Dia Mundial sem Carro

3
175

Hoje, 22 de Setembro, é o Dia Mundial sem Carro!

A data é como um manifesto contra o uso indiscriminado (e muitas vezes desnecessário) de carros para se locomover, e tem por objetivo incentivar alternativas ao uso do carro, como transporte coletivo, bicicletas, skate ou mesmo andar a pé.

A mobilidade urbana tem se prejudicado muito nos ultimos meses, pelo menos nos grandes centros, pelo aquecimento da venda de carros – nunca se vendeu tantos carros quanto agora – e isso torna o simples ato de ir e vir um sofrimento, devido ao tempo que se perde parado, ao dinheiro que se queima em combustível e à saúde que se perde respirando fumaça.

Como é onde começou
A idéia surgiu inicialmente na Europa, durante a crise do petróleo nos anos 70. Conhecida lá fora como World Carfree Day, a data foi oficialmente instituída em 2000, mas só chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades brasileiras aderiram à data.

Em São Paulo, a iniciativa começou, ainda sem muita força, em 2005, quando a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente divulgou a causa – mas, rodando pela cidade, não se vê quase diferença – as pessoas parece que nem sabem desse dia, ou não dão atenção! Nem a Prefeitura deu atenção – não programou nada para o dia!

A Data é seguida por 1776 cidades ao redor do mundo – a adesão de cidades brasileiras caiu pela metade esse ano, na contramão do problema de trânisito.

Existem várias alternativas para se locomover em São Paulo:

– Ônibus

– Metrô

– Bicicleta

– Skate

– Patins (é, patins!)

– Mesmo pegar uma carona com alguém, tirando 1 carro da rua!

Outras medidas também ajudariam no trânsito de São Paulo, como ampliação do rodízio de veículos e melhoras no sistema de transporte público – principalmente metrô

Parece hipocrisia ter um blog de carros apoiar o Dia Mundial sem Carro… Sim, gostamos de automóveis – mas sabemos que isso faz parte do problema, e que pequenas medidas podem ajudar a melhorar o trânsito e a vida na cidade. Pode parecer pouco, mas hoje, em casa, usamos só um dos carros ao invés de dois, ou seja, metade dos carros de casa ficaram na garagem!

E você, fez sua parte? Conhece outra alternativa? Comente!

Clique aqui para dicas de como economizar combustível, se você não consegue ficar sem carro.

Clique aqui para ler a história de um carro que se cansou e fugiu.

Foto: Blog Cenas da CIdade (clique aqui)

Fonte das informações – Yahoo!Notícias e Jornal Metro

3 COMENTÁRIOS

  1. Nao esqueço deste dia nunca mais.
    Dia 22 de setembro, Dia mundial sem carro. E foi neste dia que fui atropelado por um carro. Estava de bicicleta, semáforo verde pra mim.
    Mas para o condutor embriagado nao fazia diferença. E por “sorte” nao sofri nenhum arranhao. E o corno queria que eu pagasse o arranhao no capo dele.

    Resultado, voltei pra casa carregando a bicicleta. Roda e pedaleira amassada.

    Hoje eu nao sei o que aconteceu com esse infeliz. Sabia que estava bebado quando veio discutir comigo. Nao pude fazer nada pois tinham + 2 pessoas no carro me cercando e me fazendo acreditar que eu estava errado por cruzar no verde pra mim.

    Enfim, dirijo somente a 6 anos e ando de bicicleta a 10. Este fato nunca me impediu de desfrutar dos benefícios de andar de bicicleta. Acidentes acontecem, independente de quem estava certo ou errado.

    Adoro dirigir também.

    Taí meu depoimento, sorte pra todos e prudencia no transito. =)

    Un salud desde españa, gracias.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui