06
jan
09

Inspeção Veicular Obrigatória

Postado em Informação por Danilo Ferreira - Comentários

Começou o agendamento para a Inspeção Veicular Obrigatória em São Paulo -ficam obrigados a fazer a inspeção todos os veículos fabricados a partir de 2003 com mais de 2 anos de uso,  todas as motos e todos os veículos a diesel.

Se o carro não for inspecionado, não poderá ser licenciado, leva uma multa de R$550 e poderá ser apreendido em qualquer blitze policial. A Taxa é de R$52,73, mas a Prefeitura de São Paulo promete restituir o valor – porém não divulgou como.

Para fazer o agendamento, o motorista deve entrar no site da empresa Controlar, se cadastrar e agendar a vistoria.

Na vistoria serão verificados itens de segurança como freios, pneus e faróis, além da emissão de poluentes – porém os carros mais velhos – e BEM mais poluentes ficaram de fora esse ano. O carro aprovado receberá um selinho que deve ser colado no para-brisas. Se não for aprovado, terá 30 dias para corrigir os problemas e retornar para uma segunda vistoria.

A Prefeitura estima que cerca de 2.6 milhões de veículos deverão passar pela vistoria, entre carros, motos e veículos a diesel – 41% da frota circulante na cidade.

O Código de Trânsito prevê a inspeção veicular para todo o país, mas infindáveis discussões sobre as definições da inspeção adiaram até agora na maior parte do país a implantação da lei.

A idéia da inspeção é reduzir a poluição da cidade pelos automóveis – porém somente abrangendo carros com até 6 anos de uso não é uma medida muito eficiente – carros fabricados nas décadas de 70 e 80 poluem cerca de 40 (isso mesmo, quarenta) vezes mais do que carros novos, por causa das novas tecnologias e legislação de emissões.

Fonte: UOL

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. Marcussss disse:

    Legal né?
    Crucificar os velhinhos que normalmente pertencem a pessoas de baixo poder aquisitivo.
    O pobre mais uma vez vai pagar o pato? O rodízio não afetou os ricos que compraram mais carros para poderem rodar a vontade.
    Carro meu querido, é uma nescessidade! O pobre também tem o direito de ir e vir, haja vista que o sitema público de transporte é um lixo.
    O carro para o pobre normalmente é instrumento de trabalho, serve para ir e buscar coisas no mercado, serve como transporte para levar ao hospital um filho que se feriu, ou a esposa que vai dar a luz, ou um vizinho ainda mais nescessitado, pois ambulâncias levam uma eternidade para chegar aos lugares mais humildes viu?
    Descriminar o carro do pobre, é mais uma vez humilhá-lo, é tirar dele os raros momentos de lazer, é tirar o orgulho de ter conseguido comprar seu carrinho depois muito trabalho e economia, é mais uma vez massacrá-lo, empurrá-lo cada vez mais pra baixo para o fundo do poço da pirâmide social.

    1. Lucas disse:

      Outras pessoas até tem condições de comprar um carro mais novo, porém as altas taxas de IPVA e seguro desanima qualquer um. É um dinheiro jogado na lama.
      O engraçado é que eles nunca fazem nada de graça, estão sempre criando taxas. Daqui uns dias o valor das taxas vai ultrapassar o valor do veículo.

    2. Gi disse:

      Larga de ser Idiota marcus… estamos falando de poluição… não de pobreza…

      1. Rômulo. disse:

        A questão,não é só a inspeçao seu analfabeto,é injusto,mais uma taxa na manutenção de um veiculo,já pagamos ipva,licenciamento,dpvat e na compra de um veiculo novo pagamos quase 40% do valor do mesmo em impostos,isso é uma vergonha ou seja mais uma taxa.lembro -me que nas eleições um tal kasabe falou que não pagariamos por tal inspeção.isso é pura arrecadação para os cofres da prefeitura obrigado kassabe/Serra.

      2. Edu disse:

        Preocupação com poluição!???? Caia na real. o objetivo é angariar dinheiro. ponto.

        Se se preocupassem efetivamente com a poluição controlariam a emissão de Co2 dos aviões de Cumbica e Congonhas, por exemplo. Alguém já viu o controle de emissão de poluentes dos aviões? Vc tem idéia Gi do quanto um avião polui? centena de vezes mais, por óbvio. e kd o controle deles? nada. absolutamente nada. por quê? porque com peixe grande não se mexe.
        Se se preocupassem efetivamente com a poluição implantariam medidas eficazes contra o desmatamento!! mesmo aqui em SP, o descaso é patente.

        Se é pra controlar a emissão de poluentes dos carros coloquem como parâmetros a emissão do Híbrido Prius!! desse modo sim a emissão seria reduzida efetivamente. Mas não querem o elétrico apesar de existir há bom tempo. isso porque há interesse da indústria petrolífera. é preciso reduzir a emissão dizem. pero não muito. não é mesmo?

