinhamento, balanceamento, cambagem, carter, anel das rodas e retifica dos discos(estes ultimos serviços feitos em oficina). total: 6 revisao 530,00 reais.

  45. Danilo D disse:

    Valeu xará, fiz o procedimento para sumir a msg INSP do painel, e realmente funciona. Mto bom!!!