Interessante como tem coisas na vida que vem e vão. Roupas, cores, formas… E conceitos sobre carros. Nos anos 80 a tendência eram os carros mundiais: Modelos únicos para todo o mundo com pequenas alterações para se adaptar ao gosto do mercado local. A grande vantagem era que o compartilhamento de tecnologias e componentes tornaria o desenvolvimento mais rápido e barato. Dois exemplos que tivemos por aqui foram o Monza e o Escort, mas o conceito perdeu força no fim da década de 80 e desde então até tivemos alguns poucos carros “mundiais”, como o Mondeo, Golf e o Polo. Agora o conceito de carro mundial volta a ter força com carros como o Renault Logan, Fiat 500, New Fiesta e com o Chevrolet Cruze que acaba de ser lançado em nosso país.
Confira o comercial:
O modelo já é vendido em mais de 70 países (ê Brasil, sempre por último…) e é o carro de passeio mais vendido da marca. Sua origem, no entanto não é americana e muito menos européia: O Cruze é a evolução do Lacetti, modelo desenvolvido pela Daewoo, braço coreano da GM. Aqui ele chega para ocupar o lugar do Vectra e é uma das peças chaves na estratégia da Chevrolet, de recuperar o prestígio e a reputação de antigamente.
Para o Brasil, o Cruze vem com um motor 1.8 16V de 144cv que já citamos anteriormente e transmissão manual e automática de 6 marchas. Haverão duas versões, LT e LTZ com os seguintes preços:
-LT Manual: R$ 67.900,00
-LT Automático: R$ 69.900,00
-LTZ Automático: R$ 78.900,00
Todas as versões possuem de série:
-Direção Eletrohidráulica
-Ar-condicionado com AQS (Air Quality System – mede a qualidade do ar e ativa a recirculação de ar, se necessário)
-Rodas de liga leve aro 17 calçadas em pneus 225/50
-Central de entretenimento Rádio com leitor de CD e MP3
-Sistema de som com 6 alto-falantes e amplificador de 4 canais
-Ajuste de altura dos faróis
-Airbag duplo e lateral
-Freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e PBA (Panic Brake Assist – Aplica toda a potência de frenagem nas rodas numa frenagem de emergência)
-Controle de estabilidade (ESP)
-Controle de tração
-Sistema isofix para fixação de cadeirinha infantil
-Encosto do banco traseiro bipartido (60/40)
-3 anos de garantia sem limite de quilometragem
A versão LTZ possui a mais:
-A central de entretenimento passa a possuir tela de 7” LCD e sistema de navegação com mapas do Brasil e argentina, além de entrada USB e controle de ar condicionado integrado.
-Sistema de som premium
-Retrovisores com desembaçador e rebatimento elétrico
-Airbags de cortina
-Bancos de couro
-Faróis com acendimento automático
-Siga me (deixa os faróis acesos por um tempo após trancar o carro, para iluminar seu caminho)
– Sensor de estacionamento traseiro
-Partida do motor sem chave, através de botão start/stop
-Sensor de aproximação que comanda portas e alarme
O motor
O motor Ecotec 1.8 16V é um capítulo a parte, com duplo comando de válvulas continuamente varíavel e coletor de admissão variável, que melhora as respostas em baixas rotações, problema comum a motores multiválvulas. Em altas velocidades o coletor se fecha parcialmente tornando-se “curto” para privilegiar potência, e se abre tornando-se “longo” em menores rotações, para priorizar o torque. Além da potência, esse sistema contribui para um menor consumo e emissão de poluentes. O cabeçote e carter de alumínio, assim como o bloco possuem galerias internas desenhadas para uma melhor refrigeração, o que permite um maior avanço de ignição e um menor consumo também. As bielas são forjadas para maior durabilidade (comum a carros de competição e alto desempenho) e a bomba d’água é montada no bloco e acionada pela correia de acessórios, o que facilita a manutenção e diminui os custos, consequentemente.
Com tudo isso, o motor rende 140cv na gasolina e 144 no etanol a 6300rpm. Pode não parecer muito, mas a grande diferença é no torque, que é 1kgfm maior quando abastecido com o derivado da cana (18,9kgfm) a 3800rpm. 90% do torque está disponível a 2200rpm.
Com o câmbio manual de 6 marchas, ele acelera de 0 a 100Km/h em 10,8s e alcança 204Km/h de máxima, com etanol. Na gasolina são 11s e 203Km/h, respectivamente.
O câmbio automático também possui 6 marchas com opção de troca sequencial e é adaptativo, se adequando ao “jeito” de condução do motorista. O sensor de inclinação evita trocas desnecessárias em subidas e no meio de uma curva, o que poderia desestabilizar o veículo, dependendo da situação. Com ele, o cruze leva 11,4s de 0 a 100 no etanol e 11,7 na gasolina. A máxima é de 197Km/h em ambos os combustíveis.
A suspensão dianteira é a boa e velha McPherson mas com buchas hidráulicas ligadas ao subchassi e a traseira é do tipo Zlink, com barra de torção especial e perfil em “U” com duas camadas. É mais compacta e tem um controle melhor quanto a variação do câmber.