  2. Bruno disse:

    @Marcussss, não entendo sua indignação pois o que foi citado não é que o pobre não cuide de seu carro, mas sim, que os carros mais antigos poluem mais seja carro de rico ou pobre (já vi muito carrão “fumando” em bairro nobre), e acho interessante essa iniciativa de reduzir a poluição das cidades e acho que deveria abranger TODOS os carros em circulação, assim os pobres e os ricos não precisaria ficar levando os filhos p/ hospital pq estão com falta de ar (normalmente nas épocas de estiagem onde há mais poluição).

    Abraços

    1. Paulo disse:

      Então meu camarada, tem que fazer essa inspeção com os caminhões e ônibus, que são os maiores poluidores na parada, além do mais as industrias que também são uma grande fonte poluidora.

  3. Marcussss disse:

    Bruno, a corda sempre arrebenta…bem vc sabe.
    Verá o que vai acontecer, vão fazer com que os velhinhos dos pobre saim de circulação, vão inventar como fazê-lo.
    Sou a favor da redução da poluição, desde que não ferrem com os mais humildes.
    Que criem um dia na semana que seja proibido andar de carro, TODOS de bike, com financiamento a juros especiais para o pobre, ou qualquer outra maneira que não afete apenas os excluídos.
    Minha indignação é com “soluções” unilaterais, como o rodízio atual que favorece o rico.
    Entendeu agora???

  4. MaD disse:

    Isso tinha que ser pra carro de 2000 pra baixo…. nao vai adiantar nada essa nova lei ridiculo…

  5. Flavio disse:

    Tenho uma dúvida: A inspeção é obrigatória apenas para os veículos licenciados na Cidade de São Paulo ou também para os da Grande SP.
    Acredito que por tratar-se de lei Municipal só é válida para os veiculos licenciados na cidade. Estou certo?

  6. João Carlos disse:

    É incrivel a mentalidade desse nosso Governo.Cria-se um programa para diminuir a poluição do ar da cidade.Mas os primeiros carros a serem inspecionados são os mais novos que nem poluem tanto.Tambem o incentivo que eles dão para se ter um carro novo é incrivel, pois os carros que poluem mais que são os mais velhos praticamente não pagam IPVA – ou seja quanto mais velho menos o valor do IPVA e maior a poluição.Um carro de fabricação 1980 é isento de IPVA e polui 40 vezes mais, já
    um popular 2008 paga quase mil Reais de IPVA. ABSURDO – QUE INCENTIVO É ESSE.Tem que diminuir a poluição sim, mas vamos começar da forma certa. Quanto mais novo o carro menos IMPOSTOS – VAMOS INCENTIVAR A RENOVAÇÃO DA FROTA DE VEICULOS DE SÃO PAULO – ACORDA GOVERNO

  7. Jose Carlos disse:

    De volta aquela velha historia do selinho no parabrisa do carro; mudam as moscas as a essencia continua a mesma (tirar dinheiro do povo) sabe porque os carros mais novos? porque o povo tem; quanto aos mais velhos, muita gente nem vai se lixar com isso, agora se realmente é a intenção contra o poluir, porque então a cobrança de taxas? Antes era apenas o IU (imposto unico) então nossos dirigentes (impostores)modificaram para criar o IPVA e dar margem a cobrança de pedagio (ilegal) e agora mais taxas; o povo não aguenta mais!

  8. Antonio Carlos disse:

    Isto é Mais uma Forma de Roubar a População de Tantos Imposto que Pagar Para estes Politicos Ladrão para cada Ves Mais Enriquecer nas Custa de Outros Como Kit de Primeiros Socoros que teve Parceria com Politicos e Fabricantes de tesouras Escolar e Gases e Iludindo e Obrigando as pesoas Compras Este Ites Para Jogar no Lixo mais tande Quanto Mais Rouba mais Quere o Pasaporte para o INFERNO

  9. Marcos disse:

    Até quando nós Brasileiros vamos suportar,esses politicos corruptos,impondo taxas abusivas e inconstitucionais,inventando leis da noite para o dia , e sustentar seus mensalões, salários decididos dentro de plenários e a população nada pode fazer, quando vai existir patriotismo nesse pais? só quando os indios assumirem a sua propria terra diante de tanto cacique , só um passaria a mandar.

  10. Ricardo disse:

    O que está em jogo aqui não é poluentes e saúde do cidadão, mas sim um embuste, disfarçado de ecológico e de defesa do meio ambiente. Vejamos SÓ ALGUNS FATOS desta trama muito bem articulada para pegar dinheiro.

    Primeira coisa, precisamos responder a pergunta: por que começar com os novos? Porque são a maioria da frota, o que garante que o poder aquisitivo existe e será recebido pela empresa. Além disto, faz parte do complô do governo/empresa colocar a população uns contra os outros (sim, isto sempre fazem). Quem tem carro novo critica os que tem carro velho, independentemente de poder aquisitivo, diga-se de passagem.

