11
set
08

Dicas de como Economizar Combustível

Postado em Informação por Danilo Ferreira - Comentários

Em tempos de gasolina custando uma fortuna, nada como algumas dicas para economizar combustível!

Clique aqui para ler todas as dicas

- Dirija com Calma – evite acelerações bruscas desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito do motor, coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil no carregado trânsito urbano, mesmo para motores 1.0 – pode economizar mais de 30% !

- Mantenha o carro com a manutenção em dia - Mantendo a injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e combustível sempre novos (trocas a cada 10 mil km) faz com que o carro consuma menos. Um filtro de ar entupido, por exemplo, força o motor desnecessariamente, e o custo da troca de um filtro de ar é menor do que a economia proporcionada por um filtro limpo no primeiro tanque! A bomba de combustível também precisa estar em ordem para gastar menos.

- Calibre os pneus – Pneus descalibrados aumentam em até 30% o consumo, pois aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto – e deixam até o volante mais duro nas manobras, além de desgastar de maneira irregular os pneus. Manter as rodas alinhadas também ajuda.

– Planeje melhor os horários - essa dica é difícil de implementar, mas ainda assim é valida – planejando melhor seus horários, você evita trânsito, e com isso, evita queima desnecessária de combustível.

– Evite o uso de ar-condicionado – O compressor do ar-condicionado puxa força do motor, conseqüentemente gasta mais combustível – mas essa dica é relativa, janelas abertas também fazem gastar mais combustível por aumentar o arrasto aerodinâmico – faça o teste com seu carro!

- Faça as contas – álcool compensa mesmo? faça as contas de quanto seu carro consome com álcool e com gasolina, dependendo do veículo, temos uma falsa impressão de economia ao abastecer o carro com o etanol – e, dependendo do Estado, não vale mesmo a pena. É fácil – encha um tanque com álcool e rode até o fim, faça a conta de quantos Km por Real gasto, depois faça a mesma conta com gasolina.

- Faça o teste – Teste o combustível de mais de um posto – combustível adulterado faz o carro gastar mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas de Km por Real gasto.

- Cuidado com caminhos alternativos – fugir das grandes avenidas por ruas com valetas, lombadas, faróis, etc, podem até valer alguns minutos, mas o acelera e pára pode fazer o gasto de combustivel aumentar! Faça as contas!

- Livre-se do peso morto! – As vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco só por preguiça de tirar do carro, mas isso é gasto desnecessário!

- Respeite os limites de velocidade – é óbvio – velocidade mais alta = consumo maior! fora o risco de multas e acidentes graves!

- Use uma marcha alta – as vezes deixamos a rotação alta, 2a ou 3a marcha por exemplo a 60km/h – à essa velocidade, uma 5a marcha serve perfeitamente, sem perder velocidade.

- Evite percursos curtos – O carro quando frio consome mais, e percursos curtos como ir até a padaria, ou a locadora ou o açougue perto de casa podem ser muito bem feitos a pé, economizando combustível e contribuindo para sua saúde, seja por menos CO2 no ar e por mais exercícios! E, quando frio, o carro polui MUITO mais!

- Use uma bicicleta! – essa dica traz 100% de economia de gasolina! trocando seu carro por uma bicicleta, você ganha em saúde, não fica preso em congestionamentos, acha lugar para estacionar com maior facilidade, economiza em IPVA, economiza com seguro, economiza com manutenções…

Tem alguma dica? Comente!

Quanto teu carro consome? qual o preço do combustível na sua cidade? Deixe seu comentário!

foto: Danilo Ferreira
fonte: adaptado livremente daqui

Cuidado para seu carro não fugir! clique aqui para entender

Compartilhe este artigo:
  • Twittar este post
  • del.icio.us
  • Compartilhar no Uêba
  • Compartilhe no Orkut
  • dihitt
  • gafanhoto
  • linkk
  • Live
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • GBuzz

Comentários

  1. fabio disse:

    mtooo bom o post

    concordo plenamente com vc…..

    parabens

    1. diou disse:

      sempre andar na mesma tuadinha gera uma grande economia, um detale e que como a maioria dos veiculos possuem injeção eletronica, evite jogar na ¨banguela¨ nas descidas pois o sistema de injeçao nas desacelerações cortam o conbustivel deixando entra mais ar no motor, gerando economia, ja com a marcha neutra a mistura e mais rica, e assim um maior gasto, agora como meu carro e carburado eu ando com meu passat no ponto morto em todas baixadinhas.

    2. meu carro e uma fiat strada 1.4 eu abasteço no alcool, mas esta gastando muito esta fazendo 5km por litro na estrada de 100 k por hora<na cidade faz 3km por hora ja mandei passar o aparelho na concecionaria e nao resolvel o que e faço? preciso de ajuda

  2. ED disse:

    CARA EU TENHO UMA MERDA DE UM CHEVET E ELA FAZ 3 KM COM UM LITRO MAS EU AMO MEU CARRO! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    CARA O ÁLCOOL É MAIS BARRATO 85 CENTAVOS DO QUE A GASOLINA E COM ALCCOL O MEU CARRO FAZ 3 E COM GASOLINA ELE FAZ 3,5 QUANDO CONCERTAR O CARBURADOR AIN DA VAI FICAR MELHOR VAI FAZER DEZ POR LITRO! ! ! !

  3. kid disse:

    E pasmem : um bagageiro ou rack, mesmo vazio, aumenta o consumo na estrada, em velocidade constante de aprox. 100 km por hora em 8% !!!
    O tal arrasto aerodinâmico não perdoa…
    gasta !
    Também vale evitar freadas bruscas. Tire o pé um pouco antes em vez de frear muito perto.