Como podemos ver, o Cruze é um sedã totalmente novo, algo que os fãs da marca clamam há anos. Uma plataforma nova, um motor moderno e um design que pode não arrebatar corações, mas que não desagrada. Os preços iniciais são bem salgados, é verdade, mas considerando seus equipamentos de série e os preços da concorrência, ele se torna bem interessante.
Ele é um carro inovador para a marca aqui no Brasil, mas não para o mercado. Será que ele tem chances de repetir o sucesso do Vectra de segunda geração, vendido entre 1996 e 2005?
Saiba tudo sobre o Chevrolet Cruze http://t.co/f7wVmDT
Saiba tudo sobre o Chevrolet Cruze:
Interessante como tem coisas na vida que vem e vão. Roupas, cores, formas… … http://t.co/forhqxz
Saiba tudo sobre o Chevrolet Cruze:
Interessante como tem coisas na vida que vem e vão. Roupas, cores, formas… … http://t.co/forhqxz
Já sabe tudo sobre o Chevrolet Cruze? http://t.co/hLQP8eTH
Boa Tarde , sou taxista trabalho na cidade de Mossoró RN prestando serviços aos hoteis ***** gostaria de saber se o cruze será liberado p/ nós taxistas. Estive na conssecionária e gostei muito do conforto e do desayne deste CARRO, acho q/ ele tem todos os requisitos p/ clientes vips. AGUARDO RESPOSTA
nao sera disponivel para taxista no momento. apenas para deficientes.
adorei o novo cruze superou todos os modelos das marcas concorrentes parabéns
Fiz um teste drive no CRUZE LTZ, realmente veio para derrubar os concorrentes, tenho interesse em adiquirí-lo, vamos orçar para ver se consigo negociar bem.
Pelo que sei, no Brasil ainda não tem Sound Premium.
Veja o link: http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Corporate+Connections/Chevy/Chevy+Cruze
Pelo que vi no site da GM http://www.chevrolet.com/tools/byo/byoCustomizeVehicle.do?zipCode=00501&year=2011&brand=cruze&title=&evar10=byo_path_buildbytrim&pvc=12238
Pioneer premium 9-speaker system
Close[X]
This Pioneer® premium audio system combines 250 watts of power with crystal-clear high-frequency tweeters, a live staging, center-channel speaker and 6″ x 9″ subwoofers for a 9-speaker sonic experience.
Isso custa U$ 455,00
Pelas minhas estimativas aqui no Brasil não sairia por menos de R$ 2.500,00 depois do nosso (L…) estado dar sua facada.
Li em algum lugar que essa opção vira na versão CD. A que custo? …
Sds
tenho um corola 2010 modelo 11 gli 1.8 flex co 38000 km valor real 59.000,00 reais gostaria de comprar um cruze será que o meu corola entra por este valor no negocio o corolla é cinza metalico , estou no aguardo sou de sorriso mt
colega…………………………..
, a não ser que. voce tenha posto de combustivel.
Fiquei apaixonado pelo carro, Gostaria de saber se posso dar o meu prisma na compra desse carro?
E quanto vocês pagariam por Ele? Ano 2008 com 126.000KM.
Outra pergunta, na versão automático, ele já vem com banco em Couro?
A loja do trevo em Campinas, tem esse carro a disposição para Eu ver? Pois é próximo da minha casa.
tenho um vectra elegance pdw 2.009/10 preto com 30.000km. e gosto muito dele.
mas o cruze é muito mais lindo, só que deixou a desejar no pisca dianteiro que no meu é no retrovisor no cruze é embaixo com uma lente ridicula ;……..no porta malas tbem não gostei das dobradiças da tampa., o meu é com amortecedor e não tem as dobradiças., é muito melhor..o espaço para carga aumenta…mas mesmo assim desejo um cruze para o proximo ano
A Chevrolet pega quase todos os modelos de carros usados na troca por novos. A avaliação não é lá essas coisas!
Já fiz um teste Drive com o CRUZE e gostei muito. Gostaria de Saber qual o seu gasto em Gasolina e Etanol, na cidade e nas rodovias? Também gostaria de saber o preço médio do seguro para o modelo de cambio manual.
gostaria de saber o valor do carro pois estou interessada em comprar urgente
Quero um.
Achei o CRUZE um maximo eu,queria ter um desses.
ola, comprei um preto automatico LT dia 15/02/2012 , Garanto uma coisa. o carro chama muita atenção por onde passa. me supreedeu.
analizai o corolla antes de comprar o Cruzer, mais o fato de ter tanto Corollas na Ruas me desanimou tambem, sei que o carro e muito bom em tudo, mais parece que o corolla custa 30 MIL REIAS de tantos que se veem.
Gostei mesmo, eu reparei que guando as pessoas entravão no Cruzer ( nas Agencias) elas ficavão deslumbrada com o veiculo, quando eu fui na toyota reparei que nao tinha tanto impacto os clientes do que entrvão no Corolla. ( Reparem Isto na hora de vcs desidirem em qual ficar ).
Ainda vou ter um.
Carro muito bom tem muita boa dirigibilidade, carro bom pra viagens, único ponto que deveria ser visto o consumo, poderia gastar junto ou parecido com o irmão New Civic, 8.8 na Estrada quanto o Civic fas 13.5