    Trata-se de uma inspeção ridícula e absurda, pois demanda ao cidadão paulistano o passivo ecológico gerado por muitos outras fatores poluentes, incluindo queimadas de cana e presença de aeroportos, que nada tem a ver com os automóveis. Impõem um controle de Dióxido de Carbono (o gás carbônico natural que serve à vida) como se ele fosse um poluente… como se ele fosse o responsável pelo aquecimento global. UM ABSURDO CIENTÍFICO!

    É de se admirar que, na corrida ambientalista, esta farsa tenha-se apegado com tamanha facilidade, dada a alienação dos moradores de cidades sobre o que é mesmo a relação homem-meio e sociedade-natureza. Sabendo-se disto, aproveitam para criarem novos impostos e exercerem controle sobre o ir e vir das pessoas, direito garantido pela constituição. Cerceiam direitos civis com o papo ambiental como desculpa.

    Será que apenas eu consegui ver que se trata apenas de mais uma maneira de se extorquir o cidadão? Uma empresa particular prestando serviços ambientais para um universo infinito de automóveis. Façamos as contas: essa empresa JAMAIS dará conta de todo ano vistoriar todos os carros. Se serão 2,5 milhões de automóveis neste ano, significa que ela tem que vistoriar cerca de 300 veículos por hora, tarefa impossível de se realizar e dali, formar-se-ão filas intermináveis.

    Mais um transtorno para o paulistano, afinal, se é gratuito, não deveria recolher taxa para depois ser devolvida. Será que irão auditar esse fluxo de capital dentro dos cofres públicos? Duvido!

    Questão interessante: Se os instrumentos da CETESB sempre informam que a qualidade do ar é BOA, por que vistoriar automóveis? Como o instituto inglês diz que a cidade de São Paulo é a quinta mais poluída do mundo? Há alguma controvérsia neste fato.

  11. Bob disse:

    ABSURDO CIENTÍFICO: é só imaginar que todos os veículos deverão circular até o posto de vistoria, como não bastasse ainda o téc. dá uma acelerada , só nisso o meio ambiente recebeu milhares de kg. de poluição, concordo com aumento de fiscalização em plena rua os carros que visivelmente estão poluindo. afinal é um ato anti econômico a prefeitura vai subsidiar? O paulistano é bobo? levar o carro fumaceando para não pegar o dinheiro de volta? ahahaha só rindo

  12. Yves disse:

    É óbvio que é mais uma manobra de roubar o povo!! Quem é reprovado não tem o dinheiro devolvido e os juros aplicados são enormes, que alguém tá ganhando e usando este dinheoro. Bando de LADRÃO. A OAB tinha que ter vergonha na cara e entrar com uma representação!

  13. Edson disse:

    agora eu comprei um carro tem 15 dias e ele é final 01 eu so consegui emprimir o boleto hoje no ultimo dia, como fazer agora 30/04/2009

  14. edson disse:

    Muitos carros novos nem se quer passaram na vistorias imagina os mais velhos realmente isso tudo é uma forma de retirar os carros mais velhos . agora convenhamos se olhareem por exemplo no centro da cidade quantos carros velhos vcs vem ? a maioris sao carros novos, e justamente onde a cidade está com o maior registro de poluiçao ……

  15. Juca Fernandes disse:

    Alguém tá querendo ganhar dinheiro mais uma vez com esse projeto absurdo. Esses policos só sabem criar meios de meter a mão no nosso dinheiro. Será que isso nunca muda?

  16. Edmur disse:

    Os carros mais novos poluem sim, vç pode trabalhar na eprom, alteraar a vazão e oríficio dos bicos, alterar o TI(tempo de injeção), poluindo tanto ou mais do que um carro mais antigo. Se o carro, mantiver a sua originalidade ai sim ele irá poluir menos. Aguns entendidos, escrevem tanta besteira que não deveriam ter os seus comentários publicados.

  17. luis carlos disse:

    E uma palhaçada essa tal de controlar a gente leva um carro para fazer teste chega la e reprovado o pessoal que faz o teste acelera o carro parecendo que vai explodir tudo, levei uma sprinter para o teste e no manual do carro esta que o mesmo pode atigir ate 4.500 mil giros livre e na controlar enquanto o contagiros nao atinge 6 mil giros eles nao param de acelerar.
    Esse mesmo veiculo levei na porto seguro e em outro lugar para fazer um pre teste e foi aprovado mais na contorlar nao passou, ai levei na bosch gastei 3.500,00 para trocar os bicos e fazer a bomba, levei de novo na controlar nao passou de novo nao consigo entender.
    Quem vai perder com isso e a prefeitura de São Paulo, pois vou fazer igual a alguns amigos meus que transferiram os seus veiculos para cidades vizinhas.
    Tenho 35 veiculos vou abrir uma filial fora da cidade de sao paulo e transferir os veiculos para la.

  18. elvira disse:

    como devo fazer para receber a devolução da taxa

  19. Laércio Spina disse:

    E agora o que será de nós, estãi falando em colocar mais dois pedágios na castelo.
    O governo deve pensar que pobre não tem direito de sair da cidade, estamos condenados a viver aqui no centro. Nosso carrinho velho, não passa na vistoria, se passar os pedágios custam mais do que a gasolina. Deus nos acuda.

