Mercedes-Benz inicia comercialização de ônibus híbrido

0
218

Mercedes-Benz ônibus HíbridoBR

A Mercedes-Benz deu início às vendas do ônibus HíbridoBR, nova solução da marca para transporte coletivo urbano feito de tecnologia nacional. O modelo se destaca pelo baixo índice de poluentes, reduzindo as emissões em até 95%.

A designação ‘híbrido’ acontece quando o veículo tem duas fontes de energia. No caso desse ônibus, isso inclui um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia ‘híbrido série’.

O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG. A energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG.

Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas.

O motor diesel aplicado nesta tecnologia do ônibus elétrico, além de ser menor que o aplicado a um ônibus diesel similar, opera em rotação constante, o que reduz muito a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua. O motor diesel permanece em rotação constante (calibrada para o ponto ideal de baixa emissão e de baixo consumo) ou em marcha lenta. É fácil perceber a diferença. No ‘híbrido série’ apenas o motor elétrico traciona o ônibus.

Além de reduzir as emissões, a tecnologia desenvolvida pela Eletra permite a recuperação de energia nas frenagens, conceito conhecido como ‘frenagem regenerativa’ ou como ficou conhecido na Fórmula 1: KERS – Kinetic Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Simplificando: quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.

Mercedes-Benz ônibus HíbridoBR (2)

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui