Usando carros como tela para pintura: BMW Art Car Series

6
487

Uma das coisas que mais me atraem no segmento automotivo é o uso dos carros como forma de arte. Seja através de um design ousado, puramente conceitual ou que venha a materializar-se como o caso dos Dodges Viper, Prowler e PT Cruiser, ou seja através do seu uso como base ou objeto de arte através de modificações, pinturas, ou qualquer devaneio que o artista possa ter.

Esta semana vou apresentar uma pequena série de três postagens, cobrindo três formas de se usar carros como forma de arte. Sendo elas:

  • Carros como tela para pintura, através das obras da BMW Art
  • Carros modificados como forma de arte por pessoas comuns, como eu e você
  • Carros feito esculturas de metal, em que profissionais altamente qualificados executam verdaeiras obras de arte sobre rodas

Para esta primeira parte, como ficou claro acima, escolhi a BMW Art como representante dos carros que servem de telas para devaneios artísticos. Desde a década de 1970 que a BMW comissiona a artistas renomados quadros feitos em suas máquinas, o carro é a tela, e o artista é livre para desenvolver seu trabalho dentro de seu estilo. Entre os comissionados, sem dúvida algum o mais famoso é o expoente da pop-art, Andy Warhol, que pintou uma BMW M1, que é o primeiro a carro que você poderá ver nesta singela exposição virtual 😉

Tirando Warhol, que foi deslocado para fora da linha do tempo por sua importância, o resto segue a ordem de criação. Na extensão da postagem quase meia centena de fotos para sua apreciação, clicando nelas, você poderá vê-las em tamanho maior.

BMW M1 1979 por Andy Warhol

BMW 3.0 CSL 1975 por Calder Alexander

BMW 3.0 CSL 1976 por Frank Stella

BMW 635 CSi 1982 por Ernest Funchs

BMW 635 CSi 1986 por Robert Rauschenberg

BMW M3 1989 por Michael Jagamara

BMW 730i 1990 por Cesar Marinque

BMW 525i 1991 por Ester Mahlangu

BMW Z1 1991 por A.R. Penck

BMW Serie 3 Touring 1992 por Sandro Chia

BMW 850 CSi 1995 por David Hockney

Fotos: divulgação BMW

6 COMENTÁRIOS

  1. tambem já fiz algumas pinturas e aparafusei algumas esculturas no meu carro. achei incrivel essas pinturas em carros, é um suporte diferente para pinturas.legal.

  2. cccccccccccccaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    algém ja viu um carro muito massa
    COMO ESSES?

  3. Muito bacana seu post, liga a paixão por carros com a paixão por arte e são duas paixões que sensibilizam muita gente. Twittarei esse seu post no perfil da empresa.

    Abs,

    Equipe Gilson Pneus.

RESPONDER

Comente aqui
Por favor, digite seu nome aqui