  20. Leonidas disse:

    O governo e ridiculo, tenta tapar o sol com peneira, penssa que todo mundo é besta, so eles são inteligentes e espertos.A questão da poluição, eles vem em cima da população,mas faz di conta que não ve, por ezemplo os onibus de transporte publico, que ligão os motores 3:50 da manha, e so desligão1:00 da manha do dia seguinte, com os motores todos desrregulados.O governo acha que o povo não sabe que as empresas de onibus publicos tem o governo na MÃO, eles fazem o que quizer, pis o governo não fala nada.Alias fala sim, fala que carro e moto são os que poluem.

  21. Cássia disse:

    Gostaria de saber se o carro do ano 2008 mod. 2009 comprado em dezembro de 2009, é obrigatório fazer a inspeção veicular?
    obs. placa com final 8

    1. @Cássia: Se o carro foi comprado ZERO antes de 2009, precisa.

      1. rodrigo disse:

        creio eu q sim

  22. rodrigo disse:

    e verdade q o ano de 2010 todos os veiculos terao q fazer avitoria eu tenho um carro de 1993

  23. Jonas disse:

    Estao sentando o pau nos carros antigos entao segura!! Meu carro foi aprovado de primeira ontem, fiat tipo 1.6, motor feito e catalisador, escapamento tudo novo e original, e 8 que passaram antes de mim 1 somente foi tb aprovado um megane 2008, sendo reprovados dois celta, um gol novo, um corolla, um palio e corsa 04, sendo tudo de ano acima 03 como diz agora o povo que tem os carros e se dizem melhor o pior olha o meu é 95 e passou o melhor selinho colocado sussa!!! Mais o pior e que falta compreensaçao de algumas pessoas bem que eu gostaria e muito de ter uma ferrari pois isso é carro ai pobre é o cara que se juga ter um carro melhor passa na minha frente e é reprovado!! O pior imposto absurdo, pra quem nao sabe na europa a frota deles sao de carros antigos e bem mais conservados que o do brasil, e lá ja vigora esta lei a muito tempo o problema e que aki no brasil sempre tem este lado da discriminaçao, se fosse algo certo e com uma tabela de com regular e tudo mais ai sim mais que se auto denomina que tem um carro mais novo e tem o direito de falar do carro mais antigo ta dado o recado eu sei exatamente como fazer pra passar, e me perdoem mais carro é tudo lata, e tenho sim pena da populaçao em geral pois trampa feito condenado e ainda por tudo um ferra o outro gente ja que ta ai vamo se unir e fazer para que quem tem seu carrinho passe e possa andar tranquilo ate porque muita gente tem filhos e familia e transposte publico neste pais nao funciona, entao nunca julguem e se esquecer 95 tipo passou, o seu tb com uma vistoria antes tb passa abraço a todos!!!

  24. notlil disse:

    põe alcool no carro ou na moto que passa.

    1. @notlil: Quem disse que isso funciona?

    2. CONAMA - LEI FEDERAL disse:

      SR. NOTLIL

      Vejo que o senhor é mais um adpito a idiotisse do mundo..
      vá pesquisa sobre poluentes e fator Diluição e inspeção antes de falar merda em meio de comunicação..

  25. rubens gomes disse:

    sao tantas as taxas ,agora inventaran essa de vistoria de carros moto e camonhoes mais velhos a fazerem vistoria,seria melhor fazer vistoria em quem coloca dinheiro meu seu nosso na cueca bolsa etc,vedadeiros ladroes e são palamentar por isso se matam para estarem la…isso e abuso de poder e ser ladrão de carteirinha

  26. Tatiana disse:

    Alguém ficou sabendo de quanto foi a melhora do meio ambiente com a inspeção do ano passado? Eu não estou sentindo diferença nenhuma, muito pelo contrário… mais uma maneira de “meter a mão” na nossa grana e agora sem reembolsar.
    Porque São Paulo não financia mais esse marketing? Não é para o bem da população?

  27. Junior disse:

    Esse prefeito fez o que o seu maluf inventou essa porcaria de inspeção que só serve para malhar mais dinheiro do povo , como não basta-se a arrogancia do sujeito que faz a vistoria nem deixa voçe chegar perto

  28. Junior disse:

    PENA QUE O POVO BRASILEIRO ´R TÃO MANSO POIS SE FOSSE EM OUTRO PAIS NINGUEM AGENDAVA NADA NEM COMPARECIA PARA NENHUMA VISTORIA , AI SIM O PREFEITO E SUA CURRIOLA IAM VER QUE O POVO TÁ DE SACO CHEIO !!! INFELISMENTE NÃO É ASSIM SE APARECE O LULA FALANDO QUE TODO MUNDO PRECISA IR NA PRAÇA DA SÉ FAZER EXAME DE PROSTATA JÁ TEM CARA INDO DE MADRUGADA PARA PEGAR LUGAR NA FILA !!! ETA POVINHO BRASILEIRO DE MEDAAAAA

    1. carlos disse:

      é isso ai junior o povo brasileiro é igual a piolho só vai pela cabeça dos outros.