    1. lucas disse:

      meu carro ficou otimo com essa dica…obrigado cara

    2. lucas disse:

      obrigado

  4. Fábio disse:

    Bem Legal essas dicas parabéns cara!!!

  5. [...]evite acelerações bruscas desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito do motor, coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil[...]

  6. Alesbeir disse:

    Andar com os vidros fechados tambem ajuda.
    os vidros abertos aumentam o arrasto. E a força do vento aumenta com o quadrado da velocidade.

  7. gardenal disse:

    tenho uma saveiro 91 1.8 alcool tenho ate medo de fazer as contas de consumo hauheuhaeuah mais creio q faça 7km/l

  8. gardenal disse:

    ops eh 92 kkkk

  9. Alison disse:

    De grande valia são estas dicas. A grande maioria delas já fazem parte da minha rotina. Quanto a preço dos combustíveis, aqui em Jaraguá do Sul/SC a média da Gasolina comum é 2,56, da Gasolina aditivada é 2,60, do Alcool comum é 1,70, e do Diesel 2,05. Além do GNV a 1,669. É uma cidade cara comparada com as grandes cidades de Santa Catarina.

  10. Felipe disse:

    Eu queria saber o quanto, em média (já que depende do veículo), que se gasta a mais utilizando o ar-condicionado. A impressão que eu tenho é que aumenta o consumo em pelo menos 30%, no meu Palio Fire 1.3 a gasolina.
    Tudo bem que no meu caso não contumo andar com as janelas abertas. Como ando muito em vias expressas abro as janelas no máximo uns 5 cm (relativos à altura da cantoneira que tenho nas janelas), o que não deve oferecer um acréscimo considerável na força de arraste exercida pelo ar.
    Abraço.

  11. tenho um omega gls 2.2 mpfi. quando comprei ele era original. A média na cidade era de 7,5km/l e na estrada não passava de 10km/l. Meu mecânico me disse que se eu rebaixa-se meu omega ficaria mais econômico, então rebaixe-se com molas esportivas. Agora na cidade faz 9,341km/l e na cidade, faz 14,324km/l. Inacreditável, mas funciona bem. Até vendi o Kit gás que tinha, pois ficou miais econômico andar na gasolina no que no gás. Mas é claro, mantenha sempre o motor regulado e os pneus calibrados, conforme manual do carro. Troque a cada mil km, o filtro de ar do carro, vale a pena pois o consumo é melhor e por causa de 40reais que no caso o valor do filtro de ar do omega, vale a pena a econômia. Meu pai digirindo meu omega faz os inacreditáveis 10km/l na cidade e 15 na estrada. É mais econômico por que é um quatro cilindros de 116 cavalos. É o pé do motorista que faz o carro ser econômico. Abraços

    1. diou disse:

      tá meio dificil acredita que so por ter rebaixado mudou tanto o consumo, o que vai alterar e o corredor de ar debaixo do carro e o gasto de combustivel com a levantada que o carro da quando vai arrancar, que no caso do carro rebaixado nao ocorre, alem do mais omega tem tração trazeira e nao levanta a frente quando vai arrancar , essa teoria pra mim nao tem muita logica, mais as outras concordo plenamente

    2. Ga disse:

      Mentira! Você faz 15km por litro com um carro 2.2, o novo gol 1.0 faz 20.. Não existe maneira de fazer um 2.2 fazer 15 km por litro!

      1. Rubem disse:

        tenho um vectra 2.2 faço 14,5 na estrada, aro 14 185/70, pode ser que o omega quando rebaixado ganhou rodas de outra medida, logo se o velocimetro não for aferido pode ser que o veículo marca uma coisa mas roda outra. Na cidade meu vectra frio faz apenas 6,5 km/l, pequenos percusos por não aquecer o suficiente, anda como se tivesse com o afogador puxado,pois a central da ie manda mais combustível para não apgar em baixas. Já com o motor quente faz na cidade em torno de 8,5 a 9,5 km/l.

      2. carlos disse:

        voce esta sonhando, tenho um g5 que so faz 6km/l. com o ar desligado e na gasolina, pasmem.

  12. faelkpta disse:

    não concordo tanto com a troca de combustivel. eu não acho que valha a pena trocar desempenho por economia. o alcool traz um aumento significativo na performance, apesar de gastar um pouco mais. e sem contar a questao ecologica… entao, nao acho que essa é uma boa justuficativa..

  13. alexandre disse:

    Aprendi umas dicas legais, quando abastecer o seu veículo, procure fazê-lo pela manhã, quando o tempo não estiver muito quente, pois o combustível fica condensado e passa menos ar quente pela bomba, também não encha o tanque, pois vai aumentar o peso e, consequentemente o consumo. Nunca abasteça quando ou até uma hora após o caminhão de combustível esteje descarregando, pois ele vai misturar os resíduos no combustível e eles vão para dentro do tanque de seu carro.

  14. Marcus Vinicius disse:

    Muito bacana o POST, é bem informativo e importante, é uma pena que a maioria das pessoas não consegue desenvolver essa consciência, mas vale a pena tentar, parabéns…

  15. Zélia disse:

    ameiiiiiiiii

  16. lester disse:

    Cara tenho um palio e ex 98 e ele fez , seguindo todas as regras uns 19 km por litro…o palio ta sendo meu melhor carro..

  17. william disse:

    eu tenho um opala comodoro a gasolina, faso 8Km/l, e ele ta com uns probleminhas ainda, pelas minhas contas quando eu terminar a reforma ele vai fazer uns 12Km/l ou 13Km/l.
    Ele é 2.5 ou seja 2500 cilindradas, é um motor enorme e não gasta muito, muitas pessoas acham q os opaloes bebem muito, mas é mintira, se estiverem bem regulados fazem maravilhas de média, e ainda tem um torque espetacular, arancadas maravilhosas, aceleração violenta, anda muito, e sempre é admirado por onde pasar.

  18. Marcelo disse:

    Evitar pisar fundo no pedal do acelerador é também muito válido. Muitas pessoas que possuem carros 1.0 mais “lerdos” com motores de concepção mais antiga, sem o torque dos motores 1.0 mais modernos, mas que possuem injeção eletrônica costumam dirigir quase 100% do tempo com o pé atolado e não sabem que nessa condição a central do carro interpreta que trata-se de uma retomada, passa a ignorar o sinal da Sonda Lambda e enriquece a mistura.
    Numa direção suave, utilizando-se no máximo meio curso do acelerador, a economia é grande e o desempenho do carro muito melhor, além de ser mais confortável para os passageiros.

  19. Muito legal essas dicas, já usava quase todas, tenho um Uno Fire 2002, e acreditem ele faz 22km/l ou seja estou no céu… e tb não é um carro “xoxo” não, por ele ser leve tem uma dirigibilidade boa e anda mto bem…

  20. gilmar disse:

    tenho um voyage 2009 1.0, é muito bom o carro ele depois de alguns testes fez na cidade 8,6 serelá que é possivel melhorar essa média

  21. Gabriel Casari disse:

    Tenho um Fiesta que faz 9 km/l com gasolina na cidade.

  22. deivit disse:

    tenho uma palio weekend e estou achando que ela esta gastando demais. dizem que os palios sao mesmos gastadores.

  23. dede disse:

    bem legal essas dicas

  24. RODRIGO disse:

    Tenho corsa classic 2005, e seguir todas essas dicas e não consigo melhorar o consumo de 9/1 na cidade 11/1 na estrada. E sigo todas as manutenções inclusive velas, cabos e sonda lambida. ME AJUDEM

  25. José disse:

    Meu Fuca 1300 82 faz 10.2 na cidade e 13 na estrada. Só no sapatinho.

  26. Sergio Augusto disse:

    Economizar combustível é um desejo de muitas pessoas que tem carro, mas moro em um local onde tem uma das gasolinas mais caras do mundo CARAJAS/PA.

    1. RONALDO disse:

      nADA AQUI A GASOLINA TA 2,98 RSRS TRISTEZA..TENHO UM OMEGA 2.0 GLS.. TA FAZENDO 8.5 NA CIDADE E NA RODOVIA ATÉ 120 FAZ 14.5 KM/L…E ISSO QUE TEM TEMPO SEM TROCAR O FILTRO DE AR. VO AJEITA ELE ESSA SEMANA PRA VER SE MELHORA.!!

  27. WALDIR disse:

    muito legal essas dicas e funciona realmente,tenho uno e dirigir na macieza ou de leve no acelerador consome menos combustivel sem sombras de duvidas.valeu!

  28. marcelle disse:

    essaa dicas sãob muito boas para pessoas descontroladas bom mesmo economizar combustivel…..
    bom mesmo

  29. Dalmo disse:

    hmmm tava kerendo saber disso!..
    Tenho um palio 2005 1.3 Fire Flex.
    Ta fazendo 8k/l na cidade e 10.11 km/l na estrada!..
    + meu pé é de chumbo como diz minha mãe…
    vo tirar o pé!! e utilizar as dicas…
    O problema é na Dutra, Velocidade média dos carros é 110km/h tem q atola o pé no palio pra ele acompanhar!!!

    1. tiago disse:

      amigo tenho um palio 98 não sei diser com precisao quantos km ele fas mas fis uma viagem de 240 km a 160 140 170 km h e fis as contas ele fez 7,8 km litro e falo uma coisa nao tem como economizar num carro 1000 pra puxar 100 tem que sentar o pé

  30. Lourial neto disse:

    To comprando um siena fire celebretion 2010 0KM podem me dizer se ele é economico? abraços. e obrigado pelas dicas!!

    1. @Lourial neto: tive um siena fire 05/06 e agora tenho um Classic 09, e o Classic é uns 30%, pelo menos, mais economico que o Siena

  31. washington disse:

    boas estas dicas,eu coloquei um modulo de flex no meu omega 2.2 gls e faz na cidade 7,5 no alcool 10,4 na estrada…

  32. Cão de Guerra disse:

    Eu quero que se fooooooooooooo tenho um Opala 6 cc e ele faz 500m/l ultrapassa os 240km/h

  33. camel disse:

    oi
    e se o carro e automatico?
    obrigado

    1. @camel: valem as mesmas dicas

  34. Roberto Dias disse:

    Amigos, pasmem estou utilizando essas dicas e minha Mercedes Classe A está fazendo faz 16km/L na cidade antes fazia 11km/l, compensa a manutenção cara.

    Abraços!

    Roberto Dias

  35. marcelo disse:

    tenho um gol alcool ano 88 e estranho, fiz o teste de 2 litros, ele faz 6,3 km litro, mas no tamque faz 4,7 o que faço me ajudem.

  36. Adriano disse:

    Tenho um Uno Fire 06, adquirido recentemente. A média dele, com Gasolina, é de 13,5 á 15 km/l, dependendo da “força do meu pé”. Já limpei os bicos, TBI, velas, mas não consigo melhorar minha média. E o inacreditável: o ponto de maior economia dele é á 120 km/l, em 5° marcha. Já tentei andar á 70 ou 80 km/h, como fala a montadora, mas o consumo médio ficou em 12,5 km/l.

  37. ricardo tercio disse:

    tenho um celta 2001 com aro 14…
    mas ele esta todo revisado,(velas,limpesa de bicos filtro de combustivel e etc…) mas ja fiz de tudo,o celta so faz 10km por litro.
    oque fasso?

    1. @ricardo tercio: como você dirige? já experimentou trocar de posto?
      outra coisa: GM não é famoso por ser muito econômico… eu to achando ótimo meu Classic 2009, com o VHC-E fazendo 8.5 de alcool na cidade!

  38. jeverson felipe oliveira disse:

    olaa!
    cara tenho um palio 98 ele esta
    fazendo 6,7km por litro..o q devo fazer?
    n esta falhando td ok!!aguardo resposta,grato..

  39. jeverson felipe oliveira disse:

    o q devo fazer??

  40. Bruno Moura disse:

    A melhor dica para economizar combustível e privatizando a PETROBRÁS,(porque o petroleo e deles), procure saber quanto pagam aos seus conselheiros, incluindo ai a nossa presidenciável Dilva Rouseff. Não tem cabimento termos uma das gasolinas mais caras do mundo e ainda por cima com 27% de água, desculpe de álcool que corroi o motor e faz o carro consumir 30% mais.
    Isso sim e dica para economizar combustível.

  41. Fred disse:

    Legal suas dicas.
    Bom, hoje(04/06/2010) em Goiânia está muito bom para se abastecer com etanol(R$ 1,15).
    Concordo contigo, bicicleta é garantia de 100% de economia.
    Tenho carro, mas durante a semana vou para o trabalho de transporte público, e somente ando de carro nos finais de semana, quando preciso, é claro.

    Muito legal, suas dicas! Esses dias atrás calibrei melhor os pneus e procurei usar mais a 5ª marcha, foi perceptível a melhora no consumo no computador de bordo.

    Abraço _o/

  42. wellington disse:

    oi estou comprando um vectra 98 gls gasolina , gostaria de saber quanto que faz um carro desse com 1itro de gasolina,,

  43. alexandre disse:

    meu carro
    uno 1.0 ex
    ele esta gastando muito
    esta fazendo 6 km como um litro

  44. JORGE MARCELINO disse:

    TENHO UMA RARIDADE UNO BRIO 91 CARBURADO
    GSTARIA DE SABER QUANTO ELE FAZ COM UM LITRO, ACHO QUE ESTA GASTANDO MUITO, VALEU PELO SITE, VOU DIVULGAR A AMIGOS PARABENS

  45. jonas marafon disse:

    viu tenhu uma f-250 turbo diesel
    gasto 9 por litro e ando com ela só n fim de semana e trabalho todo dia de apé
    assim nem tem gastar muito néh.
    que a picape é diesel e ligar o ar condi. qnto gasta de litro de diesel comm ar ligado??
    obrigado valew

  46. Joaquim Miguel disse:

    eu sou fraco em mecanica, mas agradeço muito as dicas.
    mas preciso de lhe perguntar 1 coisa: como sei, em media, quanto 1 carro consome?
    (preciso de saber, para poder saber se o meu carro consome mesmo muito ou tem algum problema)
    obrigado

    1. @Joaquim Miguel: Joaquim, tem carros que fazem 3km com 1 litro, e outros que fazem 20km/litro
      depende de uma série de fatores, desde o tamanho do carro até a maneira de dirigir

  47. RONALDO disse:

    TENHO UM ASTRA 2.0 FLEXPOWER 2007 E O MESMO ESTÁ FAZENDO NA CIDADE 8.7KM/L,NA ESTRADA O MESMO ESTÁ FAZENDO 12.4KM/L,GOSTARIA DE SABER SE ESSES NÚMEROS SÃO BONS PARA O CARRO.DETALHE,ISSO COM AR LIGADO E GASOLINA ADITIVADA NO TANQUE.
    GRATO.

  48. ivan disse:

    tenho um corsa corsa classic 05/05 ele ja fez 17lt km agora ele faz 14 gasolina depois coloquei um conversor p/alcool ele so faz alcool 12lt km gasolina 13,5lt km.O combustivel aqui em Salvador-ba esta de ALCOOL—1,49 GASOLINA—2,30 PROMOÇAO. O QUE VCS ACHAM?

    1. Roger disse:

      Convem mais utilizar a gasolina pelo preço!!! vai por mim
      abraços

  49. Leandro disse:

    Cara meu carro é um corsa classic 2007, cara ta bebendo muito fazendo 7 por litro, nem meu Kadett que é 1.8 faz isso.

    vou seguir umas das suas orientações estava pensando e andar para ua oficina para eles ver esses detalhes como ipesa de bicos injetores, essas coisas ais primeiro vou seguir algumas das suas orientações.

    parabéns

  50. charlles araujo disse:

    TENHO UM PEUGEOT 206 1.6 SW FLEX E ACHO ELE MUITO GASTÃO,QUAL O CONSUMO IDEAL?
    Q DEVO FAZER????? POIS JA TIVE UM POLO 2004 1.6 E ERA MUITO ECONOMICO.
    ME AJUDE ,JA PENSEI EM ATE VENDELO…….OBRIGADO PELA ATENÇÃO ABRAÇO.

