Ford divulga relatório com tendências dos consumidores

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Ford EcoSport

A Ford divulgou o seu segundo relatório anual de tendências, mostrando que os consumidores vão reavaliar a sua relação com a tecnologia em 2014, equilibrando a necessidade de estar sempre conectado com uma nova valorização da qualidade do tempo passado “off-line”. O documento “Looking Further with Ford 2014” (“Olhando mais longe com a Ford 2014”) destaca 10 tendências globais que apontam como a explosão da tecnologia vai afetar as escolhas e o comportamento dos consumidores.

Uma das principais tendências globais de 2014, segundo o relatório, é o desejo das pessoas de aproveitar o tempo livre para refletir sobre o que mais importa – amigos, família e comunidade – gerando uma nostalgia quando lembram do conforto associado ao modo de vida anterior. É o confronto entre tentar se manter atualizado com uma sociedade sempre conectada, sentindo o medo da perda, ou encontrar satisfação em momentos longe do entretenimento digital.

A Ford monitora as mudanças nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política para entender o que move as atitudes e comportamentos dos consumidores – e como isso afeta o segmento de automóveis. Essas tendências orientam os designers, engenheiros e profissionais de marketing da Ford no desenvolvimento de futuros produtos e serviços.

10 tendências para 2014

Segundo a Ford, as 10 tendências que devem influenciar os consumidores e as marcas em 2014 incluem:

1. O Silencioso Motim da Inovação – a inovação rápida e radical está cada vez mais institucionalizada e onipresente – mudando fundamentalmente o modo como as pessoas trabalham, jogam e se comunicam.
2. Velha Escola – Os consumidores estão romanceando como as coisas costumavam ser, encontrando conforto e conexão em produtos, marcas e experiências que inspiram a nostalgia.
3. Significativo x Homem Comum – Buscando conexões mais próximas com os varejistas e prestadores de serviços, os consumidores estão à procura de histórias de identidade e significado nos produtos e serviços.
4. Statusfera – Em todo o mundo, os consumidores estão ampliando as maneiras de mostrar sua riqueza – às vezes de forma gritante, outras sussurrando –, derrubando as manifestações tradicionais de status e influência.
5. Busca de Aprovação – Em um mundo de hiper-auto-expressão e exposição pública nos meios digitais, os consumidores estão criando uma identidade pública que pode precisar de ainda mais aprovação que a sua verdadeira personalidade.
6. Medo de Perder/ Alegria de Perder – Um cabo de guerra está surgindo, em que a satisfação da perda desafia o tradicional medo de perder. De um lado, os consumidores querem continuar tirando proveito de tudo à sua disposição. De outro, estão conscientes da necessidade de focar, e desfrutar, o que mais importa.
7. Micromomentos – Com tanta informação ao nosso alcance, o tempo livre abriu espaço para que cada momento seja preenchido com doses de informação, educação e entretenimento – aparentemente embalando nossas vidas com a produtividade.
8. Mito da Multitarefa – Em um mundo moderno cada vez mais multitarefa e saturado de telas, estão surgindo evidências de que quando fazemos tudo de uma vez sacrificamos a qualidade – e muitas vezes a segurança – de cada coisa que fazemos.
9. Fronteira Feminina – O perfil das mulheres ganhou um novo destaque; mudanças demográficas estão transformando a dinâmica e a definição das famílias. Juntos, mulheres e homens vão redefinir os papéis e responsabilidades em 2014.
10. Sustentabilidade Azul – O mundo tem se fixado em ser “verde” e agora a atenção vai além da reciclagem e da vida eco-chique, com uma preocupação crescente com o poder e o valor da água do planeta.

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