      1. CONAMA - LEI FEDERAL disse:

        Faça a sua manifestação. com referencia a isso pare SP.. reclame não fique de braços crusado.. ou será igual a qq um.. só fala e não faz nada.. muitos falam mais não fazem nada bando de alienados..

  29. José Carlos disse:

    É ISSO AI SR. KASSAB, O NEGÓCIO É METER A MÃO NO BOLSO DOS TROUCHAS, A FUMAÇA, AS ENCHENTES, OS BURACOS SE MULTIPLICAM, JÁ NÃO BASTA OS BILHÕES DO IPVA SEGURO, LICENCIAMENTO SERÃO MAIS R$ 138.000.000,00 PARA A FARRA. NÃO SE ESQUEÇAM DOS ASSALTOS DOS RADARES.

    1. CONAMA - LEI FEDERAL disse:

      Isso .. vamos condenar uma unica pessoa .. vamos fazer igual na LIBIA. mais vcs não tem a corrage. pq todos te-em medo de ir preso.. por vandalismo.. reclamem diretamento ana prefeitura.. faça como os estudantes para a PREITURA.

      vamos lá.. falar é bom quero ver .. ir lá

  30. leandro disse:

    Isso eh uma vergonhaa ,isso ehh pra vc jogar seu velhinho na lata do lixo e comprar um financiado dar lucro ao governo e estimular as as vendas de carros novos e sucatiar seu velhinho …

  31. Marcos Poli disse:

    É obvio que é mais uma entre tantas taxas e impostos criados no intuito de ARRECADAR….
    Isso acontece a mais de 500 anos e deve permanecer por mais 5.000 no mínimo, nos resta não pagar e não pagar……..
    Onde está a fiscalização ????
    Quem vai fiscalizar ????
    Quanto vai custar a cervejinha ????
    Quanto vai custar o quebra-galho ?????
    É só esperar um pouco que alguém dará um jeitinho, resta saber o preço ????
    Em país serio é assim que funciona……………………………………

  32. ROGERIO disse:

    Fico impressionado com o fato do Conama permitir uma emissão de CO, em marcha lenta, da ordem 6% para modelos até 1979. Afinal, o Dodge Charger R/T 1971, segundo testes feitos na época pela Robert Bosch do Brasil com um medidor EFAW-173 (de sua fabricação), estabeleceu que este carro emitia 10% de CO em marcha lenta. No mesmo teste o Dodge Dart emitiu 9%, o Aero Willys 2600 8,5%, o Chevrolet Opala SS 4100 7,3%, o Chevrolet Veraneio 8,0%, o Volkswagen (Fusca) 1500 7,6% e o Puma GT 1600 7,2%. Eram carros 0 km, com anéis de segmento em perfeito estado. Sendo assim, pergunto: como poderá o motor de um carro antigo, já gasto, poluir, hoje, menos do que quando era novo? Além do mais, certamente um carro antigo pequeno (ou mesmo grande) irá poluir menos que um modelo popular 2010, pois não passará quatro horas por dia preso em congestionamentos, tendo em vista que seu uso será esporádico. Dai, terei de fazer uso da desobediência civil? Terei de dar baixa nos documentos do meiu carro para continuar a usá-lo até o mesmo ser apreendido (o que acho difícil, pois em quase 20 anos de carta, nunca fui parado em um comando)?

  33. carlos disse:

    ninguem vem inspencionar se o povo ta ganhando bem para ter q arcar com taxas e leis q o governo inventa pra tirar nosso dinheiro tão suado de ganhar!

  34. JACINTO disse:

    Mais uma forma nogenta de se tirar dinheiro do bolso do pobre trabalahador , eu corto meu pescoço se os indices de puluição baixarem após todos os veiculos passarem pelo controle , eu ja vi cminão da prefeitura com lacre aberto poluindo sem parar , e os carros dos outros municipios e onibus de outros estados , caminões de outros estados parece brincadeira essa coisa eu só posso pensar uma unica coisa ai tem coisa ! afinal as montadoras estão ai pra vender carros novos em 60 meses eu sabia que esse partido verde era uma tremenda porcaria , vivemos em um estado que não cuida dos rios represaS arvores mas do nosso bolso isso eles sabem cuidar muito bem.

  35. Wilson disse:

    Isso é uma vergonha sem tamanho! Levei minha moto 2008, a qual sempre fiz as revisões corretamente, troco o óleo a cada 1500km e não passou. Logo gastei R$150,00 e troquei tudo o que pode imaginar, além de realizar limpeza do carburador, coloquei a gasolina mais cara resultado: REPROVADO novamente por dois pontos. Agora tenho que pagar para realizar outra inspeção…Ué! O objetivo não é o meio ambiente, por que pagar então? Por que uma empresa privada administra? Por que não nos dão incentivos para adquirir carros novos, como nos países de primeiro mundo. Façamos uma continha rápida: CARRO “POPULAR” R$27000,00 IPVA=R$1080,00 Licenciamento=R$43,00 DPVAT=R$90,00 SEGURO CONTRA ROUBO(O GOVERNO NÃO GARANTE NOSSA SEGURANÇA)=R$2000,00 e agora CONTROLAR = R$57,00 TOTAL=R$3270,00 dividido por 12 meses = R$272,50 este é seu “ALUGUEL” mensal para manter seu veículo, ainda que não o tire da garagem, não acrescentei nesta conta os gastos com pedágio e combustível que gastamos preso no trânsito, sinceramente, não sei mais o que fazer… Trasporte público, um lixo!!!

  36. PneusFacil disse:

    Legal este sistema de inspecção, só acho que não há muito propósito inspecionar carros de 2003 para acima. Deveria ser de 2003 para baixo.

  37. alex disse:

    em partes eu acho interessante fazerem a inspeção veicular eu tenho um palio ano 2000 1.0 a media era de 1.0 de co2 o meu esta 3.82 fui reprovado , agora se vai uma graninha para fazer uma pre inspeçao com analizador na oficina , porem o carro vai estar poluindo 4 x menos , agora vamos imaginar milhoes de veiculos atendendo a norma nao teriamos um ar muito mais limpo

  38. Ronaldo disse:

    Estou indignado !!!! Meu Fiestinha 2003 no passou na 1a. por causa do escap enferrujado, nem furado estava. Troquei o bicho. Ontem, retirei as velas, limpei-as, testei os cabos de vela, retirei o filtro de ar p conferir e limpar eventuais sujeiras. Hoje d manhã, 23 abril, fui lá todo crente q ia passar tranquilo na 2a. insp, ano passad foi aprovado. E me dei mal. Índ de CO em 0,56 em March lent e 0,57 em 2500 RPM o limit é 0,5. Bateu na traaavveee Ronaldinho, rsrs. O índ de HC deu 263 em ML e 111 em 2500RPM o lim é 200. Fator de diluição 1.04. Limite 2,5. Pelo menos um item né, rsrs. E antes de ir, enchi o tanque e sempre coloco gasolina aditivada. Tenho um dispositivo chamado Econopower (é um gerador de alta frequência ligado a bateria e q diz economizar combustível, aumentar a potência do motor). Disse a moça se poderia desligá-lo e refazer o teste e ela disse que o “Sistema não permite”.
    Os valores medidos no ano passado se apagaram no papel fax q eles me deram e no pude ter uma base d valores p comparação c os índices desse ano q dimuíram.
    Tremenda sacanagem. Parece q fazem de propósito. Então a dica é tirar xerox urgent do papel d aprov.
    Agora vou correr atrás de uma oficina q tenha medidores p arrumar o car, pagar d novo a taxa e tudo antes d vencer a data do licenciam.
    Ninguém merece. Arrumar essa buraqueira da cidade, dar incentivos fiscais p compra de carro novo, ninguém faz. Meter a mão no bolso do povo sim. O Brasil é o lugar onde se tem o carro mais caro do mundo. EUA, Argentina, México etc se paga a metade do preço de um carro igual o daqui.

  39. Alex disse:

    É vamos dizer a verdade nós q somos pessoas de baixa renda possuimos um carrinho mais ou meno mas q adoramos e temos q arcar com despesas de mecanico e funilari para tentar deixa-lo em ordem ainda temos q nos preocupar com essa inspecção,sendo q os caminhões q fazem poluição pacas não são atribuidos.

  40. osvaldo disse:

    bem o que falta neste paiz é mesmo vergonha na cara nimguem esta mesmo preocupado com poluiçao alguma o prefeito kassab deveria esta mesmo preocupado com o lixo que esta esta cidade de sao paulo graças a sua incapacidade lixo ratos espalhado por todo lado bairros nobres com lixo por todo lado sabe isso é mesmo coisa de quem nao tem o que fazer é como o maldito kit dos primeiros socorro feito lei criada por uma corja de vagabundo que deveria esta na cadeia este vagabundo que lezou toda uma populaçao obrigando adiqueri o kit para deixar alguem de sua familia mais rica por traz disso eu pergundo sera que o prefeito nao tem algum amiguinho dono de oficina ou alguem ligado a ele pedindo algum favorsinho pra ele pois tem hospital sem recurso para atender pessoas que estao morrendo em porta de hospital e meia duzia de babacas que nao tem o que fazer defedendo o oposto si tem alguem mais itiota do que voce gi vou mais voce nao é so idiota é mais é filha da puta mesmo quer ofender voce pegou o cara certo este paiz é o que é por conta de gente como voce idiota veja o que é feito com o dinheiro publico neste paiz quem mais paga impostos sao os pobres entendeu gi idiota tao idiota que nao diz o nome