  51. André de Araújo Silva disse:

    Muito úteis as dicas.Percebi que o meu carro, um fox 1.0, estava gastando mta gasolina.Falei c o meu pai a respeito.Ele me perguntou qual era a marcha q eu mais usava dentro da cidade.Respondi a ele q usava a 3º para uma velocidade media de 40km/h,tendo em vista q moro numa cidade do interior onde o limite máximo de velocidade é este.Ele me aconselhou a usar a quarta marcha em vez da terceira e, para minha surpresa, o q ele me disse funcionou.Percebi q ao fazer isso precisei acelerar menos e o carro, ao invés de perder velocidade,desenvolveu mais.O q ele disse se harmoniza perfeitamente com o item “use uma marcha alta” do post.Mto boa a dica!!!!

  52. Andre de Araujo Silva disse:

    Resolvir colocar em prática a dica “Use uma marcha alta”.O meu pai também ja havia me falado a respeito disto.Resolvi entao fazer o teste com o meu fox 1.0 e, para minha surpresa, realmente funciona!Sou mto grato pela dica!

  53. Rodrigo Honda disse:

    Essa de você falar que e melhor andar de bicicleta e a coisa mais idiota que eu ja ouvi. Mais foi inteligente nas perguntas.

    1. Luciano disse:

      Exitem distâncias que levam menos tempo para percorrer de bicicleta ou a pé, do que você abrir a porta do carro, sentar, ligar a ignição, tirar da garagem, rodar e depois terá que fazer tudo ao contrário.

    2. sergio disse:

      Eu já achei que foi a resposta mais acertada. Quer economizar combustível, ande de bicicleta.

    3. Vitor Uehara disse:

      cara, se vc é gordo e sedentário, o problema é seu, acha que vai pagar mico de andar de bicicleta por ai, se estiver um tempo bom e nao muito calor o que tem de mais? vc se importa mais com forma que os outros falam de vc ou que vc ira se sentir bem, além de fazer exercicios e melhorar a sua saúde, ignorante

  54. Rosangela disse:

    Use bicicleta na cidade, no meio deste trânsito louco e aumente sua chance de ser atropelado em 100%. Quanto custa para o Sistema de Saúde o tratamento e a recuperação de uma pessoa atropelada? Pra empresa onde que trabalha que vai ficar sem o funcionário? Pra família que terá que cuidar do acidentado? Isso se ficar vivo é claro. Andar de bicicleta na cidade, fora de uma ciclovia, disputando espaço com os carros na via ou com os pedestres na calçada é praticamente um suicídio. Já cansei de ver ciclista sendo atropelado por carros e ciclistas atropelando pessoas na calçada. Essa visão romântica de que andar de bicicleta é a melhor solução pra poluição, para os engarrafamentos das grandes cidades, pra economia é piada.

    1. alexandre disse:

      Rosagela e vc acha que estar em um carro vc esta segura…se tem mais acidentes com carros do que com cicrista…o comentario foi apenas para ecrementar o poster…reveja seus conceitos antes de cometar algo….

    2. Oliveira disse:

      Se pensar que pode morrer não saia de casa porque pode pode ser atropelada por algum automóvel descontrolado e mesmo em casa ela também pode cair.

    3. Graça disse:

      Muito inocente este seu comentário, mais como você ainda é uma criança e não entende muito vou te dar uma dica… o uso da bicicleta é para os passeios curtos e com pouco trânsito nas rodovias.

      1. Moacyr disse:

        Até quem fim um comenterio lógico e inteligente achei que não tinha niguem que tivesse coragem de pensar um pouquinho!

      2. Claudio Floriano Soares disse:

        Se você é contra bicicleta tudo bem. Mas não desestimule quem realmente pensa um pouco.

      3. vanderson disse:

        pode se praticar esportes com a bicicleta tambem, em minas gerais o que não falta é trilhas.

    4. antonio disse:

      concordo com vc angela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  55. gilberto disse:

    aproveito as banquelas no meu kadett e ta resultado
    pois ele bebe de mais.

  56. Rcardo Cropnizzo disse:

    Pessoal, existe coisas que é preciso refletir antes de efetuar algum comentário, quando o Danilo escreveu este ótimo artigo realçou no tópico “Use uma bicicleta” foi para complementar o tópico “Evite percursos curtos”, onde acredito que na maioria de nós tiramos o carro para ir daqui ali, onde poderia ir de bicicleta ou apé, por favor pessoal vamos respeitar quando outras pessoas escrevem seus conhecimentos e sermos mais atentos para entender as informações.
    Gostei muito das dicas e vou coloca-las em práticas.

    1. Rosilan de Macedo Bezerra disse:

      Adorei sua resposta,é exatamente isso que acho

    2. REGINALDO disse:

      APOIADO, O CARA TEVE A MELHOR DAS INTENÇÕES, E É VERDADE MESMO! SERIA TEMPO PERDIDO E DESPERDÍCIO TIRAR O CARRO DA GARAGEM EM TRAJETO CURTO, MAS NÃO ENTENDO ESSE POVO, ADORAM CRITICAR, SE SÃO TÃO INTELIGENTES E ESPERTOS, PQ ENTRARAM NO SITE? PQ TINHAM DÚVIDAS? Ô PESSOAL, VAMOS RESPEITAR MAIS AS PESSOAS E SUAS OPINIÕES ANTES DE CRITICAR, OU PELO MENOS PARABENIZEM PELAS COISAS QUE CONCORDAM! ABRAÇÃO

  57. Brunno disse:

    Gostaria de agradecer pela dica de utilizar a bicicleta em curtas distâncias! Realmente diminuiu muito o consumo de gasolina do meu carro. Estou pensando até em vende-lo já que acabei comprando a bicicleta. Muito obrigado.

    1. @Brunno: Santa ironia, batman

    2. Guaxini disse:

      kkkkkkkk Gostei da ironia – me divirto lendo os comentários

  58. Renan disse:

    Vi no programa: “caçadores de mitos” que viajar com o carro limpo diminui o atrito com o vento e assim ajuda a diminuir o consumo.

  59. Álvaro disse:

    Caros, completando o que foi dito sobre economizar aproveitando o carro na “banguela” , ele só vai economizar se for do tipo que ainda tem carburador, os de injeção eletronica, fazem isso automaticamente quando se para de acelerar, colocar ele em ponto morto só vai aumentar o consumo.
    O interessante neste caso seria colocar um marcha alta 5º por exemplo, e descer, sem acelerar.

  60. Andrade disse:

    legal essas dicas, não sabia que com a janela aberta gastava mais gasolina a do ar condicionado eu ja sabia, e essa outra questão de que só em carro que tem carburação que funciona o velho truque de colocar na banguela.
    vou colocar essa dicas em pratica.
    valew..

    1. CANTOR MS disse:

      VAMOS FAZER A RELAÇAO CUSTO-BENEFÍCIO:

      OBJETIVO: REALIZAÇAO DO COMPROMISSO

      OPÇÃO 1: EVITAR RUAS COM LOMBADAS E FAROIS. TEMPO xxx CONSUMO yyyy
      OPÇAO 2: TRANSITAR POR AVENIDAS EVITANTO FAROIS: TEMPOO xxx CONSUMO:yyyy

      DEVE-SE OBSERVAR QUAL A MELHOR, HAJA VISTA QUE, DEPENDENDO, COMPENSA CONSUMIR UM POUCO DE COMBUSTÍVEL DO QUE PERDER AQUELE ESPERADO MOMENTO

      RSRSR

  61. Pablo disse:

    Então só pra ver se entendi, com relação a marcha alta, dentro da cidade eu quase não ando na 4a, pensando que o carro andando mais “livre” ele gastaria mais, ou seja, estou fazendo errado? Ah e outra coisa, tenho um corsa 1.6 e sempre procuro trocar a marcha quando o conta-giro chega no 3 (até ai já sente o motor começando a pedir marcha) devo trocar antes?

    1. Rafael disse:

      @Pablo, eu também tenho um corsa 1.6 e como o preço da gasolina está extremamente alto, eu uso dos seguintes hábitos para economizar: na reta ou descida, acelerar no máximo até 2200rpm. na subida até 2500. sempre com 1/4 no máximo de pressao no acelerador, com aceleração progressiva nunca afundar o pé. sempre calibrar os pneu no minimo duas vezes por mes. deixar os vidros com pequenas frestas, nunca totalmente aberto pois a força de arrasto que o vento cria no vidro traseiro aumenta o consumo. simples dicas como estas fazem com que o consumo do meu carro chegue a 13 km/l mesclando metade cidade, metade bairro em um percurso de 30km. abraço!

  62. arthur disse:

    andar de bicicleta é bom pra saúde, é boa á idéia, o problema é que em algumas cidades interioranas é
    grande o número de assalto a ciclista, como é o caso da minha cidade.

  63. Lucas Soares disse:

    Dicas de como Economizar Combustível | Autozine: http://bit.ly/eP9vuw via @addthis

  64. maria caleiro disse:

    tenho um smart fortwo a gasolina.Comprei em segunda mão.disseram-me que gastava 3/4l aos 100,agora que fiz a média esta a gastar mais de 8l(o dobro).que se estará a passar?

    1. maria caleiro » Maneira de dirigir, ou problema no carro. Leve-o a um mecanico de confiança para conferir.

  65. Eduardo disse:

    Antes de tudo, parabéns pelas dicas! Me desculpe aos que não gostaram da dica da bicicleta, mas vou botar lenha na fogueira, pois considero a dica muito boa! Se o pessoal que pega o carro para ir a padaria/supermercado (seja lá o que for) perto de sua residência, deixassem o carro na garagem, teriamos um pouco menos de poluição sendo lançada no ar, sem contar que estariam fazendo um bom exercício fisíco.

    abraços,
    Eduardo

  66. SILVESTRE disse:

    ME IMPRESSIONO QUANDO LEIO COMENTÁRIO SÔBRE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. JÁ POS-
    SUÍ ALGUNS MODELOS DE CARROS, ALGUNS BASTANTES USADOS, E OUTROS NOVOS E TENHO NOTADO QUE O CONSUMO NÃO DIVERGE MUITO, AGORA ESTOU COM UMA IDEIA MT1400 E ELA FAZ SÓ 9.80KM/1L. AGORA COM ESSAS DICAS VOU TENTAR REVERTER ESSE
    CONSUMO. SE TIVEREM OUTRAS DICAS ME MANDE PELO MEU EMAIL.

  67. José disse:

    Deixando as discussões fúteis de lado, as dicas são ótimas! Pois quando se fala em usar um meio de locomoção alternativo (como uma bicicleta) isso é para quem quer, se não quer não vá de bicicleta. Eu uso minha bicicleta para percursos curtos e quando tempo tempo; uso minha moto para percursos maiores e quando não tenho tempo; o carro para ocasiões realmente necessárias como ir ao trabalho. Assim consigo economizar alguns trocados, ajudar o meio ambiente e ainda de quebra fazer um exercício físico. Está ai a minha contribuição.
    Valeu Danilo!

  68. Zerok disse:

    Realmente as dicas são 10. Conduzo meu voyage 1.0 desta forma e estou plenamente satisfeito. Parabens. Desculpem pela sinceridade, mas aposto que as pessoas que postaram contra a dica da bicicleta tem problemas com a balança.

    1. Vitor Uehara disse:

      haha apoiado cara, obesidade e sedentarismo um peso a mais no mundo haha

  69. GILBERTO disse:

    MEU CARRO CONSOME MUITOX COPMBUSTIVEL PORQUE MINHA ESPOSA NAO VAI A PADFARIA APE

  70. Priscila disse:

    Olá,

    tenho um Fiesta trail 1.0. Ele faz 10Km/l. Vou aplicar as dicas pra vê se melhora esse consumo. O problema é que tenho um irmão mala que quer ir pra academia (que fica a 5 minutos de casa) usando o carro, dá arrancadas e acelera em espaços curtos!

    Adorei o post, parabens!!!

  71. Júlio disse:

    Olá, tenho um gol 98 com motor 1.8 mas é muito GASTÃOOOO, comprei ele faz pouco tempo, mas Meu Deus, gasta muita muita muita gasolina, não deu tempo pra fazer uma média ainda mas acho que faz uns 2 ou 3 km por litro, e quando ligo o ar condicionado então, se ouve até o redemoínho no tanque….
    Não sei mais o que eu faço, isso que tento seguir todas essas regras aí, mas acho que o Problema é no carro mesmo….

  72. THIAGO BRUNO QUEIROZ disse:

    ola queria saber qual o consumo do fiat palio modelo edx ano 1998 na cidade e na estrada quantsd quilometros ele faz com o litro obrigado

    1. cristian disse:

      faz 10 km por litro, mas depende da conduçao.

  73. Edson disse:

    Dicas excelentes como essa do vidro aberto (de hoje em diante vou deixar só uma pequena fresta do lado esquerdo e o direito totalmente fechado), quanto a bicicleta eu ja faço isso, e muitas vezes até a uso para ir ao trabalho (não considero meu trajeto perigoso, isso varia de cidade pra cidade, portanto só use em trajetos longos se realmente for seguro, mas pra ir a padaria, etc como mencionado obviamente uma bicicleta vai bem, e não esqueça de ter uma bomba de pneus sempre a mão, pois quando se usa muito o carro e pouco a bicicleta, quando precisamos dela geralmente está de pneu vazio)

  74. eduardo disse:

    coloque acetona em um tanque cheio ,isso melhora a queima . precisando de menos combustivel.

  75. Viviane disse:

    Gostei das dicas, tenho uma pergunta.
    Eu uso o carro da empresa ( Fiat Strada 1.8) faço um percurso de 11 km ate chegar no meu trabalho, sendo q passo pela cidade movimentada e com muitos quebra-molas e depois uns 3 km ja pego 100 kms/hrs pq tem pouco movimento. Minha pergunta : Quais as melhores marchas para andar nesses percursos? Faz pouco q sou motorista e aguardo a resposta.

  76. ANDERSON disse:

    O MEU É UM FORD FIESTA 1.0 MOTOR ENDURA ANO 1996 ESTÁ FAZENDO EM MÉDIA 7 KM POR LITRO NA CIDADE E 11KM POR LITRO NA ESTRADA. VOU ADOTAR AS DICAS DE USAR UMA MARCHA MAIS ALTA SEMPRE. O MANUAL DO CARRO SUGERE TROCAS DE MARCHAS EM DUAS SITUAÇÕES MOTOR FRIO E QUENTE.
    COM O MOTOR FRIO
    ATÉ 20KM/h 1ª marcha, DE 20KM/h A 35KM/h 2º MARCHA DE 35KM/h A 45KM/h 3ª MARCHA DE 45KM/h A 60KM/h 4ª MARCHA, USAR A 5ª MARCHA APÓS OS 70KM/h COM O MOTOR FRIO.
    MOTOR QUENTE
    ATÉ 20KM/h 1ª marcha, DE 20KM/h A 30KM/h 2º MARCHA DE 30KM/h A 40KM/h 3ª MARCHA DE 40KM/h A 50KM/h 4ª MARCHA, USAR A 5ª MARCHA APÓS OS 55KM/h.

    1. cristian disse:

      Gasta porque é um carro muito pessado para motor 1.0, escolha motores 1.4 ou 1.6 mas nao 16v.

  77. Paulo disse:

    Tenho um Opel Corsa A 1.2 ST e 10€ dão pra 2 dias :(

    Por mês gato mais de 100 só em gasolina

  78. SIMEI disse:

    Dicas de como Economizar Combustível -http://autozine.com.br/informacao/dicas-de-como-economizar-combustivel

  79. Gilson Schmidt disse:

    Boa tarde!!!! acabei de ler as dicas e realmente nao fiquei muito satisfeito quanto ao comprar uma bicicleta, pois eu nao tenho como trabalhar de bike: meu carro é um utilitário, e tem mais pq nós temos q nos preocupar com o meio ambiente enquanto os nossos governantes usam os carro q poluem muito mais q os nosso carro 1.0 e andam dela pra ca e de ca pra la gastando o nosso suado dinheiro de impostos q pagamos ate pra usar o banheiro, alguem aí ja parou pra pensar nisso quando eu nao puder mais abastecer meu carro aí sim eu vou andar de bicicleta, e pra aquele q falou q quem falou mal da bike tem problema de barriga, saiba q eu nao tenho ou magro e nao deixo de andar de carro nem pra ir a duas quadras pra comprar meu cigarro e refri… e tenho tito.