  41. osvaldo disse:

    prefeito pegue seu carro que nao polui e veja o que precisa ser feito na cidade de sao paulo vou ti dar uma lista muito pequena por favor visite as ruas do alto da boa vista bairro nobre veja o lixo que esta av ibirapuera republica do libano bairros nobres ta legal agora vai ao bairro da luz siga av do estado visite o jardim europa bairro nobre ta legal pra voce sera um tur prefeito carro novo nas maos voce tem motorista particular tudo pago como dinheiro de quem paga inposto e faz teu salario pois o senhor foi eleito para trabalhar para o povo e nao é o proprietario desta cidade nos da a impresao que cada politico eleito cria sua leis e acabou e quem paga inposto so resta uma coisa paga e si calar facil nao isto é governa sao paulo eu francamente teria vergonha de mim apresentar como frefeito vendo o centro no abandono que esta lixo por todo lado hospitais ao deus dara pessoa chora de dor em porta de hospital por conta que nao ha verba mais o show tem que continuar sem comentarios

  42. mane disse:

    bem vamos la a lei deve ser para todos nao para tao somente sao paulo ja que aqui sircula inumeros carros de fora do estado de sao paulo as frotas de onibus e outra empresas de seu corpo juridico para fazer suas defesas de lei inconstitucional ja que a leia dever ser feitas para todos nao pra alguns temos a O A B que deveria ajudar o povo nesta cituaçao vitima da lei do kassab na inspeçao veicular ja que os carros todos sao poluentes como sao os onibus e caminhoes aviao que destroi e em muito as camadas de hozonio mais como se trata de serviços de ricos nem penssar neles bem o chico retrata bem o papel de pobres eu quero que pobre se exploda o prefeito adora o chico policia corre atraz de anbulante e ele si diverte nao é prefeito mais quatro anos passa mais as marcas fica neste povo que voce procuara umilhar seu fim voce nao conhece as maos de deus sao justas si nao nao teria dito ele medico cura a ti mesmo cuidado kassab deus tarda mais nao falta

  43. Gomes disse:

    Será a maior frota de clandestinos do mundo, basta ir aos bairros mais pobres e ver que a maioria tem carros velhos, vocês já viram as peruas dos pobres feirantes que madrugam as 03 da matina para te levar a fruta e a verdura fresquinha ( riquinho ), você agha que esse pessoal gosta de sofrer tanto, se coloque no lugar deles. A verdade é uma só, bater no pobre é facíl e isso só vai mudar quando o povo aprender a reagir, sabe quando, nunca, não está em nossa cultura. E o programa de renovaçao de frota com facilidades de financiamento para o pessoal de baixa renda, isso sim resolveria, talves a própria de CSR, dona da Controlar e de quase tudo em São Paulo poderia finaciar, pois devem ter muito dinheiro. Agora essa de que o carro de pobre é culpado pela poluição é demais, já não basta que o pobre tem que trabalhar para os ricos ficarem cada vez mais ricos, não pode mais ter se quer um carrinho velho, que tanto sacrifício fez para comprar.

  44. Danilo disse:

    Tenho uma dúvida, tenho uma Quantum 1997 Gnv, porém tenho documentos atrasado, e o prazo da inspeção é até final de agosto. O q eu queria fazer é passar de São Paulo para Guarulhos, eu posso fazer a transferência antes de vencer a inspeção (para não fazer a inspeção), ou posso transferir para outra cidade mesmo depois de vencer a inspeção e tentar transferir para outra cidade sem fazer a inspeção???

  45. jorge disse:

    e tem gente que acha que ta tudo certo e ta pagando barato ainda. BRASIL iu iu iu.

  46. Ok, tive que editar seu comentário e tirar a ofensa ao Kassab porque aqui não é lugar pra isso. E outra, o que tem o Serra a ver com isso se o negócio é municipal?

    1. Pedro Ferreira disse:

      É uma maravilha e isso foi idéia do KASSAB, bom pra quem votou e é póbre
      bem feito troxa ou gasta arrumando o carro ou gasta com multa e recolhimento do carro
      ahhhh e que o BRASIL eleja o SERRA assim as inspeção será para o BRASIL todo
      cambada viu

      1. CONAMA - LEI FEDERAL disse:

        Sr. Pedro..

        Eu só vi critica aii.. mais e a solução.. não tem nenhuma?
        ou vai ficar ai só falando que um é ladrão p outro.. e qual é a sua atitude?

        Eu adoro.. o Brasil e vejo que vc nunca foi para outro PAIS…

  47. OSCAR disse:

    LEGAL…..EU PAGO OS IMPOSTOS NA CIDADE DE SAO PAULO E NÃO POSSO CIRCULAR COM O MEU VEÍCULO REPROVADO NA CONTROLAR, ENQUANTO UM MONTE DE LOCADORAS, TRANSPORTADORAS E VARIAS OUTRAS EMPRESAS E PARTICULARES CIRCULAM LIVREMENTE COM PLACAS DE OUTROS ESTADOS E CIDADES JOGANDO SUAS FUMAÇAS EM NOSSAS CARAS SEM O MENOR PROBLEMA ………ISTO É UM BOM INCENTIVO PRA COMPRAR UM CARRO LA FORA , LICENCIAR POR LA MESMO E CIRCULAR TRANQUILAMENTE EM MINHA CIDADE DISFARÇADO DE IMIGRANTE.