  80. danilo disse:

    tenho um fiat uno ano 85 alcool e cara ele ta gastando de mais
    é carburador mas de qualquer jeito ta muito gastão
    podem me ajudar é meu primeiro carrinho e não tenho muita experiencia e levar nesses mecanicos
    sem saber das coisas e ser louco ps :me ajudem por favor de ideias =)
    obrigado

  81. ritoinha disse:

    e para estudo que eu quro saber

  82. Láion disse:

    Nosso amigo José disse que ele tem carro para alguns percursos e moto para outros e está achando que faz economia, deve ser porque ele nao fez conta do quanto gasta com IPVA, manutençao e outras coisas, porque ter moto e carro na garagem pensando que vai economizar é uma grande ilusao, deixa eu com meu Celtinha mesmo, um dos carros mais econömicos, as vezes também pego busao…

    Abs a todos

  83. douglas disse:

    maneiro

  84. gustavo disse:

    O mais certo e nao comentado seria uma revisao tributaria urgente. nao existe como economizar combustivel em uma páis que cobra 68% de impostos sobre o combustivel……..
    A unica forma de uma pais potencial produtor de combustiveis e derivados baixar o custo, seria a redução tributaria urgente, e coerente………..

  85. Jonas disse:

    Dica p/ economizar gasolina no novo uno: Não comprem, porque ele consume demais, tenho uma novo uno 1.4, tem vários defeitos. NÃO COMPREM.

  86. ALESSANDRA disse:

    Adorei as dicas vou colocar em pratica, principalmente a de andar cm os vidros fechados, a de andar com marcha auta eu ja sabia + essa dos vidros foi otima.

    Obrigado, Parabens!

  87. Economize ainda mais combustível com essas dicas aqui =) http://t.co/xQTOv5jm

  88. MARCELO disse:

    OLÁ,
    comprei um UNO vivace 1.0, ele é ECONOMICO somente com gasolina. A alcool é um beberrão.
    Fiquei surpreso, rodei 550 km com um tanque de alcool. Fiz o inverso e enchi o tanque de gasolina rodei 100km e ele só gastou 5 L de gasolina. Eu sigo sempre as dicas acima. Tudo isso é ensinado nas autos escolas(pelo menos era pra ser),pelo menos na q tirei a cnh ensinou. Mas tem pessoas q pensam q ja sabem de tudo e ignoram as opniões alheias e além do mais tem gente q tem o pé pesado( acelera muito) e quer q o carro seja economico ou arranca e freia bruscamente. Só uso o carro pra fazer compras ou ir a outra cidade. Entre andar um km a pé, equivalente a 20min de caminhada e usar o carro, prefiro ir apé. usar a bicicleta em pequenos trajetos também é uma boa opção.
    Abraços.

  89. ED disse:

    QUEM SABE LER UM A E LETRA. QUEM ACHOU QUE MUITAS PESSOAS NAO ENTENDERAM O MOTIVO DA BICICLETA NO ASSUNTO E QUADRADO LEVANTE A MAO. KKK

  90. Henrique disse:

    Todas as dicas são ótimas, inclusive da bicicleta… retrucando os comentários idiotas, ninguém falou para fazer uma viagem de bicicleta, foi apenas uma sugestão de se houver nessecidade de sair e poder optar pela bicicleta seria ótimo!!! achei muito interessante a dica do Vidro aberto e do pneu calibrado… farei o possivel para caloca-las todas em prática… :-P

  91. ricardo disse:

    o que colocar na gasolina para economizar valeu

  92. Rodrigo Diego disse:

    Gostei muito…
    Esclareceu bastante minhas dúvidas… porém restou uma…
    … A vela e o cabo de vela também podem influenciar no consumo excessivo de combustível?

    Meu carro é um gol 1.0 à Álcool ano 2004, e está consumindo a cada 5,2 km um litro de combustível… é normal isso???? O preço do Etanol em Goiânia está R$ 1,95.

  93. GIVAGO disse:

    OLA … TENHO UMA DUVIDA MEU ASTRA E A ALCOOL C EU COLOCAR GASOLINA VAI FICAR MAIS ECONOMICO ? DESDE JA OBIGADO..

  94. Galera o consumo do Crossfox pra mim ainda é um enigma,pois na ZRUM diz que faz 11,4 cidade e 16km/l estrada e comprarativo 4 rodas fala em 9km. Favor tire essa duvida quem já usa ou já rodou em um desse.

  95. leonildo brito disse:

    Boa noite,

    Tenho um Golf sportline 2.0 automatico, a 120 km p/h o contagiro marca 3.500 giros, seu motor 116 cv gasolina e 120 alcool, e o torque é 17,7 gasolina e 18,4 alcool, pergunto se eu aumentar o torque, automaticamente seu giro diminuirá, e ele será mais economico, ou é ao contrário tenho que aumentar os cavalos para ter economia de combustivel?
    grato

    1. leonildo brito » geralmente, mais torque = menos gasto de combustível. Mas tem que mexer no câmbio também, pra manter uma rotação mais baixa.

  96. Evandro disse:

    Uma dica legal tbm e, sempre que possível andar com os vidros fechados, pois assim diminui-se o arrasto.
    Tenho um Ka 2009, muito bom, porem um pouca “gastão” pelo tamanho. Mais muito confortável. So rodo com gasolina pois o álcool aqui esta apenas 0,80 centavos mais barato, nem compensa.

    Mais as dicas aqui sao bem uteis.
    Abraço

  97. adeilton disse:

    vc ta de parabens suas dicas são muito boa

  98. dhon disse:

    tenho uma ranger 6cc 96 faz 5.5 km/l na cidade e 10 na estrada o trem bebe cordenada kkkkk tambem motorzimm 167 cavavo é muito cavalo pa alimenta intã guenta…