  48. João Reis disse:

    Pessoal, veja a que ponto chegaram os nossos ilustres políticos. Inventam mil e uma maneira de tirar dinheiro do povo. Esta inspeção da Controlar é a maior robalheira. O Povo realmente está desamparado, não vejo nenhuma entidade se mobilizando para derrubar este absurdo. Está mais do que claro que a intenção é somente aumentar a arrecadação. Agora, no final de novembro estarão em funcionamentos os 177 Radares de Tecnologia Lap, que leem as placas e acessam os bancos de dados da CET para saber se irão emitir a multa pela ausência da Inspeção positiva http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/radar-multa-carro-que-nao-fez-inspecao/ Isto desamina qualquer cidadão.

  49. Isabel disse:

    Pessoal,

    O veículo pode ser apreendido,certo? Mas como será resgatado se o licenciamento só é liberado após a realização da inspeção veicular?

  50. joao disse:

    boa dia a todos eu estou revoltado com esse roubo. tenho um gol 84 ar 2 carburadores foi reporovado hc ????? fui ao mecanico ele disse que tinha que fazer o motor,1.500,00 o carro ta inteiro nao fumaça anda bem super conservado o que faço minha vontade é levar um litro de alcool e se reprovado de novo ali mesmo tocar fogo, to desempregado e este prefeitinho se quisesse fazer isto porque nao paga pra gente esse cara nuuuuuunca mais vai ser porra nehuma aqui em sao ´paulo lembra da marta ( taxa do lixo) meu, to revoltado

  51. joao disse:

    temos que acordar e e lembrar que a força ta nas nossas maos, vamos fazer o que tiver que ser feito, perto de casa tem uma familia com pessoa cadeirante que tambem tem um carro 85 e sempre tem que correr as pressas com esta pessoa, nao passou por 2 vezes na inpecao leva no mecanico e eles furam os olhos , inclusive em um mecanico que eu levei ele me disse que tinha um trato com o pessoal da inspecao veicular do parque do carmo , onde eles reprovam e encomendam levar o carro la , e tem uma comissao por isto.meu fala serio se eu infartar blz, se eu nao infartar eu prometo que este prefeitinho tera uma pessoa de peso contra ele nas futuras eleicoes, alias ja faço isto desde ja.

  52. neguinhocar disse:

    BOM DIA PESSOAL,VIVO FORA DO BRASIL, E TRABALHO NO RAMO AUTMÓVEL…
    AQUI NA EUROPA QUASE TODOS OS PAISES EXIGEM A INSPEÇÃO PERIÓDICA..
    ISTO É MUITO BOM,,FAZ COM QUE OS CARROS ANTIGOS CIRCULEM SEMPRE EM DIA..
    SOU A FAVOR DA INSPEÇÃO,PELO MENOS VOCE TEM SEU CARRINHO EM DIA,NÃO MALTRATA
    O MEIO AMBIENTE,E ANDA EM SEGURANÇA COM SUA FAMILIA,,E NÃO COLOCA EM RISCO OUTRAS FAMILIAS…
    ALEM DO MAIS,ISTO É UMA COISA BOA POR QUE ASSIM VC ESTA SEMPRE SABENDO O QUE SEU CARRO ESTA A PRECISAR REALMENTE PARA ESTAR OPERACIONAL…
    SOU A FAVOR QUE IMPLANTE ISTO EM TODO BRASIL…
    A TODOS OBRIGADO.!!!!!
    REFLITAM,INSPEÇÃO VALE A PENA…

    UMA DICA PARA FAZER A INSP DE GAES(co)PARA CARROS CARBURADOS:
    FECHAR A MISTURA DO AR TODA COM PEQUENA ABERTURA PARA FAZER A MISTURA.
    DEIXAR O VEICULO TRABALHAR ANTES DA INSP, E ACELAR ANTES DE ENTRAR NA PISTA
    UMAS 4 VEZES ATÉ AS 6000 RPM,PARA TIRAR O EXCESSO DE CONDENSSAÇÃO,,
    E MISTURAR SEMPE UM POUCO DE ALCOOL NA GASOLINA,,,ISSO PARA CARRO A GASOLINA..
    EM MUITOS CASOS RESULTA..
    OK..

  53. Wilson Esprag disse:

    A poluição de São Paulo e das grandes cidades do Brasil e do Mundo, só será reduzida com a melhoria e priorização do transporte público e das ciclovias?
    Não adianta esta “inspeção veicular” pois além dela ser driblada de uma maneira ou de outra, não reduz a poluição que seria seu principal objetivo!
    A “inspeção veicular” só serve para mascarar a falta de investimentos em transportes públicos e ciclovias!

  54. como marca isnpeçao

  55. reni disse:

    Eu não sou contra a inspenção
    mas por favor; somente em são paulo
    quer dizer que outros automovel de outra cidade pode circular na cidade e poluir